img-atividades-prontas

Atividades Prontas

Conheça nossas opções de atividades, que podem melhorar o desempenho de seus alunos!

img-dicas-pedagogicas

Dicas Pedagógicas

Confira dicas preciosas para usar em sala de aula ou em seu trabalho na área educacional!

img-ideias-praticas

Ideias Práticas

Veja ideias práticas para usar com conteúdos escolares, mostras culturais ou afins!

Educação customizada e elástica

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X

EDUCACAO.ELASTICA.BANNER.fwA “educação customizada e elástica” foi um método que criei para que os alunos pudessem finalmente apresentar melhores resultados escolares do que temos. Na verdade, comecei por acaso, ao notar que tudo o que usávamos em sala de aula não resolvia. Os alunos se mostravam desinteressados, distraídos e sentiam que o estudo era uma obrigação. O livro didático não ajudava – nem na escola pública e muito menos na escola particular. Foi então que parti para outro caminho… mas essa é uma outra história!

A postagem de hoje traz à tona RESULTADOS. Minha experiência com um material de educação customizada é uma coisa fácil, pois afinal de contas, fui eu mesma quem desenvolvi e testei desde 2.007. O grande desafio era usar o material e a metodologia em outra sala de aula, que não fosse minha.

É claro que a área da educação não é fácil de penetrar. Sabemos disso! Infelizmente, parece que o país conspira contra ela, a maior parte do tempo. A escola pública sofre um descontrole de inspirações. Já participei de cursos iguais, com nomes diferentes, em anos diferentes, que prometiam uma grande revolução na educação, embora usassem materiais e formas de ensino obsoletas. Na particular, a grande barreira é a financeira. A escola cobra sim pelo aluno. Sabemos que mensalidade de escola particular não é algo barato, mas mesmo assim são muito mais resistentes a mudanças do que a escola pública.

Prova disso é que só desenvolvi a educação customizada e elástica dentro de uma sala de aula pública. Certamente, com tantas cobranças e pressa de acabar um material quem nem dava tanto resultado, seria impossível desenvolver algo.

Por fim, em caráter experimental, consegui dois professores em áreas diferentes do país, um de escola pública e outro de escola particular, para utilizar um material de apoio feito nos moldes da educação customizada e elástica. Além disso, a regra da consultoria que dei era usar o material fornecido conforme minhas orientações, dentro da metodologia. A experiência foi feita com o consentimento da direção de ambas as escolas, com o trato de ser apenas uma espécie de apoio… um tipo de reforço feito em sala mesmo.

Dentro do acordo estava a preservação dos nomes tanto dos professores quanto das escolas. A proposta, afinal, era apenas um apoio para o material principal. Uma segunda parte do acordo foi que o professor pegasse a mesma sala no ano seguinte, para dar continuidade ao trabalho.

Hoje me orgulho dos resultados. A experiência teve início em fevereiro do ano passado. A sala de educação privada apresenta uma elevação de notas em avaliações significativa, em torno de 27 por cento de quando foi iniciada a experiência. A grande surpresa ficou por conta da educação pública. Na escola, eram três salas de aula da mesma série, sendo que a experiência foi feita apenas em uma delas. Em uma avaliação oficial da escola, as duas salas que não usavam o material conseguiram uma porcentagem de acertos em torno de 43%, enquanto que a sala que utilizava o material atingiu significativos 82%.

A idade das crianças? Entre sete e nove anos. Além dos bons resultados comprovados, os alunos ainda estudam autonomamente, praticamente sem auxílio do professor, que funciona apenas como orientador de conteúdos, debatem temas de modo crítico e objetivo e ainda se envolvem de forma séria e interessada nas lições, de um modo geral.

O próximo passo? É uma incógnita, mas posso adiantar algo: caminho para a escolha de novas escolas ou professores para ampliar a metodologia e lutar, juntamente com eles, por uma educação melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.