Durante o ano temos algumas datas que nos remetem à ampliação da cultura brasileira na sala de aula e novembro traz a Consciência Negra.
A data escolhida, 20 de novembro, marca o dia em que Zumbi dos Palmares morreu. Sua liderança na luta contra a escravidão no Brasil foi o motivo da escolha da data, pelo movimento negro brasileiro, para representar o Dia da Consciência Negra.
Relembrar características culturais de influência africana é uma maneira de mostrar a importância dos africanos escravizados e de seus descendentes na formação social do Brasil e ampliar os conhecimentos da turma no que diz respeito à formação do povo brasileiro.
Alguns materiais da loja virtual trazem um pouco desse contexto, em títulos variados e também em atividades que se destinam a séries variadas. Veja algumas sugestões interessantes:
Álbum da Consciência Negra: aproveite para trabalhar as influências africanas neste álbum simples, mas com uma estrutura bem apresentada do contexto. Clique na imagem para ver a amostra e saber mais!
2. Histórico, reflexões e influências: material enriquecedor, que traz um pouco do histórico social e cultural dos africanos e afrodescendentes. Clique na imagem para ver a amostra e saber mais!
3. Consciência negra em 4 fatos: atividades simplificadas, com o uso de um tema relacionado ao contexto por semana. Bem interessante para trabalho com sequenciada! Clique na imagem para saber mais e ver a amostra!