Caracol MULTIPLICATIVO INTERATIVO / Professora Janaína Spolidorio
Janaína Spolidorio

Caracol MULTIPLICATIVO INTERATIVO

Tudo começou com uma mensagem…Recebi pelo Face uma mensagem inbox de uma pessoa, que me perguntava qual era o material meu que tinha uma foto, enviada por ela. Logo que olhei para a foto, sabia que não tinha feito o material e nem poderia ter feito. O fato é que parecia uma proposta de caderno interativo, mas era mais “bonitinho” do que interativo. Fazer e dizer que é interativo é fácil… ser interativo de verdade é que é o X da questão…

Não vem ao caso explicar como era a atividade, mesmo porque o que me preocupou muito foi alguém pensar que eu tivesse feito aquela atividade, que além de não ser interativa, trazia a resposta (?), isso mesmo, a resposta, o que impedia o aluno de pensar. Além disso, ficava solta no caderno, “balançando”… fiquei já pensando um jeito de criar um mecanismo simples de prender aquilo…rsrsrs…

Minha proposta é sempre que o aluno pense, raciocine, desta forma, eu jamais colocaria um material que já tivesse resposta para o aluno NÃO pensar. Fiquei em dúvida se colocava aqui a história que me levou a criar os CARACÓIS MULTIPLICATIVOS INTERATIVOS, mas no final, achei por bem colocar.

Sabemos que na internet tem muuuuuita coisa, mas pouca coisa é aproveitável e acho que é importante que possamos selecionar. Dar atividades por dar, por serem bonitinhas, não funciona. Se fizermos isso, estaremos alimentando a deficiência da educação. Ao ver uma atividade, devemos pensar o que ela realmente acrescenta ao aluno. Não basta ser “bonitinha”, tem que ser funcional, ocupar bem o espaço da folha, trazer uma proposta de raciocínio, afinal de contas, se você está lendo meu blog, certamente concorda comigo que devemos formar alunos pensantes e não apenas operantes, máquinas que apenas fazem ações, sem pensar. O país precisa muito de ajuda como a nossa, que quer estimular a criticidade, o raciocínio, a autonomia de pensamento ( com base sólida, claro! ).

Bem, fato é que ao ver aquela atividade, pensei que deveria fazer algo de tabuada, que realmente fosse interativo. Talvez as pessoas sentissem falta de algo assim. Pensei então de qual forma poderia fazer para que o material fosse atrativo, bem feito e…claro!… interativo de verdade.

Pensei então em um caracol, porque é “bonitinho”…rsrsrs… ocupa um espaço bem ocupado na folha ( o que eu vi era tipo uma linguicinha na folha, deixando um espação do lado ) e ainda me dá a possibilidade de trabalhar com o casco. Parti então para o Adobe Illustrator, que é o programa onde desenho as coisas.

O caracol ficou simpático. Faltava a parte funcional e acho que deu bem certo. O Artur está exatamente vendo isso na escola, testei com ele e ficou super prático. Ele até já memorizou algumas e gostou bastante. Fica brincando com os caracóis e nem percebe que está estudando. Achei também que atingiu bem a proposta, que é a interatividade, além de trazer duas estratégias diferentes de estudo – e lugar para guardar, claro… nada de coisas soltas no caderno.

Para ver detalhes do material, clique em https://janainaspolidorio.com.br/caracol-multiplicativo-interativo.html e para ver UMA atividade, o vídeo abaixo ilustra de modo bem bacana.

 

2 Comentários

  • Maria Aparecida Soares e Silva disse:

    Fiz estudo com as professoras sobre a linha de tempo. Elas levaram para sala de aula e confeccionaram com as crianças foi show!!!! Encantada!!! Cidinha Macieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *