Atividades sobre ALIMENTAÇÃO / Professora Janaína Spolidorio
Janaína Spolidorio

Atividades sobre ALIMENTAÇÃO

Em materiais didáticos sempre encontramos atividades sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. E eles “martelam” incessantemente fatos sobre a importância de comer vegetais e frutas. Fato é que vivemos em um mundo completamente diferente do vivido por esses materiais. Claro que não estou dizendo que seja pouco importante incentivar a alimentação saudável. Muito pelo contrário…

Atualmente temos opções que dificultam escolhas saudáveis, especialmente pelo nosso modo de vida. Não sei como é em sua cidade, mas moro no Grande ABC, que é região metropolitana de São Paulo. Aqui a vida é bastante corrida, acelerada. Há até quem nem consiga almoçar no horário ou que tenha que comer trabalhando. Buscamos sim a tentativa de uma melhor alimentação, mas as opções para quem vive na correria são difíceis. Mesmo quando vamos ao mercado, difícil encontrar lindas saladas dependendo do mercado escolhido.

O que descrevi acima é a vida de um adulto, claro! Com as crianças ainda costumamos ter um pouco mais de zelo, na alimentação, ainda mais porque elas têm tido também vidas corridas e as guloseimas e massas chamam muito a atenção dos menores. Comidas como “nuggets”, macarrão, chocolate, batatas fritas, bolachas, pizza e outras desse tipo ganham a preferência fácil deles. O resultado são muitas crianças com problemas de má alimentação, especialmente obesidade infantil e colesterol elevado.

Calma, que já estou chegando no meu ponto principal, o das atividades! E  nessa parte, não se preocupe, pois vou incluir sobre alimentação saudável também.

Meu ponto principal aqui é que falamos “martelando”, como mencionei, sobre alimentação saudável, quando na verdade deveríamos educar para uma ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA. Não adianta querer mudar hábitos de tipos de alimentos que as crianças comem, mas é possível instruir sobre porções, quantidades, o que deve estar em um parto ideal. É desse conhecimento que ela precisa: a competência de saber avaliar se seu prato está equilibrado e a Alimentação Saudávelautonomia para julgar sua própria refeição, com escolhas!

Se conseguirmos fazer com que o aluno saiba fazer isso, avaliar o equilíbrio de sua alimentação, certamente ficará muito mais gravado em sua memória, pois ele terá aprendido um procedimento útil e não um “você deve ter uma alimentação saudável” que ele deve ouvir muitas e muitas vezes durante o dia. É outro enfoque, entende?

Bem, foi essa a ideia que tive quando me propus a fazer um novo material. Eu já tinha alguns sobre alimentação SAUDÁVEL no site da loja e você os encontra facilmente. Deixei até aí ao lado uma amostra de material sobre o assunto, que você pode ver mais detalhes clicando na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/alimentac-o-saudavel.html

Quando pensei nesse material novo, foi exatamente tudo isso aí que escrevi antes no artigo que pensei. Não queria que fosse OUTRO ou MAIS UM do tema. Já temos tanto disso nos sistemas didáticos… queria algo diferente e consegui chegar onde pensei e fui muito além. Eis que elaborei então um material sobre ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA.

Para começar, acho que o vídeo mostra bem o tipo de atividade, realmente prática, que o material propõe. Veja a seguir:

Estava bastante inspirada nos dias em que fiz… e não foram poucos. Esse material, em especial, foi um total quebra-cabeça para mim. Não me satisfiz com pouco e se você é um professor que gosta de propor atividades reflexivas aos alunos, este material é fantástico nesse sentido.

Além da SEQUENCIADA, o material traz ainda um PLANO DE AULA completo da sequenciada. O mais interessante aqui é que pesquisei muito sobre planos para sequenciadas e não encontrei nada prestável nem na internet e nem em livros. Eis que tive uma resolução: montei eu mesma um plano de sequenciada e você o encontra no material, completinho. Se precisar entregar para a coordenação, se gostar de seguir o plano, se achar interessante ler mais sobre as atividades antes de aplicar, está tudo ali, no plano.

Um outro item que acrescentei é um TRABALHO EM GRUPO ao final, que está COMPLETÍSSIMO. É uma proposta bem diferenciada e vou explicar aqui o motivo.

O GOOGLE tem uma metodologia de criar novos produtos chamada SPRINT. É uma solução para empresas, SEQUENCIADA ALIMENTAÇAO EQUILIBRADAmas o mais interessante é que dá certo em 100 por cento das vezes. Pensei então… por que não usar a ideia, ADAPTADA ( não dá para usar igual! ) para fazer um trabalho em grupo. Os alunos aprenderiam a se organizar em equipe, a trabalhar em grupo e ainda usariam uma metodologia especialmente feita para isso.

Foi exatamente o que fiz com o trabalho em grupo do material. Montei em formato SPRINT. Foi uma tarefa árdua, mas sou persistente. Foram muitas horas de rascunhos e desespero, mas minha obstinação em chegar no que me propus a fazer, que era algo funcional e simples de aplicar, dentro do modelo pensado, me levaram a um dos melhores trabalhos que pude fazer até hoje.

Para ver mais detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/sequenciada-alimentac-o-equilibrada.html  . Indico o material de terceiro até quinto ano, pois ele pode ser trabalhado nas três séries, com profundidades diferentes, especialmente na parte do trabalho em grupo.

PROJETO ALIMENTAÇAO.fw

 

Agora, se você trabalha com as séries de alfabetização, não fique triste! Tenho um PROJETO completinho, ideal para essas séries, que traz atividades do tipo que os alunos precisam nessa fase! Para ver detalhes, clique no link ou na imagem. Link: https://janainaspolidorio.com.br/projeto-alimentac-o-alfabetizac-o.html 

 

 

Quando me propus a fazer um artigo sobre atividades de ALIMENTAÇÃO, queria ainda uma finalização bem simpática, então vou trazer agora no final algumas sugestões de atividades mais práticas, para fazer com a turminha. Espero que goste!

Lancheira equilibrada

Que tal trabalhar com o equilíbrio na alimentação falando sobre o lanche escolar? Monte com a turma uma lancheira de papel resistente.

Dentro da lancheira, coloque itens de lanches escolares em uma parte e na outra peça que dividam em duas colunas. Em uma delas, deverão listar lanches que são boas escolhas para levar para a escola e na outra, as más escolhas.

Super divertido e didático!

 

Alimentos

Você também pode fazer peças de alimentos com os alunos e eles montam pratos para um “jurado” avaliar se estão ou não equilibrados. Você deve intermediar a atividade!

É como se fosse um faz-de-conta. Mesmo com alunos um pouco maiores, eles se divertem com esse tipo de material mais lúdico e prático.

 

pirâmide alimentar

Monte uma pirâmide de papel com os alunos e divida-a como na pirâmide alimentar. Peça para os alunos recortarem alimentos de revistas ou jornais, de modo a preencherem a pirâmide com os recortes.

 

 

 

Espero que tenha gostado do artigo de hoje e até a próxima!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *