Animais em EXTINÇÃO

Sabemos o quanto é essencial ensinar os alunos a preservarem MUITO nosso planeta e a preservação de espécies é um assunto que vez ou outra deve aparecer nas aulas ( e em mais de uma matéria! ).

Por este motivo, achei interessante fazer um POST sobre o assunto. Há uma classificação INTERNACIONAL de perigo de cada espécie que é muito legal de os alunos terem contato. Veja abaixo a imagem desta classificação, já com uma espécie de “legenda” para o português.

Importante saber da existência desta imagem e divulgar, para o aluno compreender que é feito um estudo, que há pessoas engajadas na preservação e até indicarmos alguns institutos que preservam espécies, como faço no material TARTARUGAS, quando apresento o PROJETO TAMAR. Já visitei – e deve haver muuuuitos professores que também já o tenham feito – uma das localidades e é um trabalho muito legal. Eles são super abertos a ajudar na parte pedagógica.

Para saber mais detalhes sobre o material TARTARUGAS, clique na imagem a seguir.

Há várias formas para trabalhar com ANIMAIS EM EXTINÇÃO e isso pode ser feito em aulas de português, matemática, ciências, geografia, história, arte… sim, há muuuito o que se falar sobre o assunto e ainda por cima ele é SUPER INTERDISCIPLINAR. Para completar, os alunos AMAM falar sobre animais, com raras exceções.

O trabalho dependerá da faixa etária da criança e dos conteúdos que você estiver trabalhando. O material ELEFANTES, por exemplo, dá a entrada de assunto que você precisa para falar, por exemplo, da caça ilegal de elefantes e pode ser feito com uma pesquisa pedida aos alunos. Podem ser notícias na web, reportagens de revista, enfim, é bem amplo. Detalhes do material ELEFANTES você encontra ao clicar na imagem a seguir.

Há ainda casos mais específicos e curiosos, como o da ABELHAS. Há várias espécies de ABELHAS no mundo, mas 7 dessas espécies estão em grave risco de extinção. O mais curioso é que todas estas em perigo se encontram em um único lugar: no Havaí. No material CADERNO INTERATIVO – AS ABELHAS, além de ensinar muuuito sobre este curioso inseto, há uma atividade especial falando sobre fatores que levam o animal à extinção. Muito legal! Este, por sinal, é um dos meus favoritos! Para ver mais detalhes do material, clique na imagem abaixo.

Para completar o “time” de materiais interessantes sobre o assunto, tenho também um SOMENTE com o tema, que lida em geral com o conteúdo e você pode ver mais detalhes clicando na imagem a seguir.

Espero que tenha curtido o assunto de hoje e tenha gostado da seleção de materiais que separei para ilustrar melhor a forma de trabalhar com o conteúdo. Até a próxima!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *