Atividades Interclasses

ATIVIDADES INTERCLASSES.BANNER.fw

Embora atividades INTERCLASSES sejam uma ótima pedida no universo escolar, poucos professores aderem ao conceito de forma plena. O caso é que, para uma atividade interclasse, é preciso que DOIS professores, no mínimo concordem e abracem a ideia e sabemos que nem sempre é fácil encontrar super parceiros de aprendizagem.

Quando falo sobre ATIVIDADES INTERCLASSES, não quero dizer uma apresentação de poesia ou um teatrinho que uma classe fez para apresentar para as outras classes. Uma atividade interclasse REAL é aquela que traz um planejamento CONJUNTO, fruto do esforço de dois ou mais professores, e que sugere um INTEGRAÇÃO COMPLETA de todas as partes envolvidas.

ATIVIDADES INTERCLASSES.1.fw

A atividade interclasse não tem necessidade de ser da mesma série e nem do mesmo período. Imagine o sistema de funcionamento de uma faculdade que tenha uma AÇÃO CONJUNTA do setor comercial com o setor de marketing, em relação ao setor de pós-graduação.

Note que cada setor, nesse exemplo, seria como uma classe diferente na escola! O setor comercial cria uma promoção para a pós-graduação. O pessoal da secretaria de pós-graduação tem que estar por dentro do que acontece, nesse caso, no setor comercial, para poder montar e efetuar matrículas. O setor de marketing, por sua vez, deve fazer propagandas, ações na internet, malas diretas, que deixem todos os possíveis interessados a par da nova promoção, para que a proposta do setor comercial dê certo.

ATIVIDADES INTERCLASSES.2.fw

Compreende agora que cada setor – ou classe – tem sua própria tarefa, mas tudo em torno de um mesmo tema? Além disso, um depende do outro para dar certo. Sem que todos estejam envolvidos, o trabalho é em vão.

Assim deve ocorrer com atividades interclasses! Elas devem ter:

  1. Propósito – no caso do exemplo, é uma promoção comercial de pós-graduação. Para sua sala de aula pode ser uma ação de prevenção à dengue, uma campanha de economia de água ou até uma simples pesquisa de opinião.
  2. Integração – todos os envolvidos, ou seja, as classes participantes, devem ter conhecimento do que se trata. Não adianta uma classe fazer tudo e as demais apenas ficarem olhando ou fazer uma participação indiferente. Esta parte, no exemplo, seria uma mistura entre uma reunião entre setores e a ação de marketing. Os professores, no caso da escola, devem se reunir para compreender melhor a proposta ( planejamento ) e serão os multiplicadores da ideia ( marketing ).
  3. Resultados – é preciso que haja resultados para que todas as classes possam interagir e seja um verdadeiro interclasses. A participação efetiva é que provoca essa participação total dos alunos. Além de tudo, eles aprendem a trabalhar em equipe ( a classe ), coordenando ação com outros setores ( outras classes ) e notam um propósito diferente na aprendizagem, um que é mais aproximado da vida real. Todos devem saber dos resultados, para poderem notar que sua participação fez a diferença.

ATIVIDADES INTERCLASSES.3.fw

Que tal um exemplo mais prático? Vamos aproveitar a ideia da campanha de economia de água!

O propósito geral é a conscientização da necessidade de poupar água, visto que cada vez mais se torna evidente que as pessoas tenham consciência de como fazer e o porquê de economizar a água.

Cada turma seria responsável por uma PARTE DA AÇÃO. Os mais velhos, por exemplo, poderiam fazer uma pesquisa de problemas relacionados à água e transformar as informações coletadas em um texto de fácil compreensão, para os menores, e também em uma apresentação do problema geral, com proposta para implantarem mudanças na escola, que é o local mais próximo de todos os envolvidos e, posteriormente, para uma campanha que chegue aos lares dos alunos.

Após a apresentação do problema, os menores poderiam fazer um levantamento de quais locais da escola podem ter uma economia na água – lavatório, banheiro, limpeza, cozinha –  e apresentar sua pesquisa para uma terceira turma, de idade intermediária, que também teria participado da apresentação do problema pelos mais velhos.

A turma intermediária, por sua vez, poderia, em grupos, encontrar soluções de economia para os vários setores de uso de água da escola. Apresentaria aos demais – menores e maiores – as soluções encontradas e fariam uma listagem para ficar mais prático.

Após todo esse trabalho, os grupos poderiam ser mesclados e, cada um deles, poderia cuidar de uma área da escola para que os planos de preservação de água sejam colocados em prática.

Note que todas as turmas sugeridas – menores, maiores e intermediários – foram incluídas com participações dentro de suas possibilidades e que, ao final, todos estariam trabalhando em conjunto para que a ação aconteça. Tudo isso poderia se tornar um boletim informativo, enviado a todas as famílias dos alunos, contando sobre a ação e os alunos participantes já teriam incorporado o conteúdo de forma natural e efetiva.ATIVIDADES INTERCLASSES.4.fw

Trabalhos interclasse deveriam ocorrer mais nas escolas, mas para que seja possível, o COORDENADOR deve participar da articulação deste trabalho! Ele é um articulador e seu papel é importante também na ação. Ele deve ser uma ponte de comunicação entre todos os setores. Deve ter uma visão geral do problema e ligar os pontos a todos, cuidando para que pontes de informação não se percam.

Espero que tenham gostado do tema! Ele foi sugerido por Eliana Gonçalves, uma das seguidoras de nossa fanpage do FACEBOOK na promoção da semana do professor referente às redes sociais. Me empenhei bastante em deixar o assunto claro e dar um exemplo prático, pois consideramos a proposta extremamente interessante e necessária nas escolas!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *