Abril Vermelho dos VALORES HUMANOS

Chegou a hora de abrir mais um mês pedagógico em nosso Calendário Janaina Spolidorio da educação! Não acompanhou? Veja a seguir um resumo de meu calendário colorido da educação até o momento. Claro que já coloquei nele o mês de ABRIL. Ah, ainda não contei, né? Abril para nosso calendário é o ABRIL VERMELHO dos VALORES  HUMANOS!

Se você me acompanha, sabe o quanto sou comprometida com a educação! Há 8 anos estou na internet, propagando ideias e dicas, elaborando materiais que realmente funcionam e todos de minha autoria. Nada de picaretagem, como vemos por aí, desse pessoal que fica copiando dos outros. É tudo original mesmo, feito ali, linha a linha, letra a letra, ideia por ideia, pensado para realmente funcionar, do jeitinho que deve ser.

Resolvi começar assim, porque como é mês dos VALORES HUMANOS, a honestidade é um valor que está faltando bastante ultimamente, também em nossa área, da educação. A ética e a honestidade, mais exatamente, e o pior de tudo é que em pessoas que deveriam ensinar esses valores em seus blogs. Em lugar disso, copiam “a rodo” dos outros, só para terem popularidade, para crescerem à custa de quem produz. Lamentável tanto a pessoa fazer isso quanto alguém ler o que essa pessoa faz, pois está estimulando a desonestidade e a falta de ética. Digo tudo isso, porque confesso que esse pessoal atrapalha bastante quem produz, como eu e outras que trabalham diariamente para fazer a diferença na área. O mínimo que poderíamos ter é a decência de as pessoas colaborarem e não seguirem esse pessoal picareta, pois seguir alguém assim chega a ser vergonhoso do ponto de vista dos valores humanos! Seria hipocrisia falar do tema e não praticar, certo?

Valores humanos é algo que falta demais, como falei, e nós, adultos, deveríamos ser os primeiros a dar exemplos nesse caso. Há uma gama infindável de valores que precisam ser melhor trabalhados e este mês tentarei sugerir materiais que estimulem esse tipo de aprendizagem, para várias faixas etárias. Além disso, farei também o possível para explorar melhor o tema, o que não é muito fácil. Os valores humanos são bem abstratos e é preciso simplificar para que o material a partir deste conteúdo fique acessível e de fácil aprendizagem ( além de uma aprendizagem real ) com os alunos.

Se você tiver algum tema de VALORES HUMANOS que ache interessante que eu trate, deixe a ideia! Não prometo completamente que vou utilizar neste mês, mas como disse, farei o possível para utilizar o que conseguir. Embora eu tenha um cronograma de trabalho trimestral, para organizar minhas tarefas, sempre deixo algumas lacunas para “emergências” e se eu tiver uma ideia a partir de sua necessidade, não hesitarei em usar!

Desejo a você um mês muito humano, que expresse sucesso em relação à relação entre as pessoas e que faça realmente a diferença para todos! Como disse, se tiver alguma sugestão de tema ou algo que gostaria de ver em nossos canais neste mês, deixe nos comentários. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *