AS REGRAS DA TURMA!

Começo de ano letivo é a oportunidade perfeita para fazer alguns COMBINADOS com a turminha!

Estamos muito animados, queremos que tudo dê certo durante o ano, mas certamente é preciso deixar claro para os alunos o que podem e não podem fazer, para que a aula transcorra da melhor forma possível. As regras são necessárias para um bom convívio e uma boa aprendizagem.

Além de tudo isso, ainda é preciso saber que elas devem existir e que para vivermos em sociedade, é preciso segui-las. Esta aprendizagem, além de produzir melhores efeitos na aula, fazem parte da formação de um cidadão consciente.

Não adianta, contudo, abordar as regras ou combinados em uma aulinha e depois não dar atenção para elas. Sei disso, pois passei por um longo aprendizado sobre como trabalhar REGRAS com os alunos.

A melhor forma, ao meu ver, é trabalhar sim as regras, mas em pequenas doses, durante  o primeiro mês de aula. Lógico que é legal abordar logo no primeiro dia, mas quando trabalhamos um pouquinho por vez, durante um  período, parece que os alunos assimilam melhor. Claro! Desta forma, conseguimos ativar a memória de curta duração várias vezes e por fim o conteúdo é assimilado.

Certamente que trabalhar REGRAS e COMBINADOS com a turma demanda tempo e não podemos “perder” tempo combinando regras com os alunos. Sabemos que não é perda de tempo, mas mesmo assim queremos cumprir nosso planejamento e dá a impressão que esse tempo destinado às regras “come” o tempo.

Pensando em tudo isso, desenvolvi um material que, ao mesmo tempo, trabalha com as regras e combinados e desenvolve alguns conteúdos essenciais que os alunos precisam treinar. Você poderá trabalhar muito melhor com os combinados e ainda “ganhar” tempo – e aprendizagem – com eles.

AS REGRAS DA CLASSE - BLOG.fwPara saber mais sobre o material e dar uma espiadinha na AMOSTRA, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *