GRÁTIS – Atividades Grande Sertão Veredas

Alguns livros dispensam uma apresentação de resumo e certamente Grande Sertão Veredas, escrito por João Guimarães Rosa é um deles!

Nem todos sabem, mas sou formada em Letras, então clássicos literários são uma especialidade, de certa forma. Não costumo montar muitos materiais para eles, mas quando monto, capricho.

Recebi a edição da Companhia das Letras, que foi lançada neste ano, do clássico. Engraçado, porque quando falamos de nova edição de um clássico, sempre há surpresas interessantes. Parece que quando o professor pede para ler um livro clássico, qualquer um serve, mas mais uma vez a Companhia das Letras comprova que consegue diferenciar.

Já na capa encontramos uma obra de arte com os nomes dos personagens e que é inspirada na obra de um artista ( não vou contar! Está na introdução do livro ). O texto da obra é bastante próximo do original e no final do livro encontramos complementos expressivos, que dão maior valor à edição, como cartas trocadas entre Clarice Lispector e Fernando Sabino sobre o livro e alguns outros textos com visões interpretadas de partes do livro ou da obra, escritas por pessoas que realmente sabem como prender sua atenção e entendem muuuito de literatura (também é surpresa… se eu contar tudo, não tem graça…rsrsrs…).

A edição da Companhia das Letras tem como referência a segunda edição de Grande Sertão Veredas, com uma preservação detalhada e vale a leitura, com certeza.

Claro que eu não poderia deixar passar a oportunidade de fazer alguns comentários gerais da obra e também colocar uma pitada de minha interpretação na leitura, então misturo no vídeo que fiz sobre o livro um pouco de tudo: apresento a edição, falo um resuminho ( bem resumido mesmo ), conto algumas curiosidades e interpreto por meu ponto de vista, já explicando as atividades que fiz, que são em formato doodle notes (também explicado no vídeo ). Ufa!

Ficou curioso? Assista o vídeo a seguir para saber mais e recomendo fortemente que assista, porque irá lhe ajudar nas atividades. Abaixo do vídeo o banner onde você pode clicar para fazer o download das atividades.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *