CADERNO INTERATIVO – Dicas preciosas!

Pode ser que você queira usar o caderno interativo, mas ainda está receoso, ou ainda pode ser que já use e saiba como ele pode se tornar “vital” em sua turma. De qualquer forma, dicas nunca são demais quando se trata desta excelente ferramenta de aprendizagem!

E vamos a elas!

INTERATIVO.1.fwSe me perguntar, vou sempre lhe responder brochura. Por quê? Simplesmente INTERATIVO.6.fwporque o espiral tem mais contras do que prós depois que você começa a usar o material.

O espiral é convidativo para o aluno arrancar páginas caso precise de uma folha. Além disso, como o caderno interativo fica com páginas pesadas, pois é composto por recorte e colagem, pode ser que por si só as folhas comecem a desprender do arame espiral.

O brochura é mais resistente, no caso e reforço a ideia em agosto deste ano!

Em agosto será quando o projeto Artur estará no YouTube e em um dos episódios eu começo a usar o caderno interativo com o Artur ( que não o usa na escola ). Dou várias dicas durante o vídeo, mas a primeira delas é sobre o tipo de caderno: brochura, claro! Se possível, capa dura.

Não sabia sobre o PROJETO ARTUR? Dê uma passadinha no meu canal YouTube para dar uma espiada! Já há dois vídeos de introdução ao projeto!

Clique em: http://ow.ly/44gF301mzeR

Aproveite e clique no botão de se inscrever, no meu canal!

INTERATIVO.2.fw

Mesmo quando monto o CADERNO INTERATIVO para colocar na loja, não tenho dúvida: é a cola bastão! Sim! Já usei cola líquida para montar as páginas e me arrependi… amargamente.

A cola líquida, mesmo usada em pouca quantidade, deixou algumas marcas nos cantos onde usei. Imagine o que pode ocorrer quando o aluno usar esse tipo de cola… ainda mais se não estiver acostumado…

Imagine a cena: cantinhos de papel rasgando pela quantidade de cola, páginas grudando, porque a cola vazou para os cantinhos e fulano não esperou secar para fechar o caderno, mãos melecadas por vários cantos da sala. Precisa dizer mais?

A cola bastão, embora nem sempre seja tão forte quanto a líquida, certamente funciona melhor com o caderno interativo. É só uma questão de costume, para saber se ficou ou não firme a colagem!

INTERATIVO.3.fw

Na hora de recortar, às vezes vira aquela bagunça o monte de quadrinhos recortados. E como não perder os recortes?

Use um recipiente para que os alunos coloquem os recortes. Cada aluno deve ter seu próprio recipiente. Você pode usar materiais bem baratinhos, como pratinhos plásticos fundo, por exemplo, ou mesmo copinhos.

Coloque o nome do aluno no recipiente e guarde-o sempre em um canto do armário para não perder. Quando for usar o CADERNO INTERATIVO, basta tirar do armário e distribuir.

Enquanto o aluno recorta, já coloca dentro do recipiente. Fica tudo bem organizado e ele não perde suas peças.

INTERATIVO.4.fwINTERATIVO.7.fwÀs vezes pode ocorrer de o aluno ter que estudar melhor alguma página do CADERNO INTERATIVO, ou então apenas marcar alguma página que falta terminar!

O marca-página pode cair bem em quaisquer dessas situações e também em outras mais que surgirem.

Use uma fita e cole-a na contra capa do caderno. É bem fácil e prático!

INTERATIVO.5.fwDificilmente deixo de recomendar o ENVELOPE na contra capa inicial do caderno. Isso porque ocorre de algum aluno não terminar de montar a lição e ele pode ser útil para guardar as peças recortadas para terminar depois.

O envelope é um recurso necessário ao trabalho e não deve ser negligenciado! Mesmo que o aluno seja bem organizado, pode ocorrer de ter que terminar a aula antes por algum motivo e o ENVELOPE é o lugar perfeito para guardar materiais de modo a não perder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *