10 razões para usar CADERNO INTERATIVO

Se você não usa, certamente quando o fizer se perguntará por qual motivo ainda não tinha incorporado o CADERNO INTERATIVO em sua sala de aula. Muitos ficam com receio de primeiros usos, porque acham que vai levar muito tempo da aula ou que achará difícil a montagem. PURO MITO! Claro que a primeira vez, por ser novidade, vai parecer mais difícil do que realmente é, mas o resultado é INESTIMÁVEL.

Poderia ficar dias falando sobre o caderno interativo, uma vez que há 6 anos lancei o primeiro no Brasil e desde então muitos até tentam imitar os cadernos interativos da Janaina Spolidorio, mas posso garantir que o original tem resultados BEMMM diferentes! Isso porque os faço há mais tempo do que esses 6 anos, inclusive quando era aluna já os fazia para estudar, sem saber bem o que eram na época, há mais de 20 anos, então veja que “é chão” de tempo para saber absolutamente tudo sobre o assunto.

Vou me conter e ir direto ao assunto, ok? Me propus a colocar nesta postagem 10 razões para usar o CADERNO INTERATIVO, mas se quiser saber outras coisas, no BLOG tem! Basta digitar na busca do blog o termo “caderno interativo”.

Preparado para uma “imersão” de vantagens que irão alavancar a aprendizagem de seus alunos, se utilizar o caderno interativo? Vamos nessa!

 

Nós, professores, sabemos o quanto é importante que o aluno tenha uma boa EXPERIÊNCIA durante a aprendizagem. Aliás, EXPERIÊNCIA é o TOP do momento. Em minhas palestras, qualquer que seja o tema, enfoco muito nessa palavra.

Quando um aluno consegue perceber o valor do conteúdo e notar sua importância tanto para o agora quanto para o futuro, se tornam mais abertos à aprendizagem. Poder “modelar” o conteúdo com seu jeito, no seu caderno interativo, é um jeito fantástico de fazer isso. O caderno interativo tem muito mais potencial de se tornar ao que seja parte do aluno do que um caderno regular. Ao montar, o aluno se envolve com ele e o personaliza. Você não personaliza seu computador, seu celular, seu tablet? Pois bem, o caderno interativo proporciona ao aluno esta mesmíssima experiência, só que com recursos de coordenação motora e planejamento de espaço, o que é muito melhor!

 

Sabemos o quanto é importante usar o que o aluno já sabe e proporcionar reflexão ao aluno. Conhecemos os alunos ( ou pelo menos tentamos conhecer…rsrsrs… ), descobrimos o que eles já sabem e proporcionamos recursos para que aprendam melhor, ou pelo menos é assim que deveria acontecer. Ocorre que nem sempre conseguimos dar os recursos que promovem esse avanço na aprendizagem.

Pois bem, essa é uma das FUNÇÕES PRIMÁRIAS dos cadernos interativos. Eles dão aos professores ferramentas para poder oferecer aos alunos uma aprendizagem de qualidade e com aprofundamento que com um caderno comum seria mais lento ou mais difícil. Afinal de contas, o que importa é a APRENDIZAGEM. Quando os alunos montam o caderno, usam os recursos interativos, colocam os lembretes que já estão no próprio material e já predizem a dúvida do aluno, mesmo antes que ela apareça, ajudam o aluno a processar a informação, o que é essencial para que se torne significativa. O Caderno Interativo tem algo importantíssimo do ponto de vista da neuroaprendizagem, que o caderno comum não proporciona: ele é capaz de interferir no ciclo de esquecimento natural que nossa memória tem, ele traz as memórias à tona, por causa da EXPERIÊNCIA que proporciona.

 

O caderno interativo tem algo que todo professor sonha muito: ajuda o aluno tanto a aprender quanto a estudar. Quando o aluno recorta os itens para a montagem, o ato desta montagem requer um tipo de raciocínio que leva ao estudo, pois é preciso uma elaboração do conteúdo. Pense que fantástico é o próprio aluno poder modelar seu conteúdo, como se fosse uma massinha, ou um quebra-cabeça.

Depois de pronto, ele se torna um guia de estudo ao aluno, pois permite que ele o utilize para estudo autônomo, devido à facilidade de interação e para explicar essa interação tenho uma matéria aqui no blog e um vídeo no YouTube. Vou deixar aqui o vídeo, para facilitar!

 

Gostamos muito de interdisciplinaridade e não é para menos! Se prestarmos atenção, muitas coisas de nosso cotidiano estão interligadas. Uma pergunta comum que me fazem é se o caderno interativo é separado ou se devemos usar mais de um caderno interativo com os alunos.

Depende um pouco do gosto do professor, mas a princípio, o objetivo é que o caderno interativo possa ser personalizado ( lembra dessa parte? ) e contenha os conteúdos que você PRECISA que seu aluno se lembre (aprendizagem significativa, como falei anteriormente ). Fazer caderno interativo só porque é “bonitinho” ou porque tem uma “abinha” não vale e não trará a você os benefícios que precisa. Só vai “matar” sua aula e tirar tempo do que realmente importa. Caderno interativo que se preze precisa ser meticulosamente elaborado e proporcionar algo muito além do “lindo” e “chamativo”, porque o que queremos mesmo é que o aluno tenha resultados. Sejamos práticos e não “rasos”!

Se o caderno interativo precisa ter os CONTEÚDOS ESSENCIAIS, serão aqueles que o aluno precisa lembrar ou treinar ( em caso de matemática, por exemplo ). Desta forma, ser interdisciplinar é algo que naturalmente pode ocorrer e ser um caderno só também se torna algo até prático e com muito sentido. O caderno interativo é, na verdade, um compilado do que o aluno deve carregar consigo para os anos seguintes. Super lógico estar com todas as matérias em um único exemplar, mas nada impede que tenha dois, caso prefira separar, por exemplo, português e matemática das demais matérias.

 

Siiiim! Esse é um “plus” do CADERNO INTERATIVO. Sabe a BNCC? Sim, a Base Nacional Comum Curricular, à qual eu já dei várias entrevistas a jornais e sites no Brasil e que tenho vídeos no YouTube e que será a base de currículo que teremos que atender e coisa e tal… sim, esta mesma que estou estudando minuciosamente desde o início do ano e que já até fiz materiais sobre ela e que estão no site da loja. Pois é, o CADERNO INTERATIVO pode ter muito a ver com ela e também com seu aluno.

Muitos conteúdos imprescindíveis da BNCC são facilmente adaptados ao CADERNO INTERATIVO e ainda atendem a necessidade da geração em que nossos alunos se encontram. Você pode se perguntar o que a geração tem a ver com isso… Só…TUDO. A geração traz para nós algo essencial para a aprendizagem: nos dá dicas de comportamento, que por sua vez influenciam no tipo de atividade que o aluno faz e aprende.

O caderno interativo segue o mesmo princípio da elaboração de telas para aplicativos dos aparelhos móveis. Para quem não conhece ( sei disso, porque sou formada em área de informática relacionada à web, ok? ) é, na verdade, um estudo chamado UX DESIGN ( que aliás foi o tema central de meu TCC no MBA que fiz recentemente ). Tem tudo a ver com o perfil do nosso aluno e por isso consegue atender às necessidades dos alunos, aproximando-os da aprendizagem na escola.

 

Atualmente, 90% da aprendizagem é visual. É assim que a maior parte dos alunos aprende. Você pode aprender bem ouvindo o professor e terá, por consequência, o impulso de ensinar dessa forma, afinal de contas, você é humano. Ocorre que não quer dizer que terá resultado em seu aluno, porque ele é treinado em sua vida, a todo momento, para responder a estímulos visuais. Sem recurso visual você só estará perdendo a atenção de seu aluno. Isso é FATO. Não é achismo, é CERTEZA.

É aí, exatamente, que entra o CADERNO INTERATIVO. Além de trazer objetivamente o que o aluno precisa treinar ou estudar ou aprender, ainda é feito INTEIRINHO de recursos visuais. Imagine o tanto que ele pode estimular o aluno, pois ele visualiza o que está aprendendo. Nem precisa explicar mais, não é? Visualizou na certa o que estou explicando aqui!

 

Não vivemos falando que precisamos montar portifólios dos alunos? Bem, você já pensou que pode sim usar o Caderno Interativo do aluno a favor de seu trabalho nos conselhos de classe, por exemplo? Ou quando a coordenadora chama para uma “conversinha” sobre determinado aluno?

Como o caderno interativo é separado do regular e traz aprendizagens significativas, você encontra ali exatamente o que quer mostrar no conselho, ou para os pais, ou para o coordenador. Ele é mesmo um portifólio ambulante de seu aluno. Ele o usou desde o primeiro mês de aula e traz lições que vão sendo exploradas gradativamente durante o ano, então mostram perfeitamente a evolução da aprendizagem, tanto do ponto de vista do conteúdo quanto de montagem. Você verá que as primeiras montagens serão muito mais simples e que com o tempo ele mesmo irá acrescentar toques pessoais. É o raciocínio a favor do caderno interativo.

 

Não venha negar que ficou impressionado com a oitava razão para utilizar o CADERNO INTERATIVO!

Qual é o professor que não quer que seu aluno seja organizado, tenha capricho e ainda se orgulhe da lição que fez? Imagine o primor que isso causa na aprendizagem também!

Algo que a princípio pode parecer difícil, na verdade se torna um desafio de organização e passa a ser cada vez mais divertido. O aluno, naturalmente, irá querer caprichar mais, para poder organizar seus conteúdos. Ele terá a consciência de que aquele é seu estudo e conseguirá entender que deve cuidar bem dele. Por fim, ao terminar uma página de caderno interativo, ainda pode se sentir orgulhoso de ter finalizado a tarefa. O caderno interativo é algo que “salta aos olhos”, é realmente um orgulho ver uma página pronta, prova que ele CONSEGUE FAZER A TAREFA e pode SEMPRE FAZER MELHOR.

 

Quando os alunos entendem para que serve o estudo ( de verdade ) e conseguem enxergar sua própria evolução, conseguem começar a gerenciar sua própria aprendizagem. Alunos que gerenciam a aprendizagem perdem interesse em fofocas na sala, cutucar os amigos, criar confusões. Em outras palavras, finalmente têm do que se ocupar em sala de aula e quem usa caderno interativo sabe que eles mantêm o aluno muuuuito ocupado mesmo.

Os cadernos interativos são ótimos tanto para salas regulares quanto até para educação especial ou casos de dislexia ou TDA/H, porque promovem um tipo de ação que estimula aprendizagem de várias maneiras diferentes. Alunos entediados causam problemas, mas alunos engajados causam orgulho!

 

Já viu alguém dizer que não se interessa por algo que AMA fazer? Pois é! Claro que não!

Alunos que fazem CADERNO INTERATIVO logo os têm na sua preferência. Fazer caderno interativo é muito mais prazeroso que caderno regular, vamos ser sinceros. Os alunos curtem a atmosfera socializadora que ele proporciona, aprendem o conteúdo mexendo diretamente neles, conseguem personalizar, se sentem orgulhosos de montar suas páginas e ainda conseguem estudá-los com mais facilidade do que se fosse um livro didático ou uma anotação de caderno regular. Realmente é fácil amar algo assim!

Se você ajuda o aluno a estudar de um jeito que ele curte, pontinhos extra para você e é exatamente isso que o CADERNO INTERATIVO ajuda você a fazer.

Gostou da matéria e está pronto para usar os cadernos interativos em sua aula? Quando digo cadernos interativos, note que estou falando dos originais, claro! Cadernos Interativos de quem entende do assunto e se dedica à elaboração em um nível de relação forte com a aprendizagem do aluno: os Interativo de Janaina Spolidorio. Nada de frufruzinho e abinha débil! Você deve estar se perguntando por que estou enfocando nisso…rsrsrs… a questão é que sabemos quanta picaretagem tem por aí! Meu trabalho é profissional e às vezes me aparece alguém perguntando em qual material está tal coisa que ela viu na internet. Quando olho para aquilo, até me arrepia a imagem. Tenho certeza de que nunca faria algo daquele jeito: frufruzinho e abinha débil mesmo. Me dizem que é bom, porque significa que a pessoa acha que tudo o que ela considera interessante na internet é meu, mas verdade que talvez eu tenha que estabelecer alguns pontos de como escolher materiais de qualidade, pois já comecei a trabalhar com isso, porque não encontrava nada assim pronto. Por outro lado, quero que saibam que é meu porque realmente tem meu raciocínio e provoca a aprendizagem que previ e não porque é só “bonitinho”. Não gosto de fachada! Sou prática e quero resultados!  Não gosto também de deixar, por exemplo, espaços desocupados no caderno interativo, então se sobrou um espação em volta da atividade, pode crer que não é meu. Detesto desperdício! Por isso falar tanto sobre o original! Quero ser reconhecida pelo que ofereço e não pelo que outros veem do meu trabalho e tentam imitar. Original é muito melhor!

Se curtiu a ideia do CADERNO INTERATIVO, no site da loja tenho PRODUTOS ORIGINAIS, a um preço acessível e feitos de autoria, sem ficar imitando ninguém. É trabalho meu mesmo! Para ver os títulos disponíveis, clique no banner a seguir:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *