ALUNOS ATENTOS ( e interessados ) EM 5 MINUTOS

ALUNOS ATENTOS.fwTalvez por eu ter iniciado minha carreira em sala de aula como professora de inglês, em escola de inglês, tenha algumas técnicas não comuns aos professores polivalentes ou a quem fez pedagogia.

Para quem não conhece, as aulas CONVENCIONAIS de ESL – English as a Second Language ( tradução: inglês como segunda língua ), têm uma estrutura mais ou menos fixa, principalmente se você tiver feito algumas dezenas de cursos “especiais” como eu fiz. Logo de cara, já fui apresentada a esta estrutura e durante muitos cursos ela sempre persistiu, talvez porque fosse a estrutura de aula mais adequada e que desse maiores resultados mesmo.

Ao mudar para polivalente, modifiquei algumas coisinhas na estrutura de aula de inglês que eu estava acostumada, mas uma delas sempre teve um resultado estrondoso e muito bem-sucedido quando usei: o “five-minute activity” ou “warm-up”.

A sugestão é bem simples! Basta iniciar sua aula com uma atividade rápida, com a turma toda, em estilo “aquecimento” ( o warm-up ). Também não é difícil de preparar e quando já faz um tempo que está usando, fica mais fácil ainda!

O princípio da atividade é bem simpático: se o aluno prestar atenção nos primeiros 5 minutos de sua aula, o restante estará mais garantido do que se ele não prestar atenção. Os 5 minutos são primordiais e centenas de estudos sobre o assunto provam isso. A grande sacada de tudo é exatamente usar esses 5 minutos para introduzir o assunto que você vai tratar… ou não!

Veja algumas dicas bem legais para conseguir TOTAL ATENÇÃO da turma nos primeiros cinco minutos de aula:

 

  1. Rearranje as carteiras: começar a aula mudando de lugar instiga a curiosidade. Só o fato de mudar as carteiras de lugar irá certamente chamar a atenção de seu aluno. Algum sempre pergunta “o que vamos fazer hoje?” e os outros já ficam curiosos. Isso conseguirá dar conta de trazer a atenção da classe para a aula.

Não adianta, contudo, rearranjar e dar sempre o mesmo tipo de aula, tente começar de forma diferente! Faça perguntas, charadas sobre a lição, pergunte quem sabe tal coisa, tente mudar a dinâmica inicial.

 

  1. NÃO peguem os livros: se os alunos usam livro didático ( coisa, aliás, que acho o “crime da mala”… já que cada aluno é diferente do outro ), peça para NÃO pegarem o livro. Comece a aula de forma diferente do usual. A surpresa é sempre um fator que provoca atenção. Quebrar uma rotina traz atenção e ela pode ser favorável à sua aula. Mesmo que tenha de utilizar o livro depois, comece a aula com uma atividade extra ou com uma lição diferente e só depois passe ao livro.

 

  1. Use um provocativo: provocativo que digo, na verdade, é uma pergunta, um jogo de forca ou até uma palavra embaralhada relacionada ao que você irá ensinar no dia. Vai dar aula sobre substantivos hoje? Escreva na lousa SOVBSTATINSU e pergunte quem consegue desembaralhar as letras e descobrir o que é. Em seguida, aproveite e faça uma revisão! Pergunte quem sabe o que é, quais são os tipos, quem tem um exemplo. Chame um aluno na frente da classe e peça para o restante da turma dizer substantivos que podem ser notados quando olhamos para ele. O provocativo chama a atenção para o conteúdo e é um grande aliado do professor!

 

  1. Coloque um vídeo curto: a internet está cheia deles! Use um vídeo curto, seja de música, animação ou qualquer outro e relacione-o com o que está estudando. Me lembro uma vez em que íamos estudar sobre os movimentos da Terra… comecei a aula mostrando aos alunos um vídeo com fotos da terra anoitecendo, muito curiosas. O vídeo tinha menos de 1 minuto e foi excelente para o assunto!

 

  1. Comece com um jogo: pode ser uma forca, jogo da velha ou qualquer outro jogo, bem rápido. A intenção é mesmo chamar a atenção de todos. Se os alunos forem estudar, por exemplo, mamíferos, faça um jogo da velha e coloque como palavra oculta “baleia” ou “morcego”. Ambos têm características interessantes para mamíferos. Pergunte o que os alunos sabem sobre o bicho, brinque em seguida de sim ou não, tipo se o bicho é ou não mamífero.

 

Espero ter ajudado de alguma forma! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *