Brasil Império – Primeiro Reinado

PRIMEIRO REINADO.BANNER.fw

A época da história do Brasil logo após a famosa independência recebe o nome de Brasil Império.

O Brasil Império pode ser dividido em três períodos: primeiro reinado, período regencial e segundo reinado.

O primeiro reinado, protagonizado por Dom Pedro I como nosso governante, foi um período super turbulento.

Logo após a independência foi preciso fazer uma Constituição e quando esta ficou pronta, causou revolta em parte da população, pois muitos não concordavam com algumas partes da Constituição de 1824. O fato de Dom Pedro I ter um poder moderador, por exemplo, era algo que muitos eram contra. O poder moderador o deixava praticamente com todo o poder de decisão. Outras resolução também eram revoltantes para a época.

Foi exatamente por causa de algumas decisões presentes na Constituição que houve a Confederação do Equador, ocorrida no Nordeste e iniciada em Pernambuco. A revolta acabou de modo agressivo, com a morte de diversas pessoas.

Quase que em seguida, Dom Pedro I enfrentou a Guerra da Cisplatina, atual Uruguai e teve períodos difíceis em sua vida pessoal, que acabaram afetando, de certa forma a população. Tudo terminou brevemente, quando assinou sua abdicação ao trono em favor de seu filho, Dom Pedro II.

Este é um resumo de todos os fatos tratados em partes no material “Brasil Império – Primeiro Reinado”, lançado na última semana na loja virtual.

PRIMEIRO REINADO.fw Se você está trabalhando com história do Brasil e precisa de atividades prontas sobre o assunto, este material pode lhe auxiliar imensamente! As atividades são elaboradas com base em pesquisas recentes sobre memória e ajudam o aluno a fixar os conteúdos durante o uso.

Para saber mais sobre o material e dar uma espiadinha na amostra, use o link a seguir:

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/brasil-imperio-primeiro-reinado.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *