Conheça a Sequenciada SPOLIDORIO

Todos nós, professores e profissionais da área, gostamos muito de SEQUENCIADAS. Bem, não poderia ser diferente, afinal de contas, a sequenciada nada mais é do que abordar, em uma SEQUÊNCIA LÓGICA, um tema ou conteúdo, o que acelera e dá significado à aprendizagem.

Há anos falo sobre sequenciada, crio sequenciadas, mas nunca achei uma teoria ou instrução BACANA sobre o tema. Tudo muito falho, por sinal. Ela não tem uma estrutura, como os projetos, por exemplo. Sempre achei isso terrível e falho, tipo… foi acontecendo! E como assim nós, da educação, nunca criamos uma regra para elas, para ficarem ainda melhores?

Pois é! Se concorda comigo, vai gostar desta novidade, perfeita para o MAIO CINZA da INOVAÇÃO. Fiquei meses desenvolvendo o que seria uma estrutura digna de sequenciada e, depois de tanto trabalho, decidi chamar ela mesmo de Sequenciada SPOLIDORIO. Na área da medicina é comum dar às descobertas o nome do criador. Acho justo, porque afinal de contas, merece um crédito. Como temos tanta picaretagem na internet, infelizmente principalmente onde não deveria – entre profissionais da educação – achei pertinente dar esse nome, assim identifica e limita, dando crédito à estrutura que levei meses para criar e ficar boa de verdade.

Mas… o que seria uma SEQUENCIADA SPOLIDORIO? Vou mostrar no infográfico a seguir e depois explicar e até lhe dar EXEMPLOS! Olha que legal!

Não é simpática? Pode ser que se assuste, a princípio, com a estrutura, porque é INOVADORA e DIFERENTE um pouco do que estamos acostumados na educação, mas já passou da hora de mudarmos. Prova disso é a grande quantidade de falta de qualificação no mercado de trabalho em geral. Convivo muito com empresários, pois faço demais cursos e afins na área, sempre me qualificando…rsrsrs… claro! Ouço muito a frase “fala-se do desemprego, mas também é difícil encontrar mão-de-obra qualificada”. Isso porque muitas coisas ainda são “engessadas” na área e é preciso inovar – volto a falar… não em aparelhos, mas em pensamento. INOVAÇÃO é uma forma de PENSAR, não aparelhos de última geração.

Vamos ao que interessa! Concordo que não é uma sequenciada fácil de criar, mas sequenciada por sequenciada você encontra toneladas na internet, com aquela qualidade duvidosa que já conhecemos. Se fosse fácil, você deve concordar que eu não colocaria meu nome, porque sou contra essas lições que gastam tempo e não têm profundidade, ou seja, não acrescentam nada à aprendizagem do aluno, só servem para “gastar” o tempo.  E também, se fosse fácil, eu não queria meu nome nela! hahaha

Até o momento criei DUAS para a loja virtual. Certamente colocarei mais em breve, mas não é algo que faço rápido. Ela demora até mais que um projeto para montar.

Uma delas é a SEQUENCIADA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA. O desafio desta foi criar uma sequenciada cujo PONTO DE CULMINÂNCIA tivesse atividades que ajudassem de verdade o aluno a diferenciar proteínas de carboidratos, de lipídios… enfim, diferenciar algo que, a princípio, para eles, é muito abstrato. O ponto de culminância é o mais importante da sequenciada SPOLIDORIO e fiquei tão satisfeita com o resultado, que fiz um vídeo. A avaliação também foi “para estourar a boca do balão”. Fiz em formato SPRINT, que segue a  metodologia GOOGLE de aprendizagem ( não é aparelho, é pensamento, forma de trabalho, maneira de aprender ). Veja que bacana o vídeo!


Para mais detalhes, basta clicar na imagem acima ou no link https://janainaspolidorio.com.br/sequenciada-alimentac-o-equilibrada.html

A outra SEQUENCIADA SPOLIDORIO é sobre APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL. Como tinha feito uma para terceiro ou quarto anos, decidi fazer esta outra para fase de alfabetização. Para minha surpresa, tenho tido relatos tanto do pessoal da alfabetização quanto de professores de terceiro e quarto anos que usaram e tiveram resultados surpreendentes. Para ver mais detalhes do material, clique na imagem a seguir ou no link https://janainaspolidorio.com.br/sequenciada-aprendizagem-socioemocional.html

Esta também tem todas as partes do infográfico, mas o tipo de avaliação é diferente! Em lugar de usar o SPRINT, usei um jogo, pois achei mais pertinente à proposta. Ele é bem dinâmico e trabalha bem com essa parte socioemocional.

As sequenciadas SPOLIDORIO têm sido um grande sucesso e a qualidade é sempre elogiada por quem adquire os materiais! Super recomendo experimentar uma delas em sua aula e, além do sucesso com os alunos, garanto que o coordenador ficará surpreso também com a qualidade e estrutura do plano deste tipo de sequenciada.

Espero que tenha gostado da NOVIDADE e da postagem. Até a próxima!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *