A polêmica LETRA CURSIVA

POLEMICA.CURSIVA.BANNER.fw

A letra cursiva é o tema deste artigo, mas antes de escrevê-lo, tive que planejar muito bem o texto, pois o assunto é polêmico e há muito mais o que se falar do que caberia em um simples artigo de blog.

Esse tipo de letra foi, aos poucos, sendo cada vez menos usado nas escolas. Com o estudo das hipóteses de escrita, os alunos passaram a escrever mais com a chamada “letra bastão” ou “letra de forma maiúscula”, mas não se pensou, na época, em quais seriam as consequências de tanta dedicação à sondagens de escrita e a analisar o pensamento de ESCRITA do aluno.

Já tinha falado em outro artigo sobre a sondagem de leitura, que não é mencionada nas escolas, de um modo geral e hoje é a vez da letra cursiva, que há algum tempo atrás figurava como vilã nas classes de alfabetização. Sempre ouvi que não deveria trabalhar com cursiva, mas sempre o fiz, em classes de primeiro ano, desde o início do ano letivo.

A instrução era que os alunos só poderiam ter contato com a letra cursiva após a turma inteira estar alfabetizada e a justificativa era que poderia “atrapalhar” a alfabetização, deixar o aluno confuso.

POLEMICA.CURSIVA.1.fw

Hoje, não me arrependo de ter ido contra o sistema e sempre tive sucesso com meus alunos, com turmas inteiras alfabetizadas em pouco tempo. A cursiva nunca me atrapalhou. Na verdade, sempre notei que ela ajudava – e muito.

Com os estudos que faço hoje, sei bem o motivo. É comprovado que a letra cursiva desenvolve o reconhecimento de letras de uma forma diferente e mais aprofundada, dá ao aluno a possibilidade de criar uma identidade em sua escrita e, o mais importante, consegue desenvolver a leitura e a escrita de uma forma muito mais eficaz, trabalhando, inclusive, com a interpretação de textos, indiretamente. As áreas ativadas no cérebro pela escrita da letra cursiva provocam uma especialização funcional da aquisição de leitura e escrita. Ela é a única forma de escrever que consegue trabalhar ao mesmo tempo leitura e escrita, pois tem algo que a letra bastão não possui: união das letras. Aliás, um dos motivos para termos tantos alunos com problemas de interpretação de textos é que a alfabetização com letra bastão faz, em nosso cérebro, um processo involuntário de desmembramento da leitura, o que ocasiona problemas de interpretação bastante graves.

POLEMICA.CURSIVA.2.fw

O traçado então, nem dá para contar tudo o que ele proporciona de benefícios. Foi feito um estudo, na Universidade de Indiana (EUA) muito interessante sobre o assunto do traçado. Dois grupos de crianças de cinco anos foram montados, todos com crianças que tinham conhecimentos parecidos sobre leitura e escrita.

O grupo que utilizou treinos de letra cursiva tinha uma atividade neural da área de leitura ativada. Essa mesma área não é ativada em atividades de digitação ou escolha de letras em um teclado, seja de tablet ou smartphone. Note que em um teclado as letras também aparecem separadas. A grande “sacada” da letra cursiva, como já expliquei, é a união. A letra cursiva ativa ainda os dois hemisférios do cérebro, o que é um super ganho para o aluno.

POLEMICA.CURSIVA.3.fw

 

A relação entre a pressão do toque do lápis ao escrever a letra cursiva, os movimentos feitos pela mão e a função cerebral são capazes de treinar nosso cérebro para integrar informação visual e tátil, juntamente com a destreza de coordenação que só a letra cursiva promove.

Fiz no slideshare uma apresentação, na qual exponho o que aconteceria se a letra cursiva fosse extinta, sobre os “contras” mencionados pela comunidade escolar e também um pouco mais sobre os benefícios, tudo bem estruturado e didático para que comecemos a dar maior atenção à ela. Espero que possa lhe auxiliar em sua formação pedagógica e também ampliar seus horizontes sobre a fase de alfabetização.

Na loja, tenho uns poucos materiais que podem ajudar, embora não sejam muitos. Veja primeiro os links dos materiais a seguir e depois, assista à apresentação!

treinandocursiva.letras

 

 

Treinando cursiva – letras do alfabeto:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/treinando-cursiva-letras-do-alfabeto.html

 

 

 

treinando cursiva coisinhas

 

 

Treinando cursiva – e outras coisinhas mais:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/treinando-cursiva-e-outras-coisinhas-mais.html

 

 

 

Veja a seguir a apresentação do SLIDESHARE sobre LETRA CURSIVA:

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *