Como ensinar ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO

Adição e subtração são as primeiras operações matemáticas que ensinamos.  Uma vez que os alunos começam a aprender números e já têm uma maior fixação de numeração, pelo menos até 10, já é possível trabalhar tanto com uma quanto com outra! Claro que para alunos menores o concreto é essencial para esse tipo de aprendizagem.

Nesta postagem, decidi dar dicas de materiais e vídeos que podem auxiliar no ensino da ADIÇÃO e da SUBTRAÇÃO, desde os alunos menores até os maiores!

Para começar, que tal trabalhar com CADERNO INTERATIVO desde a Ed. Infantil? Imagine um caderno no qual os alunos podem resolver de forma concreta problemas matemáticos envolvendo números até 10 e ainda conseguem desenvolver melhor a coordenação motora! Quem usa caderno interativo sabe o quanto ele é precioso e até tem dificuldade para usar novamente o caderno regular, embora saibamos que ambos são importantes.

O CADERNO INTERATIVO DE PROBLEMAS ATÉ 10 ajuda demais a fixar melhor as operações para crianças menores e super recomendo para esta fase! Para ver mais detalhes, clique na imagem a seguir ou no link https://janainaspolidorio.com.br/caderno-interativo-problemas-ate-10-adic-o-e-subtrac-o.html

Ainda sobre números até 10, há uma porção de opções no site da loja também! Mas para encurtar esta postagem, que ainda terá ADIÇÕES e SUBTRAÇÕES para alunos maiores, sugiro ainda no quesito até 10 o vídeo do PROJETO ARTUR de números até 10. Ele traz algumas ideias interessantíssimas sobre o assunto. Veja o vídeo a seguir:

Conforme os alunos aprendem numeração, os números começam a variar e aumentar, tanto na ADIÇÃO quanto na SUBTRAÇÃO, mas a princípio o importante é o treino de ADIÇÕES e SUBTRAÇÕES simples, que é exatamente a proposta do ADIÇÕES SIMPLES e SEQUÊNCIAS, no link https://janainaspolidorio.com.br/adicoes-simples-e-sequencias.html

E também o SUBTRAÇÕES SIMPLES COM SEQUÊNCIAS, no link https://janainaspolidorio.com.br/subtracoes-simples-e-sequencias.html

Depois desta fase, na qual os alunos devem ficar “afiados” na ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO SIMPLES, começa a complicar um pouco a operação, porque inicia-se o trabalho com REAGRUPAMENTO e RESERVA.

Para muitos alunos, é preciso ir passo a passo mesmo, porque é nesta fase que grande parte começa a achar a MATEMÁTICA um “bicho-papão”. É preciso ir com calma e apresentar o máximo de estratégias para cada operação que conseguir, pois pode ser que o aluno não aprenda de uma forma, mas aprenda de outra! Uma estratégia que pode parecer complexa para você, pode ser mais fácil para seu aluno, pois cada pessoa aprende de maneira diferente. Veja a seguir ALGUNS vídeos do meu Canal YouTube que ensinam algumas dessas estratégias.

Meu favorito, sem sombra de dúvida, é o de REAGRUPAMENTO COM POST-IT. Acho que fica bem concreto e dificilmente o aluno não entende o conceito.

Uma segunda opção de ensino é o material concreto, como bolinhas de feltro, que são baratas e interessantes de utilizar. Veja o vídeo do meu Canal YouTube que ensina a técnica!

O terceiro vídeo desta parte, de SUBTRAÇÃO, traz como recurso de resolução a RETA NUMÉRICA. A BNCC deixa clara a necessidade do uso de reta numérica na aprendizagem, portanto super recomendo a estratégia. Infelizmente, muitos ainda não usam a reta, mas os resultados são muito bons. Veja no vídeo a seguir como utilizar.

 

E no terceiro vídeo, mais uma técnica para SUBTRAÇÃO COM RESERVA, mas com o uso de decomposição. Esta é um pouco mais avançada e pode causar o “ódio ou amor” de muitos professores. O ponto super positivo é que trabalha a decomposição e o aluno percebe a necessidade desse tipo de atividade, além de desenvolver o raciocínio. O ponto negativo é que é uma resolução mais demorada, mas note que o objetivo é entender o conceito, então quanto mais estratégias, melhor!

 

Para treino desse tipo de ADIÇÃO e de SUBTRAÇÃO, nada melhor do que o material MATEMÁTICA TOTAL, que contém 88 páginas recheadas de toda sorte de operações destes tipos. A intenção principal é o treino mesmo e você encontra mais detalhes no link https://janainaspolidorio.com.br/matematica-total-adic-o-e-subtrac-o.html

Passemos então ao CÁLCULO MENTAL. Uma vez que o aluno domina o conceito, é hora de desenvolver mais a aprendizagem. Para tanto, se torna necessário o CÁLCULO MENTAL. Calcular mentalmente operações matemáticas é algo necessário em nossas vidas, ainda mais hoje, em nosso mundo que se torna mais digital. Depender totalmente da máquina não é legal… claro que ela facilita, mas inteligência humana é inteligência humana e para que tenhamos pessoas capazes de operar – e até criar – máquinas e programas precisamos estimular o raciocínio.

Tenho material na loja tanto para ADIÇÃO quanto para SUBTRAÇÃO!

 

Para saber mais detalhes sobre o CÁLCULO DE ADIÇÃO, com MÉTODO DAS FLECHAS, clique em https://janainaspolidorio.com.br/aprendendo-calculo-mental.html

Para saber mais detalhes sobre CÁLCULO MENTAL DE SUBTRAÇÃO, clique em https://janainaspolidorio.com.br/aprendendo-calculo-mental-edic-o-subtrac-o.html

 

Basicamente, estas são algumas estratégias que recomendo para o ensino da ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO! Por meio dos vídeos e das sugestões de material, fica bem mais fácil a aprendizagem de vários conceitos que envolvem essas operações matemáticas.

Espero que tenha gostado da seleção de hoje do BLOG e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *