DISLEXIA e a Consciência Lexical

A dislexia é um transtorno muito específico, caracterizado por dificuldades em reconhecer palavras de forma precisa e fluente, além das poucas habilidades ortográficas. Fala-se de dislexia de modo geral, nas escolas, mas achei legal tratar, em especial, nesta postagem, de uma abordagem mais direcionada.

Ela provoca uma grande dificuldade na leitura, o que resulta no que poderíamos chamar de leitores deficientes. Esses leitores poderiam ser divididos em dois grupos, em um mínimo, que seriam leitores com dislexia fonológica e leitores com dislexia de superfície.

Bem, você deve estar se perguntando qual seria a diferença!

A DISLEXIA FONOLÓGICA provoca um desempenho péssimo na leitura de estímulos que não são comuns e também de palavras inventadas ( palavras que não existem com significado na língua ). Quando a criança tem dislexia fonológica, precisam muito reconhecer a palavra inteira ( que é exatamente a leitura lexical! ), já que possuem dificuldade em converter grafema em fonema. Resumindo… como tem dificuldade em decodificar os sons das letras, tem uma tendência em precisar reconhecer a palavra como um todo e seu significado. Esse tipo de leitura, feita pelos disléxicos fonológicos, recebe o nome de leitura pela rota lexical. Nesse tipo de leitura, ocorrerá que a criança irá substituir palavras que não conhece bem por outras, que sejam semelhantes e que tenha lido com maior frequência. Se você usar, com essas crianças, palavra inventadas, elas terão uma tendência a transformá-las em palavras reais, é a lexicalização.

A DISLEXIA DE SUPERFÍCIE provoca pouquíssima capacidade na leitura pela rota lexical. Pessoas com esse tipo de dislexia, quando leem em voz alta, procuram converter grafemas em fonemas, mas conseguem ler com maior precisão palavras regulares e têm tendência a regularizar as demais.

Em ambos os tipos de dislexia, é inegável a contribuição que a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA tem a oferecer para pessoas com dislexia. O trabalho com a consciência fonológica ajuda imensamente na melhoria da leitura, em geral, e especificamente para os disléxicos.

Na loja há algumas opções de materiais de consciência fonológica, que você pode verificar com maiores detalhes clicando em https://janainaspolidorio.com.br/catalogsearch/result/?q=consciencia+fonologica ou no banner a seguir.

DISLEXIA.1

Agora, vamos ao assunto central desta postagem: a CONSCIÊNCIA LEXICAL.

A Consciência Lexical é a capacidade de segmentar a linguagem oral em palavras, considerando todo tipo de palavra, seja ela com função semântica ( verbo, substantivo… ), cujo significado pode variar de acordo com o contexto, quanto as palavras com função sintático-relacional ( preposições, artigos…), que, para serem interpretadas, dependem de sua inserção no contexto.

 

É preciso que o aluno consiga segmentar a linguagem oral em palavras para se aperfeiçoar na escrita. No começo, é até comum o aluno ter uma tendência a cometer junção de palavras ou não entender onde uma palavra começa e termina, mas essa dificuldade deverá diminuir conforme as crianças desenvolvem melhor a linguagem escrita.

Quando o aluno tem dislexia fonológica, a dificuldade em segmentar frases em palavras é, geralmente, maior do que o aluno que tem dislexia de superfície, pois cada um desses tipos de dislexia possui uma forma diferente de estratégia na leitura.

Para ambos os casos, é interessante utilizar atividades que possam estimular novas estratégias de leitura, de modo que o aluno tenha novos exercícios de segmentação, tanto com palavras regulares como com palavras inventadas.

DISLEXIA - CONSCIENCIA LEXICAL

 

Até há pouco tempo eu tinha feito, na loja, materiais para dislexia de vários tipos, que estimulam lateralidade, leitura… mas não havia um específico para a Consciência Lexical. Pensando nesta particularidade e na necessidade que o aluno com esses tipos de dislexia possuem de desenvolver estratégias de leitura de um modo diferenciado, optei por fazer um material inteiramente dedicado ao tema. Bem interessante, certo?

Para saber mais detalhes do material, clique na capinha ou no link https://janainaspolidorio.com.br/dislexia-consciencia-lexical.html 

 

Espero que tenha gostado da postagem de hoje e que tenha sido bem esclarecedora em relação às diferenças entre a dislexia de superfície e a dislexia fonológica, em especial. Termino a postagem de hoje com a indicação de um vídeo de meu CANAL YOUTUBE que é muito interessante e traz uma atividade de Consciência Fonológica bem inicial, que você pode receber gratuitamente seguindo as instruções do vídeo! Aproveite e faça sua inscrição no canal! Até a próxima!

youtube.letrainicial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *