Educação FINANCEIRA na ESCOLA!

Há alguns anos, a Educação Financeira, aos poucos, tem aparecido, ainda que sutil no início, entre as disciplinas escolares. Ultimamente, contudo, ela parece estar mais forte do que nunca foi e com os incentivos que temos, atualmente, em relação ao empreendedorismo, cada vez mais se faz presente nas salas de aula.

Educação Financeira pode ser definida de várias maneiras e com muitos enfoques. Há quem pense que ela se refere ao gerenciamento de um valor em dinheiro, mas ela vai muitíssimo além deste conceito. Prova disso é a imensidão de cursos, palestras e “gurus” econômicos que têm aparecido especialmente há pouco no cenário nacional. Parece que, de repente, várias pessoas se tornaram consultores financeiros. Por isso, é preciso tomar cuidado com o que ouvimos, pois muitos se aproveitam deste tipo de “boom” para proveito próprio.

É nesta parte que a escola entra! Dever nosso orientar de modo educacional os alunos e a Educação Financeira, por fazer parte da vida cotidiana, é fator fundamental no currículo. Embora apareça mais na parte de matemática, ela vai muito além, cobrindo áreas de Língua Portuguesa, Geografia e até História.

A princípio, a Educação Financeira pode se limitar a conceitos mais próximos da vida da criança, como moedas, mesada ou situações em lojas, como explico no meu vídeo sobre a Loja da Tininha e que você confere a seguir.

Neste sentido, o site da loja tem materiais muito interessantes. Vou mostrar alguns deles a seguir.

Há, por exemplo, o “Atividades com Moedas”, que lida com algo mais próximo dos alunos e ajuda muito tanto na parte de Educação Financeira quanto no que se refere a operações matemáticas mais básicas. Para ver mais detalhes, clique na imagem a seguir.

Para algo mais avançado, como por exemplo movimentações financeiras que levam a conceitos básicos de empreendedorismo, o material EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM A GALINHA RUIVA é ótimo. Para ver mais detalhes, clique na imagem a seguir.

Gostaria de algo mais dinâmico? O CADERNO INTERATIVO  de Educação Financeira é perfeito! Ele já traz outros conceitos, que vão além do gerenciamento de dinheiro, como por exemplo o capital humano. Traz ainda vocabulário do tema e vários tipos bem diferenciados de atividades. Para ver em detalhes, clique na imagem a seguir.

Claro que também tenho “básicos”, como o material de SISTEMA MONETÁRIO e, além deste, um vídeo que mostra ATIVIDADES GRATUITAS que você pode solicitar com o tema FORMAS DE PAGAMENTO.

Este material, em especial, de formas de pagamento, recomendo para que os professores tenham, tanto como formação profissional, para saber mais sobre o assunto e poder ter um bom desempenho com o tema em aula, quanto para usar com os alunos, uma vez que ele cobre muito bem situações que ocorrem nos dias atuais em relação ao tema. Veja a seguir o vídeo do MATERIAL GRATUITO.

A Educação Financeira é um tema que se refere à ATUALIDADES, que é o assunto de enfoque neste mês de outubro e, desta forma, achei interessante abordar nesta postagem. Espero que tenha gostado das dicas de hoje! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *