CADERNO INTERATIVO E APRENDIZAGEM

Imagine um recurso fantástico, que promove bem a aprendizagem e ainda mantém os alunos bem ocupados e engajados em suas tarefas de sala de aula. Felizmente, é possível tornar tudo isso realidade, com o CADERNO INTERATIVO.

O CADERNO INTERATIVO é importante, porque ele dá ao aluno a oportunidade de usar princípios tecnológicos atuais em algo tão antigo quanto o papel.

É isso mesmo que você leu! Princípios tecnológicos super atuais. Não sei se você me acompanha ou se é sua primeira vez aqui no blog.

Independente disso, acho importante ressaltar que um bom CADERNO INTERATIVO deve ser feito com intenção. Não adianta fazer abinhas e pronto.

Não sei se cheguei a mencionar antes, mas faço MBA voltado para a área de tecnologia digital e meu artigo final será sobre o uso de UX no apoio à aprendizagem.

paper prototypePara quem não conhece o termo UX, se refere à experiência do usuário. É o estudo de como fica mais fácil para o usuário da tecnologia se guiar dentro de um site.

Para montar a tela, os UXers, que são os arquitetos de informação, fazem montagens e uma delas é esta que você vê ao lado.

Se você já usou o CADERNO INTERATIVO, certamente notará que se parece bastante com um deles, certamente que com mais detalhes.

Pense bem o quanto seus alunos usam aparelhos eletrônicos com telas na atualidade. Imagine que o CADERNO INTERATIVO usa o mesmo princípio usado nestes aparelhos com os quais eles interagem.

BINGO.fw

Sim, usar CADERNO INTERATIVO é, portanto, garantia de “cartela cheia” na aprendizagem. São muitos os pontos positivos do uso dele em sala, além de ser um excelente recurso de várias maneiras. Veja a seguir alguns fatos interessantes sobre o CADERNO INTERATIVO que mostram o quanto ele ajuda na aprendizagem – com algumas dicas adicionais, claro! Durante as dicas, algumas sugestões de cadernos interativos para você!

1 – Deve ser interativo para o aluno: como disse anteriormente, não é só colar a abinha e pronto! Certamente que os CADERNOS INTERATIVOS seguem a idade, portanto quanto maiores os alunos, mais complexos devem ser os recursos de recorte e colagem. O importante é que o aluno FAÇA TUDO. Para que ele fique bonito, basta sua orientação. Sempre recomendo que o professor tenha um caderno também e faça a atividade antes. Desta forma, poderá mostrar aos alunos antes que eles montem os deles.

Ao mostrar o seuCADERNO INTERATIVO - PLANTAS E ANIMAIS.fw CADERNO INTERATIVO, explique como fica a aba, mostrecomo pode ser um bom recurso para
estudar e faça alguns treinos visuais com os alunos. Exemplo: imagine que estão estudando PARTES DA PLANTA. Mostre seu caderno e peça para que os alunos expliquem a função de cada parte mostrada, conferindo a resposta ao levantar as abas.

O exemplo vem deste caderno ao lado! Se acho interessante e quer saber mais sobre ele, clique aqui.

2 – Planeje o uso pensando nos alunos: CADERNO INTERATIVO leva bastante tempo para montar. Se você acha que não dispõe de tanto tempo, divida a tarefa do caderno em partes. Pode ser montagem em um dia e preenchimento em outro, por exemplo. O importante é que o tempo do CADERNO INTERATIVO seja plenamente aproveitado.

CADERNO INTERATIVO - CONSCIENCIA FONOLOGICA.fwPosso garantir que o CADERNO INTERATIVO dá excelentes resultados, mas é de grande importância que o aluno aproveite ao máximo cada fase de sua montagem, desde o recorte das peças até a montagem e preenchimento. Os mínimos detalhes fazem diferença.

Depois de montados, reserve alguns minutinhos, não muitos, para treinar um pouco como funciona a lição, no modo “estudar”. Exemplo: O aluno observa uma imagem e deve dizer quantas sílabas ela tem. Em seguida, deverá conferir na aba interativa se sua resposta está correta.

O exemplo foi tirado do CADERNO INTERATIVO de apoio à CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. Se acho legal e quer saber mais sobre ele, clique aqui.

3 – Aprendizagem é o foco: não só os alunos aprendem ao montar e usar o caderno, como você também! Como é um recurso diferente do tradicional, com o tempo, você aprende detalhes importantes de como trabalhar com ele!

Acontece, por exemplo, de muitos alunos cortarem abas de colagem. Para evitar, peça sempre para os alunos pintarem as abas. Com elas coloridas, será mais fácil eles lembrarem que não devem cortá-las.

Outro exemplo clássico é que os alunos costumam perder as peças ou misturá-las com o lixo que sobra dos recortes. Há várias formas de evitar que isso ocorra. Uma delas é que cada aluno tenha um potinho onde colocar ou as peças ou o lixo. Isso evita de ficarem levantando a todo momento para jogar fora o lixo e também de perderem as peças.

Para não misturar as peças com o aluno do lado, caso estejam sentados em duplas, basta pedir que anotem no cantinho das peças a inicial do nome. Esta é uma outra dica bem bacana!

São muitos os detalhes de uso, mas como mencionei anteriormente, todos levam a uma coisa: aprendizagem. É assim que o aluno aprende a estudar, a estar engajado no conteúdo, a se organizar, a criar estratégias próprias para aprender a aprender!

Tenho na loja vários títulos de caderno interativo, que você pode conferir clicando aqui.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *