img-atividades-prontas

Atividades Prontas

Conheça nossas opções de atividades, que podem melhorar o desempenho de seus alunos!

img-dicas-pedagogicas

Dicas Pedagógicas

Confira dicas preciosas para usar em sala de aula ou em seu trabalho na área educacional!

img-ideias-praticas

Ideias Práticas

Veja ideias práticas para usar com conteúdos escolares, mostras culturais ou afins!

Histórias em Quadrinhos!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X

HISTORIAS EM QUADRINHOS.BANNER.fw

Embora eu seja suspeita para falar delas, pois tenho uma longa vivência relacionada às histórias em quadrinhos, é inegável o resultado que esse gênero textual pode atingir!

Desde que comecei a ler, elas fizeram parte de minha vida – e olha que comecei cedo! Tenho coisas que escrevi aos quatro anos de idade! Considerando que tenho quase trinta e nove, são muito anos mesmo salpicados com os quadrinhos.

Meus gibis favoritos de pequena eram do Walt Disney… tínhamos Turma da Mônica, claro, mas em menor escala e eu achava os da Disney mais interessantes, pois tinham histórias mais completas. Note que eles têm mais escrita mesmo, pois é uma característica dos “comic books” as falas mais longas e frequentes.

Fora Disney e Mônica, tive também Tintin, Asterix – muuuitos, por sinal  – Mortadelo e Salaminho, Recruta Zero, Zip y Zap, Calvin e Haroldo, Iznogud, alguns de heróis bem famosos, tipo Marvel, Luluzinhas aos montes, Pica-pau, One Piece – para não dizer que não leio mangá, embora não seja dos meus favoritos… – e alguns outros menos famosos. Como vê, realmente caçava os tais gibis!

Na minha época de escola, era proibido ler por lá. Hoje são usados em larga escala nas escolas – ainda bem, diga-se de passagem. Aprendi muito com eles e cheguei a responder perguntas durante explicações de professores com o que aprendi deles. Sendo fã Disney, tinha muito acesso a histórias que contavam história – além de muita geografia, claro. Sabia algumas coisas que não estavam explícitas nos livros, mas davam detalhes de coisas que aprendia. Uma experiência que hoje considero riquíssima.

Trabalhar com histórias em quadrinhos, contudo, não é o mesmo que ler, mas ler me tornou uma especialista em seus detalhes! Não é muito fácil fazer atividades com elas, por causa da parte gráfica, mas há sim umas poucas opções na loja.

No material Histórias em Quadrinhos, você encontra um trabalho com os 6 elementos básicos dos quadrinhos, conhece tipos de quadrinhos, tem atividades com balões de fala, requadros, completa historinhas e ainda produz uma historinha ao final. Super completo mesmo. Saiba mais e veja a AMOSTRA no link a seguir:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/aprendendo-sobre-historias-em-quadrinhos.html

 

Algo que chama muito a atenção nos quadrinhos são as onomatopeias… aqueles barulhinhos feitos, que trazem os sons em forma de palavras. Eles são ótimos recursos didáticos, pois chamam a atenção do aluno e ainda trabalham exatamente com sons e letras.

Claro que não estão de fora nos elementos básicos dos quadrinhos, mas há um material dedicado inteiramente a ele! É o Onomatopeias. Nesse pacote, o som é explorado de diversas formas e está também imperdível! Clique no link a seguir para saber mais e ver a AMOSTRA!

Link: http://www.janainaspolidorio.com/onomatopeias.html

 

Para completar, se quiser utilizar os quadrinhos como recurso para interpretação e produção de textos, o título a seguir pode ajudar… e bastante! Clique no link:

Link : http://www.janainaspolidorio.com/quadrinhos-interpretacao-e-analise.html

2 respostas

    1. Boa tarde, Jesuane

      Quase que todas as atividades a partir de quarto ano possuem sim gabarito. Tenho sempre o cuidado de indicar, na AMOSTRA, se há ou não resposta nos materiais, para que os clientes saibam antes de comprar. Por via de regra, costumo sim fazer gabaritos para essas atividades, com raras exceções.

      Qualquer dúvida, basta avisar!

      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.