LIÇÃO DE CASA que FUNCIONA!

Se você me perguntar sobre itens essenciais da rotina escolar, diria que a LIÇÃO DE CASA certamente estaria entre os cinco primeiros lugares.

Quando eu estava na escola, uma das coisas das quais me lembro vividamente é exatamente a lição de casa. Admito hoje que aquela rotina de levar, durante todo meu Primário (atual Ensino Fundamental I), lição de casa para fazer foi realmente importante.

Tenho memórias bem fortes de como era. Tínhamos um caderno de lição de casa e ele era apenas de lição de casa. Era sempre daqueles cadernos brochura pequenos. Ao final das aulas, todos os dias, sem exceção, a professora entregava a todos os alunos uma folha (ou duas…) feita em mimeógrafo, às vezes ainda cheirando álcool, dobrada ao meio. Cuidadosamente, cada aluno pegava seu caderno de lição de casa e colocava aquela folha bem na página onde seria feita a próxima lição.

A folha sempre tinha uma borda – que você pode ver até hoje nas minhas atividades… acho que ela vem daí! – e várias linhas, como se imitasse o caderno. Entre as linhas, a lição, tal qual era colocada na lousa, em sala de aula. Certamente que no terceiro e no quarto ano as linhas desapareceram, porque já éramos “grandes”…rsrsrs….

Na loja virtual até tenho alguns materiais de LIÇÃO DE CASA, por enquanto apenas para primeiros e segundos anos. Pretendo colocar ainda materiais deste tipo para as outras séries também… não sei exatamente quando, pois minha agenda é bem difícil! Muitos pensam que faço lições novas todos os dias, mas é irreal… tenho uma empresa para administrar, portanto acabo fazendo novidades entre 1 e 2 vezes por semana apenas.

LIÇAO DE CASA - 1 ANO - VOLUME 1 - ALFABETIZAÇAO.fw Se você ficou interessado nos matérias de lição de cada da loja, clique aqui.  Neste link acima há lições de PRIMEIRO e de SEGUNDO ANO.

Mas o motivo deste artigo não são exatamente os pacotes de lição de casa específicos. Minha intenção aqui é falar sobre o tipo de lição de casa que está nos SUPER PACOTÕES de fevereiro.

 

LIÇAO DE CASA.fw

Levei bastante tempo para chegar nesse tipo de lição e acho sinceramente que foi o melhor modelo que já adotei. Não encontrei nada melhor.

Aí ao lado está a lição da qual quero falar hoje! Ela foi retirada do Super Pacotão de segundo ano, da loja virtual.

Nunca gostei de dar lição de casa na sexta-feira, então note que não contém esse dia.

A ideia é que o aluno leve, no primeiro dia do mês, a lição do mês inteiro. Não são lições de “folhinha”. São várias lições, em quadros, que devem, na verdade, ser copiadas em um caderno especial destinado à lição de casa.

Sim! Claramente peguei minha vivência de infância, de ter um caderno de lição de casa, e adaptei à realidade que temos hoje e ao perfil de aluno que temos.

São sempre lições curtas e, antes das lições, o aluno deve anotar no caderno o cabeçalho, pelo hábito de saber que é necessário o registro do dia da lição na atividade que está fazendo. Ele marca seus avanços e registra se a lição foi feita no dia.

Tudo isso – e outras coisinhas mais – eu costumo já dizer na primeira reunião de pais. Inclusive, levo um caderno que eu mesma faço, com as três primeiras lições, para que os pais olhem, manuseiem e entendam como deve ser feita a lição. Esta é uma das parcerias que faço com os pais e eles já podem ver o resultado antes mesmo de acontecer. Isso é marketing pessoal. Ele é saudável e necessário. Cria já um vínculo afetivo dos pais com o professor, pois eles percebem que você se importa e notam ainda a importância da lição.

Vamos agora às vantagens… pelo menos algumas delas, em relação à lição de casa desta forma:

  1. Nada de desculpa do aluno que esqueceu! É uma rotina e ele tem todas as lições do mês de uma vez só.
  2. É impossível dizer que perdeu. Se perder mesmo, é só mandar outra folhinha e ele terá, novamente, todas as lições do mês. Eu costumava até escrever o nome de cada aluno nas folhas de lição, para não ter desculpa!
  3. Sem problema se o aluno faltar, afinal de contas, ele faltou, mas a lição está lá, prontinha para ele fazer e você não precisa também se preocupar em mandar depois, quando ele voltar para a escola. Já está com ele!
  4. Economiza folha e isso é ótimo! Sabemos o quanto é difícil a questão de cota de folhas nas escolas. Além disso, a questão ambiental também agradece muito a diminuição de 20 folhas para apenas 1.
  5. As lições são sempre curtas e fáceis de corrigir. O professor leva pouco tempo na correção. Minha dica é acostumar os alunos a chegarem e já deixarem o caderno na sua mesa para correção. Se preferir, pode também usar, por exemplo, a sexta-feira, que não tem lição, para corrigir todas as da semana. É rápido do mesmo jeito.

Bem, espero que tenha gostado das dicas de lição de casa – e de minha pequena viagem nostálgica à infância! Se tiver alguma dúvida ou dica a mais, use os comentários do blog. Até a próxima.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *