Dislexia e as estratégias de aprendizagem

DISLEXIA.BANNER.fw

 

Alunos com dislexia fazem parte de muitas salas de aula. Na verdade, eles sempre fizeram, mas antes os professores não tinham as ferramentas e estratégias que temos atualmente para poder lidar com esses alunos. Ter um aluno disléxico em aula não significa mais que temos necessidade de fazer tudo diferente para ele. Significa apenas que devemos usar novas estratégias de ensino, pois os disléxicos apenas aprendem de forma diferente.

 

DISLEXIA1.fw

 

A dislexia apenas faz com que o aluno aprenda de maneira diferente. Não significa que ele não possa aprender. Ele geralmente tem maior dificuldade que os demais alunos, porque seu lado direito do cérebro é dominante e os livros didáticos dão enfoque no lado esquerdo do cérebro.

Usar mais atividades para que o aluno disléxico aprenda não adianta muito. Como expliquei anteriormente, ele aprende de forma diferente, então qual seria a vantagem de mexer na quantidade e não na qualidade de sua aula? Recursos visuais e auditivos ajudam bastante e não fazem uma mudança brusca nas aulas, na verdade, apenas as enriquecem.

DISLEXIA2.fw

Se precisar que seu aluno com dislexia faça uma atividade em etapas, explique-lhe também oralmente. Eles são ótimos em instruções orais. Se for escrito, use marcadores em etapas, mas que sejam marcadores com formas diferentes, como número e letras. Se usar marcadores iguais, poderá ser um problema, então, nada de bolinhas ou tracinhos!

A dislexia fica muito evidente em aulas e leitura e interpretação. A dificuldade parece ser maior nessas aulas, mas não significa que o aluno não consiga aprender. De novo: ele apenas aprende de forma diferente! Use outras estratégias! Quais?

Bem, estou chegando no “quais”! Tenho quatro indicações para você. Uma delas é uma apresentação que fiz explicando com maiores detalhes e com exemplos o que expliquei neste texto. Ela é bem VISUAL e didática, então considero que gostará bastante – ou assim o espero! Os outros três recursos, são materiais que fiz com enfoque total na dislexia. Sim! Os alunos também precisam de atividades que possam deixar mais simples a aprendizagem, são atividades diferenciadas que os auxiliam a conviver com um mundo que tem enfoque no lado esquerdo do cérebro.

dislexia

 

Comecemos com as atividades! Para dar uma olhadinha dos dois títulos gerais e no especial de DISLEXIA para lateralidade e discriminação visual, clique no link a seguir:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=dislexia

 

Para ver a apresentação detalhada sobre DISLEXIA, use o material a seguir:

[slideshare id=47737702&doc=dislexia-entendaeaprendaestrategias-150504123901-conversion-gate02]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *