A ARTE DE MONTAR A ROTINA PEDAGÓGICA

ROTINA PEDAGOGICA.fw

Montar rotina pedagógica é algo trabalhoso! Quem monta os famosos semanários, que são os planejamentos semanais, sabe o quanto é difícil… na verdade, não difícil, difícil, mas difícil porque em meio a tudo o que o professor tem que fazer no cotidiano escolar.

Imagine só a cena: uma sala com 30 alunos, o professor com as tarefas de casa para corrigir, as atividades da semana para separar, 3 dos alunos para dar um “reforcinho” no conteúdo, outros 5 para olhar a revisão de uma das lições, 4 que estão com dúvida no último conteúdo, dois horários marcados com reunião individual de pais, um para uma ocorrência desagradável em aula e outro por causa do acompanhamento especial do aluno, um relatório de hipóteses para montar para a coordenação, sete agendas com bilhetes que precisam ser respondidos, autorizações do passeio escolar para conferir…. e ainda a entrega da rotina escolar para a coordenação.

Certamente notou o caos que é pensar na próxima semana quando esta ocorre agora e há tantas coisas com o que se preocupar, que são, no momento, mais urgentes. Esta é uma rotina comum para muitos professores e passei por ela várias vezes. Passamos por esse “aperto” porque infelizmente não se percebeu ainda que o objetivo final do professor é o trabalho com o aluno e esta deve ser sua prioridade de preocupação.

Para conseguir fazer uma rotina tranquila, até de três ou quatro semanas de antecedência é preciso de algo simples e complicado: as atividades a serem usadas.

Note que fazemos pedagogia e licenciatura. Não faz parte das atribuições o trabalho de escritor, autor, direitos autorais, tratamento de imagem, computação avançada entre tantos outros que sugerem elaborar atividades. Note que a elaboração de atividades pertence a uma profissão separada. Não deve ser preocupação do professor. Ele deve se preocupar sim com escolher atividades que estejam de acordo com a turma ( nada de método generalizado… sabemos que não dá certo! ) e distribuir essas atividades em sua rotina. Note que neste caso, basta anotar o título da atividade na rotina. Fácil, certo? Note ainda, que as atividades escolhidas devem ter uma sequência lógica de aplicação.

Além dos quadros de atividades, há outros fixos na rotina escolar, que são espaços para diversificadas, leitura entre outros.

Como minha profissão é a elaboração dos materiais e já estive bastante em sala de aula, faço os materiais para que fiquem fáceis de distribuir na rotina, diminuindo em muito o trabalho do professor.

Mesmo que não utilize os materiais…ainda… vale a pena dar uma olhadinha nas duas apresentações a seguir. A parte 1 trata da ORGANIZAÇÃO DA ROTINA ESCOLAR e a parte 2, que é a segunda apresentação, trata da ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NA ROTINA ESCOLAR. Espero que goste!

[slideshare id=45606119&doc=comomontarrotinaspedaggicas-150309080319-conversion-gate01]
[slideshare id=45620836&doc=comomontarrotinaspedaggicas-parte2-150309131626-conversion-gate01]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *