Novembro LILÁS da Educação ESPECIAL

Estamos chegando ao final de ano e o calendário Janaina Spolidorio da Educação está quase completo!

Agora em novembro, o tema é super interessante para todos, pois mesmo que não lidemos diretamente com ele, em alguma época ou em algum ano de nossas carreiras, nos deparamos com dúvidas sobre o assunto e nada melhor do que indicações que sejam bem pontuais para poder lidar com as questões que surgem. Estamos agora no NOVEMBRO LILÁS da EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Muitas pessoas não sabem, mas alguns recursos da Ed. Especial costumam turbinar – e muito – a aprendizagem das turmas regulares também. Eu mesma já cheguei a aplicar atividades mais voltadas à DISLEXIA em turmas de alfabetização e tive resultados mega positivos. Há quem tenha preconceito em relação ao uso, mas para mim, conhecimento é conhecimento e recurso é recurso. Quanto mais dermos ferramentas ao aluno para poder aprender, melhores serão os resultados. Quanto à classificação, há quem retire alguns transtornos de dentro da esfera de Ed. Especial, mas, para mim, tudo o que requer cuidado diferente é Ed. Especial, pois altera a rotina. É uma perspectiva pessoal minha e assim como respeito quem se sente à vontade com a alfabetização a partir de silabação ( que particularmente usei apenas uma vez em toda minha carreira e não consigo entender o que as pessoas veem nesta metodologia, uma vez que foi criada para crianças do século XIX e não tem nada a ver com o perfil de crianças que temos atualmente… ), pois acho que é melhor usar o que se sente à vontade do que usar novas metodologias sem ter confiança nelas.

Achei também interessante, em uma das postagens que fiz no Instagram mais voltadas à ed. especial, com dicas de como ajudar, que uma seguidora comentou que é possível ter resultados com turmas regulares também, se usássemos as mesmas dicas para planejar nossas aulas. Ela estava certíssima. Realmente, algumas regrinhas e dicas da Ed. Especial conseguem modificar de forma positiva a aula e potencializar a aprendizagem de modo impressionante. Meu INSTAGRAM É @janainaspolidorio caso queira dar uma olhadinha!

Se você busca DICAS E SUGESTÕES ou mesmo indicações de Ed. Especial, fique de olho no meu INSTAGRAM, pois é onde aparecem mais postagens com o assunto! Muitas também são dedicadas a recursos que auxiliam , como a Consciência Fonológica. Neste mês de novembro tentarei aumentar a frequência com o tema para ajudar nos estudos de todos! Geralmente o pessoal da terapia, psicopedagogia e fonoaudiologia é que gostam muito destas postagens, mas super recomendo a todos.  Espero que gostem e bom novembro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *