PROJETO ARTUR – A Entrevista! / Professora Janaína Spolidorio
Janaína Spolidorio

PROJETO ARTUR – A Entrevista!

Eu já tinha falado no BLOG sobre o PROJETO ARTUR!

Na verdade, ele estreia somente em AGOSTO, mas achei legal avisar antes e dei uma passadinha por aqui para avisar que o segundo vídeo já está no YOUTUBE.

No primeiro vídeo, coloquei um pouquinho da história do projeto e o motivo de ser criado e neste segundo vídeo, decidimos fazer uma entrevista bem curtinha com o ARTUR para que você saiba um pouco mais sobre ele e como ele vê o projeto.

Comentando um pouquinho mais, note que produzo material em uma linha de aprendizagem diferente da maior parte das escolas do Brasil. Desta forma, dificilmente encontrarei uma escola que vá de encontro aos meus anseios para a educação de meu próprio filho.

Não é por falta de vontade das instituições, mas sim porque primeiramente não concordo com o currículo escolar. Acho que está atrasado em relação ao mundo em que vivemos. Para quem não sabe, tenho os CONTEÚDOS ELÁSTICOS, que são aqueles que não são aprendidos na escola, mas deveriam ser. Entre eles, sistema monetário digital e por pontos, aparelhos tecnológicos, gêneros textuais digitais.

Além do problema com o currículo, acho que a escola se prende muito às técnicas mais antigas de aprendizagem – cuisinaire, ábaco etc. Não que seja ruim usar. O ruim é usar só elas. Como trabalho com Ed. Personalizada, trabalho muito com estratégias diversas e a escola não atende a esta questão. Meu filho não teria o CADERNO INTERATIVO, por exemplo, se deixasse por conta só da escola. E acho ele de extrema importância, sem dúvida.

Na entrevista, que foi feita no início das gravações, você vai notar que ele não tinha ainda familiaridade com o CADERNO INTERATIVO. Bem, vamos deixar para falar mais do projeto dentro de algum tempo e vamos para a entrevista, que você pode conferir no vídeo abaixo:

2 Comentários

  • Ana Luísa disse:

    Janaína, que bacana saber um pouco da rotina de estudos de vocês!
    Tenho uma filha de quatro anos e, assim como você, tento pensar e organizar atividades diferenciadas pra ela, principalmente agora nas férias escolares, que posso me dedicar integralmente à ela.
    Sei que temos um vasto material divulgado na internet, mas é sempre mais do mesmo, atividades mecânicas, que pouco instigam a criatividade e trabalham habilidades.
    Obrigada por compartilhar!
    Abraços,
    Ana Luísa

    • Olá, Ana Luísa
      É sempre um prazer tê-la nos comentários do blog! Algumas pessoas me perguntavam sobre a rotina do Artur e foi ele mesmo quem perguntou se não poderíamos gravar algumas atividades. Durante as aulas procuro não dar muitas coisas, mas aproveito bem o tempo das férias. Uma atividade por dia sempre é legal nesse período!
      Espero que goste do PROJETO ARTUR, que estreia em agosto no YouTube. Faço votos de sucesso com sua filha!
      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *