Fevereiro LARANJA da LEITURA e ESCRITA

Tinha falado na postagem anterior sobre o JANEIRO BRANCO, do Calendário COLORIDO Janaina Spolidorio da Educação. Como já era quase fevereiro, nada mais lógico do que fazer esta postagem sobre o FEVEREIRO LARANJA, que se trata de LEITURA  e ESCRITA.

A leitura e escrita são importantíssimas na escola – e na vida, claro. Por esse motivo, logo após o mês de planejamento, decidi nomear o mês de FEVEREIRO com essas habilidades. Embora sejam importantes, são competências e habilidades muitíssimo abstratas que as constroem e, pode parecer fácil, mas nem sempre o é, poder ensinar a leitura e a escrita a alguém.

Muitos professores temem os anos de alfabetização porque é quando dizemos que há a aquisição da leitura e da escrita. Nesse período, supostamente, se ensina aos alunos habilidades que eles devem ter para serem bons leitores/escritores… mas nem sempre dá certo…

Na verdade, nem sempre dá certo por causa de nosso sistema. Sim! Ainda vou fazer um vídeo sobre o assunto, pois acho algo importante para expor, mas note que infelizmente vivemos um caos, um tiroteio de informações desenfreadas sobre o que fazer para ensinar aos alunos essas habilidades.

Se você compra uma revista na banca sobre alfabetização, por exemplo, vai encontrar um sem fim de métodos e isso, infelizmente, vira um caos em sala de aula, pois mesmo que o professor diga seguir uma metodologia específica, porque a escola assim o pede, ao ter tantas informações de livros, revistas, colegas, faz de tudo para conseguir alcançar o objetivo final, o que nem sempre dá certo. Prova disso são os inúmeros relatos de crianças que já passaram a fase de alfabetização e têm pouca ou nenhuma habilidade de interpretar textos.

Usamos ainda métodos arcaicos, criados para a Revolução Industrial, século XIX. Usar método de dois séculos atrás, como a cartilha, que foi trazida para o Brasil em 1880 e feita para um público totalmente diferente, que nem eletricidade conhecia. Certamente o modo de pensar é também bem diferente, então o aluno pode até chegar a ler e escrever com silabação, com cartilha, mas não significa que ele virá a interpretar como se deve, porque é uma metodologia limitada.

Claro que há outros poréns nas armadilhas e “tiroteios” de informações sobre “como ensinar um aluno a ler e escrever”, mas não vem ao caso – ainda – falar sobre eles aqui.

Fato é que durante o FEVEREIRO LARANJA, que espero que você participe, faremos uma campanha para estimular boas práticas de LEITURA  e ESCRITA na escola, com dicas de materiais, com textos informativos, com instruções e uma grande novidade que, por enquanto, é segredo, mas logo estará em uma LIVE no FACEBOOK.

Para começar, algumas sugestões de materiais que estimulam essas habilidades a seguir:

Coleção Turbo Alfabetização e Matemática: sim, tem também matemática nesse material, mas a parte de alfabetização é muito interessante, porque trabalha com memória de leitura. Há um campo semântico e todas as atividades são trabalhadas dentro desse campo. Há mais de um tema. Para saber mais detalhes, clique no link: https://janainaspolidorio.com.br/catalogsearch/result/?q=turbo 

 

Fichas de leitura: uma grande falha da alfabetização é a leitura. Fazemos sondagem de ESCRITA e não de leitura. E não vale dizer que fazemos a leitura da sondagem, porque ela é feita em seguida da sondagem e com a própria escrita da criança. Sugiro fortemente o uso da FICHAS DE LEITURA, como a de vogais, que estimulam a apropriação do som e a interpretação e possuem um sistema de avaliação ( sondagem ) que é direcionado exatamente para a leitura, que sugere habilidades próprias, diferentes da escrita. Para ver mais detalhes, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/fichas-de-leitura-vogais.html 

 

 

Textos com fichas: esse não é novidade! De longe é um dos materiais que mais indico para quem procura um excelente material de leitura e escrita. Trabalha com textos mais curtos, mas o diferencial do material é exatamente ensinar o aluno a produzir, partindo de mapas mentais. Na verdade, há 3 títulos, com animais diferentes, mas este é um deles. Para ver mais detalhes, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/textos-sobre-animais-aquaticos-fichas-e-textos-informativos.html 

 

 

 

Como produzir… : na verdade, é uma coleção, há como produzir um bom texto, como produzir uma boa descrição, uma boa dissertação, um bom artigo de opinião, uma boa carta de leitor, entre outros. Este é o “como produzir um bom bilhete”, que está entre os primeiros gêneros que trabalhamos com as crianças. Traz passo-a-passo o que é necessário e o que se espera de determinado gênero, sendo objetivo e eficaz no ensino de produção de texto. Para ver mais detalhes, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/como-produzir-um-bom-bilhete.html 

 

 

Mágico de Oz – trabalhando com gêneros textuais: para estimular a produção de texto, nada melhor do que propostas criativas. Nada de redação Minha Férias, que são até traumatizantes. Me lembro que quando fazia Magistério, vimos que a professora de didática colocou na lousa o título Minhas Férias e já entramos de cara “fechada” na aula. Achamos que tínhamos nos livrado dessa redação, que fazíamos toda volta às aulas. Na verdade, a intenção da professora de didática era mostrar o quanto o título era pouco estimulante para a criatividade. Foi realmente uma lição inesquecível de meu Magistério, porque de fato nunca pedi isso para os alunos. Estimular novas ideias sim é que também estimulam a imaginação e a vontade de escrever. Nesta proposta, o Mágico de Oz é o ponto de partida para vários gêneros, como texto jornalístico, informativo, entre outros. Para ver mais detalhes, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/magico-de-oz-trabalhando-com-generos-textuais.html 

Bem, estas são algumas sugestões para o trabalho de leitura e escrita, mas durante o FEVEREIRO LARANJA vou fazer outros sugestões e indicar o que puder sobre o tema. Até a próxima!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *