CADERNOS INTERATIVOS e o SUCESSO na APRENDIZAGEM

Há quem ache que quando falamos de INTERATIVO estamos falando de computador, tecnologia… e quem pensa isso não poderia estar mais equivocado! INTERATIVO é algo que tem INTERAÇÃO. A interação depende da atenção e do relacionamento. Pense bem e verá que INTERATIVO não é sinônimo imediato de digital.

Quando você está conversando com um amigo, há uma interação de assuntos, pois senão não estariam conversando. Quando você está fazendo uma compra em uma loja, com um vendedor, há uma interação, pois ele supostamente vai descobrir o que você precisa ou quer e você vai avaliar o que ele tem a lhe oferecer, se está de acordo com o que espera. INTERAÇÃO está em vários momentos de sua vida desde sempre e você talvez nem perceba bem!

Estou falando isso, porque não é algo raro algum seguidor me perguntar: CADERNO INTERATIVO É FEITO NO COMPUTADOR? Isso porque INTERATIVO, para grande parte das pessoas, remete ao pensamento de interação homem-máquina.

Estamos no MAIO CINZA – MÊS DA INOVAÇÃO e volto a falar que inovação não tem a ver com aparelhos, e sim com PENSAMENTO. Inovar e CRIAR novas coisas, novas oportunidades e, no nosso caso, novas aprendizagens. Os CADERNOS INTERATIVOS certamente devem fazer parte da sala de aula, ainda mais no século XXI!

Quando damos aula, fazemos uma INTERAÇÃO com os alunos… mas nem sempre.

A intenção do CADERNO INTERATIVO é exatamente o que o próprio nome dele sugere: a interação entre um CADERNO e um ALUNO. A diferença entre a interação do CADERNO INTERATIVO e do “dueto” PROFESSOR-ALUNO em aula é que o aluno “dialoga” diretamente conteúdo. Isso significa, claro, que o CADERNO INTERATIVO atinge o aluno diretamente, porque para montá-lo, o aluno precisará dar sua ATENÇÃO ao caderno, coisa que nem sempre acontece quando anotamos no caderno regular.

Sejamos realistas! Nem todo aluno sabe organizar seu caderno – e muito menos seus estudos. Isso acontece porque ele NÃO ENTENDE direito o caderno regular. Cadernos regulares são pouco visuais e os alunos tiveram uma interação mínima com o conteúdo, só resolvendo atividades.

O CADERNO INTERATIVO, por sua vez, consegue ganhar vários pontinhos positivos neste quesito! Para poder montar as páginas, o aluno tem que gerenciar as informações contidas nas peças a serem montadas e coladas, organizando assim recursos visuais de estudo, o que torna tudo mais fácil, além de ter que resolver a proposta pedida. Tudo isso unido já tem um excelente início para a aprendizagem de algo!

Já aconteceu com você de ter que explicar novamente algo? Pois é, isso é vida de professor… que não inova! O aluno não lembra o que você explicou, porque não houve interação no momento em que VOCÊ explicou. Entendeu aqui o problema? VOCÊ EXPLICOU, não quer dizer que houve INTERAÇÃO e o aluno teve a ATENÇÃO necessária para lembrar depois.

O CADERNO INTERATIVO também consegue dar conta deste outro problema que costuma fazer parte de muitas aulas. Como é o aluno quem monta o caderno, não há como ele não prestar atenção, senão faz errado e se fizer errado, melhor ainda! Como é algo trabalhoso, certamente vai prestar atenção da próxima vez e, melhor ainda, se fizer errado vai também aprender a redobrar a atenção na hora da montagem e resolução, pois certamente antes de montar o caderno ele nem sabia como prestar atenção em uma aula! Rsrsrs…

Sabe aquele aluno que nunca fala nada e você não consegue atingi-lo? Além disso, ele é mediano para ruim nas tarefas e você não consegue manter um diálogo com ele? E sabe também aquele que é o furacão da aula e a todo momento está atormentando alguém? E sabe o resto da classe, cada um com seu problema ou solução? Pois então… o CADERNO INTERATIVO consegue atingir todos esses!

Sim, isso acontece, porque como é algo dinâmico, o CADERNO INTERATIVO atinge vários tipos de aprendizagem. Não importa se o aluno é cinestésico, interpessoal, linguístico, lógico… qualquer que seja sua forma de aprendizagem, o caderno interativo contempla.

Quem utiliza os CADERNOS INTERATIVOS em aula sabe! O sucesso que eles provocam na aprendizagem é estrondoso. Você consegue ver a APRENDIZAGEM no momento exato em que está ocorrendo e isso é lindo. Outra vantagem é que, depois de pronto, o caderno interativo vira uma ferramenta poderosa de estudo. As abas, bolsos e envelopes contribuem para o sistema de estudo ficar eficiente. O aluno pode, por exemplo, falara em voz alta as respostas e depois verificar, levantando abas, puxando a resposta dos bolsos e envelopes. Só deve-se tomar cuidado para que o caderno interativo não se resuma a abas, envelopes e bolsos, porque fica monótono e daí a interação perde o brilho! Digo isso, porque tenho visto muitas imagens com cadernos de abas na internet, numa parca tentativa de imitar quem cria e volto a dizer que se cair na mesmice, não dá certo.

Achei bacana retomar o tema dos CADERNOS INTERATIVOS, porque o resultado deles é fantástico em aula e sempre é bom reforçar que dão bons resultados. Muitos professores ficam preocupados com o tempo que pode ser gasto para a montagem em aula, mas depois de uma ou duas vezes feito, verá que os alunos ficam mais rápidos a cada nova montagem e também começam a exercer maior criatividade, que é um outro ponto positivo do caderno!

Espero de verdade ter ENCANTADO suas ideias com este texto e, se ainda não usa o caderno interativo, espero que tenha pelo menos ficado com vontade de experimentar! Se quiser ver alguns títulos que tenho deste tipo de material – e são MUUUUITOS!!! – clique no link a seguir! Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *