Como ter ALUNOS MOTIVADOS o ano inteiro

Começo de ano é a época em que todo mundo fica motivado. Ano novo, novas resoluções! Parece que tudo vai ser diferente. Os alunos estão animados, o professor está confiante que será um ano melhor.

Com o tempo, porém, seja por desgaste de rotina, seja por cansaço mesmo, parece que a motivação vai, aos poucos, acabando. Alunos desmotivados deixam a aula mais cansativa e o professor perde também a energia que antes tinha.

O segredo de aulas excelentes e com resultados o ano inteiro é a motivação constante. Há várias formas de motivar uma turma, mas hoje falarei de uma específica: as tags de incentivo.

faixa 1.tag.fw

Tag quer dizer “etiqueta”, em português. Na verdade, são pequenas etiquetas que são usadas dentro de um sistema pedagógico de incentivo, encorajamento, motivação. São pequenos papéis, tipo etiqueta, com frases e expressões relacionadas a momentos positivos da aula.

faixa 2.tag.fw

TAG.1.fwAs tags são impressas em uma folha sulfite. No caso, sugiro a impressão em folhas coloridas de cores diferentes, para um efeito mais visual. As tags ao lado foram impressas em papel LumiPaper, que além de ser colorido é bem resistente.

Como são entregues somente se o aluno merecer muito, pois ele deve se esforçar para ter a sua, não são precisas muitas impressões.

Após imprimir as tags, basta cortá-las e organizá-las da forma que achar melhor. Pode ser uma caixinha, por exemplo, pois elas não ocupam muito espaço.

Para uma melhor durabilidade, você ainda pode encapá-las com contact, em um dos lados.

faixa 3.fw

Quando algo é muito comum, perde o valor. Desta forma, não recomendo que entregue a todo momento uma tag aos alunos. Elas devem ser bem merecidas.

Claro que cabe a cada professor os critérios usados, mas recomendo que tenha um objetivo alcançado ao entregar uma tag. Se o aluno tem dificuldade em participar, por exemplo, e começou a se mostrar mais interessado na aula, fazendo até perguntas bem pertinentes e completando suas lições, certamente merece uma tag.

Além das entregas por merecimento, em geral, você pode ainda usar as tags em uma atividade específica. Sugira a atividade e o que você espera dela. Conceda aos alunos o máximo de detalhes possível sobre suas intenções de resultados com as atividades. Declare, então, que depois de corrigir, dois alunos irão ter uma tag específica. É um modo bem bacana de uso das tags também, com um critério diferente de entrega.

faixa 4.fw

Ao usar as tags, perceberá que elas se tornarão um objeto desejado pelos alunos. Desta forma, sugiro que como regra da turma, mencione que é proibido pedir tags e também um aluno indicar que outro deve ganhar uma tag.

Quando concedemos os desejos dos alunos, as tags também perdem sua força. Somente o professor terá o poder de decidir se um aluno merece ou não uma tag, uma vez que é ele quem traça os objetivos de aula e desenvolvimento dos alunos.

faixa 5.fw

Há várias opções para os alunos guardarem suas tags. Claro que eles irão querer ter uma coleção delas, elas são motivadoras!

TAG.2.fwOs alunos podem ter um envelope no caderno no qual guardam as tags, podem receber as tags com um furo ao lado, para colocar em uma argola de chaveiro, podem ter uma folha com tiras-envelope no caderno para colocar uma ao lado da outra.

Embora sejam muitas opções, é o professor quem faz a sugestão e todos guardam da mesma forma. Se o professor achar mais fácil, para sua turma, que sejam guardadas no envelope do caderno, todos os alunos terão um envelope no caderno.

TAGS DE INCENTIVO.fwEspero que tenha gostado do artigo! As tags são realmente um excelente recurso de motivação para uma aula muito mais positiva e podem ser usadas tanto em situações pedagógicas quanto em situações de comportamento e valores humanos dos alunos. São muitas as mensagens disponibilizadas no material.

Ficou interessado? Corre já para a loja virtual e garanta sua coleção de tags para motivar sua turma e ter uma aula mais dinâmica e com bom desenvolvimento dos alunos.

Para saber mais detalhes do material, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *