O que colocar no Portfólio do Aluno? / Professora Janaína Spolidorio
Janaína Spolidorio

O que colocar no Portfólio do Aluno?

PORTFOLIO DO ALUNO.BANNER.fwNa semana anterior já tinha falado um pouco sobre o assunto portfólio, mas achei interessante complementar a matéria comentando um pouco, neste artigo, sobre quais tipos de atividades podemos colocar no PORTFOLIO DO ALUNO.

 

PORTFOLIO DO ALUNO FAIXA 1.fw

Sim! As clássicas e tradicionais SONDAGENS devem fazer parte do portfólio do aluno, afinal de contas, o objetivo do portfólio é demonstrar o que o aluno aprendeu e nada mais evidente do que uma sondagem.

As sondagens já foram novidade – quando comecei a lecionar – , porém hoje são tradicionais. Em fase de alfabetização, ela é feita para identificar a fase de escrita do aluno e indicar os conhecimentos que ele já tem, bem como os que precisam ser trabalhados.

Para fazer a sondagem, o professor utiliza uma lista de palavras, sendo uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba. Para completar, uma frase utilizando uma das palavras da lista é ditada pela professora.

Certamente há sondagens e SONDAGENS. Há professores que simplesmente pegam uma folha qualquer, aleatória, e mandam a criança escrever palavras, sem qualquer direcionamento. Há professores que se preocupam com seu trabalho e sabem que a sondagem será usada bastante, em reuniões de pais, em conselhos de professores e é um documento importante do aluno. Desta forma, querem apresentar um trabalho mais profissional – sim! Profissional seria a palavra correta! Veja a seguir sobre o que estou falando:

SONDAGENS.EXEMPLOS

 

As palavras são as mesmas. Note a diferença de qualidade da sondagem da esquerda e da sondagem da direita. Agora, imagine em uma mesma reunião um professor apresentando a da direita e outro a da esquerda. O que as pessoas presentes irão pensar? É importante o que elas pensam? Certamente! Você está apresentando seu trabalho. Queremos ser pessoas de sucesso. Precisamos disso para podermos nos sentir bem conosco e com todos ao nosso redor.

Por esse motivo, acredito que é preciso realmente oferecer qualidade nas atividades e sondagens. A proposta do SONDAGENS ILUSTRADAS TEMÁTICAS, que é um material que desenvolvi e que você vê na sondagem da direita traz exatamente isso.

SONDAGENS ILUSTRADAS TEMATICAS.fwO aluno recebe a lista de palavras tradicional de uma sondagem, em forma de imagens, e o professor tem um campo especial para anotar a hipótese de escrita do aluno. Em acréscimo, a folha tem um visual lindíssimo, o que não é para menos! Sou uma profissional do ramo de design, com formação em design, diagramação e, por fim e muito importante, sou escritora/autora, o que confere as qualidades que o material deve ter. Resta ao professor usar o material e ter sucesso!

Se ficou interessado no material, clique no link e saiba mais sobre ele. Aproveite e veja a AMOSTRA!

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/sondagens-ilustradas-tematicas.html

 

PORTFOLIO DO ALUNO FAIXA 2.fw

As avaliações não são menos importantes para o portfólio. Na verdade, como falei no artigo da semana passada, elas eram o portfólio de antigamente e certamente podem – e devem – fazer parte do portfólio atual.

AVALIAÇAO DIAGNOSTICA - 5 ANO.fwTanto avaliações diagnósticas quanto avaliações regulares são ótimos componentes dos portfólios dos alunos. Uma avaliação é capaz de demonstrar claramente o que o aluno aprendeu. Claro que deve ser bem elaborada, utilizando os conteúdos estudados e que demonstre de modo objetivo o que o aluno desenvolveu em habilidades e competências.

 

 

 

AVALIAÇAO DIAGNOSTICA - FUNDAMENTAL 2 - LP.fw

Algumas escolas utilizam avaliações já a partir do segundo ano e fazem parte do cronograma de aula. Desta forma, não há sentido ter tanta preocupação com um montão de atividades extra, uma vez que elas são atividades de portfólio.

Na loja virtual, tenho algumas opções de segundo ano até quinto e também de Fundamental 2. Para ver as opções disponíveis, clique no link a seguir:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=avalia%C3%A7%C3%B5es

PORTFOLIO DO ALUNO FAIXA 3.fw

As escolas costumam ter um ou dois projetos no ano. Os projetos pedagógicos são um capítulo à parte, na verdade, mas algumas das atividades usadas nestes projetos podem ser usadas no portfólio com grande sucesso.

Os projetos duram alguns meses e possuem um tema geral, que será trabalhado pelo professor durante aquele período.

Na verdade, os projetos pedagógicos têm alguns direcionamentos, mas enquanto estive na sala de aula sempre achei que não eram bem exatos, por isso desenvolvi uma forma própria de montar projetos. Quem já adquiriu meus projetos da LOJA VIRTUAL sabe que eles acompanham um cronograma.

Neste cronograma, deixo anotado e bem claro a quem possa ler o material e também para o próprio professor quais são as atividades regulares e as de portfólio. Costumo deixar como de portfólio as que estão anotadas “portfólio”, mas as “gerais” também podem ser usadas para esse fim.

Com o  cronograma, fica muito mais fácil, organizado e profissional o trabalho do professor. O fato de já ter atividades durante o projeto que sejam destinadas ao portfólio ajuda muito, pois será menos trabalho para o professor em encontrar materiais “mágicos” que possam compor o portfólio. Digo mágicos, pois já vi muitos professores buscarem de última hora folhas para colocar no portfólio.

Quando o material já foi destinado ao portfólio, fica mais fácil para o professor, para o coordenador e para os pais, pois nota-se prontamente o trabalho bem feito.

Para dar uma olhadinha nos títulos de projetos que tenho, basta clicar no link a seguir:

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=projeto

PORTFOLIO DO ALUNO FAIXA 4.fw

Para terminar a matéria sobre o que você pode colocar no portfólio, não poderia deixar de citar as ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.

Quando um aluno faz uma atividade e tem um destaque especial, diferente do que já fez anteriormente, e você consegue ver claramente que ele teve um avanço, você tem em suas mãos uma atividade significativa.

Não perca tempo! Separe a atividade e coloque no portfólio. Ela é uma prova de destaque de seu aluno e pode dar dicas significativas sobre seu avanço!

Espero que tenha gostado do artigo! Até a próxima!

1 Comentário

  • Erisvanda Piovesan disse:

    Muito esclarecedor esse seu artigo sobre o que colocar no portfólio do aluno. Tirei muitas dúvidas que tinha e agora é só começar a colocar em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *