5 princípios do CADERNO INTERATIVO para principiantes

5 PRINCIPIOS CADERNO INTERATIVO.fw

 

Se você conheceu agora o CADERNO INTERATIVO, que é uma modalidade de lição diferente que tenho em minha loja virtual, pode ser que esteja com algumas dúvidas sobre seu uso ou mesmo para que serve.

Sim! Ele tem princípios bem sólidos de uso e já escrevi várias vezes sobre ele aqui no blog. Para ver reportagens anteriores do assunto, consulte o link abaixo:

 

Link: https://professorajanainaspolidorio.com/?s=caderno+interativo

 

Talvez o CADERNO INTERATIVO passe a impressão errada de ser trabalhoso, quando na verdade e intenção principal dele é justamente a autonomia do aluno. Para facilitar um pouco, resolvi escrever alguns conselhos iniciais sobre o trabalho com ele.  Assim você saberá onde colocar sua energia e onde não colocar, quando o assunto é CADERNO INTERATIVO.

5 PRINCIPIOS CADERNO INTERATIVO - BANNER 1.fw

  1. ENTENDA O MOTIVO PELO QUAL ESTÁ USANDO O CADERNO INTERATIVO: note que ele não é apenas algo bonito para se mostrar ao coordenador ou aos pais e nem algo para se gastar tempo de aula. Na verdade, ele ganha tempo de aula e se torna uma referência ao aluno. É praticamente um caderno de estudo e ensina o aluno a estudar. O motivo principal, na verdade, é justamente esse: ensinar a estudar, usar como referência de estudo. Por esse motivo, recomendo fortemente que o aluno tenha um caderno só para ser usado como CADERNO INTERATIVO. Ele tem uma teoria bem estruturada de uso: na página esquerda a referência, escrita pelo aluno e na direita a atividade de caderno interativo. Para o professor, mostra ainda claramente o nível de entendimento do aluno com cada conteúdo e atividade.

5 PRINCIPIOS CADERNO INTERATIVO - BANNER 2.fw

 

  1. CRIE UMA ROTINA PARA O CADERNO INTERATIVO: ele requer suprimentos como cola, tesoura, lápis de cor. Destinar um dia da semana para o uso do caderno é perfeito! Ele estará na rotina e você estará preparado e organizado para se dedicar a ele. Além disso, como é recomendável que você leve o seu caderno interativo ( sim! O professor deve ter um! ) com a atividade pronta, fazer um por semana não sobrecarrega o professor. Nas primeiras vezes, faça a atividade mostrando como cortar e como dobrar as partes. Depois, é importante que os alunos comecem a fazer sozinhos, pois o foco deve ser o conteúdo e não a montagem. Note que este dia de rotina com o CADERNO INTERATIVO não é passatempo! Ele faz parte da rotina porque é o dia em que você revisa conteúdos, com o caderno e que ensina novas técnicas de estudo com ele também.

 

  1. NÃO PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA ABSURDA: use com sabedoria! Se vai usar uma atividade de Ordens e Classes na próxima semana, planeje só ela. É importante que a forma como você montou seu caderno esteja fresquinha na sua memória, pois ao montar você poderá antecipar as dificuldades dos alunos e dar dicas antes que eles tenham a dúvida. O professor tem outras tarefas para fazer e certamente o CADERNO INTERATIVO não deve sobrecarregar a rotina pedagógica.

 

  1. NÃO SE PREOCUPE EM SEMPRE OFERECER PÁGINAS FENOMENAIS: cada atividade do CADERNO INTERATIVO é elaborada para ir de encontro ao que o conteúdo necessita. Há atividades que são fenomenais, com dobras mirabolantes – que aliás, estimulam o raciocínio! – e que trazem maneiras inusitadas de ensino, aprendizagem, estudo. Ele deve cumprir seu papel de facilitar da aprendizagem e instigador da autonomia. Atividades simples de caderno interativo também funcionam, basta que tenham um objetivo dentro do que se é esperado deste tipo de material.

 

5 PRINCIPIOS CADERNO INTERATIVO - BANNER 3.fw

 

  1. ENSINE OS ALUNOS A UTILIZAREM O CADERNO INTERATIVO: não adianta dar por dar. É preciso ensinar procedimentos. O como usar é fundamental no trabalho. Os alunos são habituados a tomar notas, mas não costumam retornar ao que escreveram, embora anotem o que achem importante. A função do caderno interativo é exatamente esta: o retorno à anotação. Na postagem ‘como interagir com o caderno interativo’ falo sobre isso de modo muito mais aprofundado, mas só para completar o artigo devo dizer, basicamente, que sempre que o aluno tiver dúvidas sobre o assunto, peça que veja no caderno interativo, se já tiver trabalhado com o conteúdo. O aluno errou uma atividade? Peça que olhe no caderno interativo. Com o tempo, eles passarão a sempre pegar o caderno interativo quando tiverem dúvidas e podem ainda treinar o estudo com ele! Desta forma, o CADERNO INTERATIVO cumprirá sua função e não há nada mais compensador do que ter conseguido que seus alunos sejam autônomos no que se refere ao próprio conhecimento!

 

Embora escreva aqui sobre algumas dicas interessantes dos CADERNOS INTERATIVOS, tenho ainda um curso no qual me aprofundo muito mais no assunto. Caso tenha interesse, dê uma olhada na apresentação do curso a seguir:

 

[slideshare id=58274553&doc=curso-cadernos-interativos-160215130546]

 

Ficou interessado no material dos CADERNOS? Viste o link direto da loja virtual a seguir:

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=interativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *