CADERNO INTERATIVO e seus segredos de aprendizagem

Já faz um bom tempo que monto cadernos interativos para a loja virtual e também que ajudo a entender melhor a ferramenta, além de propor maneiras de utilizar a fundo o caderno, proporcionando melhores aprendizagens.

INTERATIVO ARANHA

 

RECORTA E MONTA!

Recortar e colar são princípios fundamentais do caderno interativo. É exatamente esse exercício, que a princípio parece tão mecânico, que confere a ele um dos segredos de, além de ser popular entre os alunos, proporcionar tão boa aprendizagem.

As peças recortadas tomam forma ao serem montadas e coladas, para fazer a colagem, o aluno precisa refletir sobre a montagem, dividir e organizar as informações coletadas nas peças.

O caderno interativo proporciona, em realidade, um tipo de organizador gráfico, que consegue resumir conceitos importantes ou treinar conhecimentos, sendo ordenados de forma lógica e sequencial, o que é mais importante ainda, pois desenvolve o raciocínio de forma indireta e ainda assim aprofundada.

No fundo, o que importa é que possamos fazer o aluno entender a ideia principal de um texto ou conceito. Sim, eles têm livros, internet e outros recursos de leitura para obter informações, mas tudo isso não consegue motivá-los o suficiente para rever e estudar informações, a não ser que seja de grande interesse para eles.

O caderno interativo consegue atingir com louvor o interesse no quesito consulta. Ele é muito mais prático para buscar informações de modo interativo. Como foi o próprio aluno quem recortou, colou, montou a informação, ele sabe exatamente onde procurar e por ter interagido com a montagem, ele consegue sempre lembrar que a informação está lá. Coisas de neurociência…  No final, o caderno interativo se transforma mesmo é em uma ferramenta para o aluno construir sua aprendizagem.

INTERATIVO MIXFALEMOS  DA  COLAGEM!

Ok, falei um pouquinho da colagem no item anterior, mas vamos aprofundar um pouco, porque ela ajuda muito na aprendizagem, mesmo porque as atividades têm objetivos bem alinhados.

O caderno interativo não deixa de ser um scrapbooking. As peças são montadas e coladas em um caderno, que se torna uma referência, se usado com a importância que lhe deve ser dada.

O princípio de álbum é interessante, porque é exatamente isso que o caderno interativo se torna. O álbum nos remete ao conceito de memórias e o caderno interativo também. As memórias de aprendizagem do aluno são mantidas num mesmo portador, o caderno interativo, que tem a função de organizar o que foi aprendido e manter em ordem cronológica, o que facilita ainda mais a consulta.

APRENDIZAGEM COLORIDA

INTERATIVO CARACOL    Além de recortar, colar, montar, ainda tem o quesito da cor. Sim, é importantíssimo colorir as peças. Se o aluno é visual, nada melhor do que a cor para lembrar e selecionar informações.

Embora você possa optar por pedir ou não para os alunos pintarem o caderno interativo, vamos combinar que 90% do que os alunos aprendem é por modo visual e mesmo que só o recorte e colagem possam potencializar muito a aprendizagem, a cor dá um “plus” no material.

Pode até ser que o aluno não perceba, mas inconscientemente ele certamente terá a ajuda das cores para lembrar das peças e ao colorir ele terá ainda maior interação com cada uma delas.

Para não ficar cansativo, você pode determinar regras de cores, de acordo com a atividade. Se estiver, por exemplo, trabalhando operações matemáticas, determine uma cor para contorno de bordas. Se for adição, a borda deve ser sempre amarela, se for subtração, sempre azul e assim por diante! A cor, nesse caso, ajuda também a selecionar informações.

Na loja virtual, como comentei, há uma boa variedade de cadernos interativos que você pode usar com seus alunos. Até quando escrevi esta postagem, contava com 22 títulos diferentes. Claro que sempre tento colocar mais, mas conforme consigo. Se ficou interessado, basta clicar no link ou na imagem a seguir!

Link dos cadernos interativos: https://janainaspolidorio.com.br/caracol-multiplicativo-interativo.html

CADERNO INTERATIVO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *