Atividades GRATUITAS – CORONAVÍRUS

ATENÇÃO: o que deve ser compartilhado é o vídeo do YouTube ou o link deste artigo. NÃO COMPARTILHE AS ATIVIDADES DIRETAMENTE.

O Coronavírus tem sido uma preocupação mundial. Como é algo recente, pelo menos enquanto escrevo este artigo, ainda não há tratamento ou vacina para a doença. Embora seja uma espécie de gripe, pode ser fatal.

Algumas pessoas me pediram para elaborar um material sobre o tema e colocar na loja. Considerando, contudo, que é um tema de preocupação mundial e sabemos que nosso dever como profissionais responsáveis da educação é informar a população quando surgem eventuais temáticas assim, elaborei sim um material, mas o disponibilizo aqui, ao final da postagem, de forma GRATUITA, uma vez que temos que espalhar o máximo que pudermos as informações sobre a doença e as crianças são ótimas mensageiras. Lembre-se: para espalhar o material você deve utilizar o link do vídeo no YOUTUBE ou o link desta POSTAGEM. Nunca coloque diretamente as atividades em grupos, porque vai contra a lei de direitos autorais, como crime de contrafação.

A conscientização sobre sintomas, formas de contaminação e prevenções é imprescindível em situações como esta.

Preciso, contudo, que você tenha consciência de que, por ser algo novo, o Coronavírus pode sofrer alterações de informação. Desta forma, ao trabalhar com a atividade você terá em mãos informações que eu coletei até o dia em que foi elaborada a atividade… na verdade, as atividades, porque há uma versão para alfabetização e outra para alunos já alfabetizados e TODAS ALINHADAS À BNCC, naturalmente.

Peço um especial cuidado em relação às informações da atividade, porque, como comentei, novas informações são dadas pela mídia diariamente. Coloquei, por exemplo, no material, a suspeita de transmissão por animais, mas NÃO É CONFIRMADA. Na ocasião em que elaborei o material o primeiro caso em um cão, em Hong Kong, tinha sido encontrado. A suspeita é que o dono teria transmitido ao bichinho a doença. Desta forma, não custa nada ter maiores cuidados de higiene, evitando um contato tão direto com os animais, CASO O VÍRUS CONSIGA SE ALASTRAR NO BRASIL, até mesmo para proteger os bichinhos também.

ATENÇÃO: Dias depois de escrever o artigo, foi confirmado que os bichinhos não apresentam casos de Coronavírus. Desta forma, ao trabalhar com o material, aproveite a mudança de informação para enfocar em quanto uma nova doença, desconhecida, precisa ser observada e estudada para que os fatos sejam realmente verdadeiros. Muitas notícias falsas também circularam sobre o vírus. Aproveite para trabalhar com estas notícias também, indicando o quanto é importante ter confiança na fonte da notícia.

Embora eu esteja colocando a atividade, não significa que é uma realidade nossa. Até o momento em que a coloquei havia apenas um caso confirmado, vindo de uma viagem para a Itália. É importante informarmos a população, mas não de maneira a instaurar terror ou comportamentos fora dos parâmetros por conta da epidemia. Acredita-se, inclusive, que talvez o vírus não tenha muita sobrevivência em locais mais quentes, como é o caso do Brasil.

Ao dar a atividade, por esse motivo, verifique se houve atualização das informações referentes ao coronavírus e faça a comparação, inclusive, com sua turma.

A BBC tem colocado reportagens bem completas sobre o vírus e foi nela que encontrei uma das melhores que pesquisei. Você confere o conteúdo no link https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51673933 , mas é legal, reforçando, que verifique se as informações não mudaram. Por ser uma doença nova, todos os dias temos novidades.

O material trabalha com as habilidades EF15LP01, que diz respeito à função social dos textos, EF15LP03, que prevê o trabalho com localização explícita de informações em um texto e com a EF15LP04, que busca o efeito do sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. Além destas habilidades, você, professor, pode ainda utilizar a EF15LP02, que cuida da pré-leitura e, para alunos do terceiro ao quinto ano, a EF35LP01, que compreende a leitura silenciosa e depois em voz alta, cuidando da fluência do aluno.

Peço que, antes de fazer o download do material, assista o vídeo que disponibilizo no YOUTUBE sobre o assunto, porque ele traz outras informações igualmente essenciais ao seu trabalho com o material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *