Educação Híbrida: parte da Educação Elástica… desde 2007!

BANNER.ED.HIBRIDA.fwOuviu falar da Educação Híbrida recentemente e acha que ela já mostra o futuro da educação? Tem visto seminários ou lido artigos sobre o assunto e acha fantástica a ideia?… Pois é, mas a notícia é que o conceito não é tão novo assim… pelo menos não para quem acompanha meu trabalho!

Para quem não tinha ouvido falar e ficou curioso sobre o conceito, esse tipo de educação – ou aprendizagem – recebeu esse nome porque híbrido quer dizer o cruzamento entre dois tipos e a Educação Híbrida nada mais é do que o uso tanto da tecnologia em sala de aula quanto dos métodos tradicionais ( lousa, apostilas, cadernos etc ). Quando mesclamos o tradicional com o “moderno”, estamos usando, a grosso modo, a Educação Híbrida.

Não é o uso separado, como quando o aluno sai da sala para fazer um trabalho complementar em um laboratório de informática e sim um trabalho em sala de aula, no qual os dois tipos andam meio que juntos… na verdade, explicando de um modo mais amplo é assim.

Achou interessante? Se você já leu meu livro “Aula – Os Segredos” certamente se lembra de um capítulo dedicado a esse tipo de educação, embora eu não tenha dado a ela este nome, pois para mim, a Educação Híbrida já está bem mais desenvolvida e faz parte sim de uma estrutura muitíssimo maior, na qual o aluno recebe uma educação customizada, ou seja, personalizada.

Luto com a ideia há algum tempo e já tenho experiências de sucesso com o uso do conceito, mas ainda há muito o que trilhar, pois é muito difícil chamar a atenção de pessoas que poderiam patrocinar ou auxiliar de alguma forma com um projeto de maior dimensão. Enquanto isso, caminho conforme meus passos conseguem, conseguindo professores e coordenadores que também buscam “uma educação melhor!”

Voltando à Educação Híbrida, ela não pode ser tão simplificada como as pessoas querem que ela se pareça. Ela necessita que o professor utilize sim métodos tradicionais, porém na verdade não é o método que deve ser tradicional e sim o instrumento. O conceito do elástico indica todo o alcance que a educação customizada tem, incluindo o Híbrido.

A Educação Elástica faz parte de estudos constantes que fiz tanto com meus alunos quanto com alunos de outras turmas e professores/coordenadores em lugares até distantes de mim e tem a estrutura atual tão organizada graças aos tantos anos de real trabalho com reais alunos, desde 2007.

O nome Elástica surgiu depois, claro, pois eu precisava de um nome que abraçasse toda a estrutura criada e o “elástica” é perfeito, uma vez que mostra a possibilidade de a educação abraçar vários conceitos, estratégias e conteúdos ao mesmo tempo.

Claro que pretendo falar mais sobre a Educação Customizada e Elástica! Já relatei sobre meus resultados e minhas experiências no livro que escrevi ( Aula – Os Segredos ) e você pode encontrar de tempos em tempos artigos aqui no blog sobre o conceito, experiências e informações gerais acerca dela.

Ao ver alguns eventos sobre a Educação Híbrida, achei importante lembrar que ela parte do conceito de educação que desenvolvi e luto para implantar nas escolas, pois acredito realmente que pode mudar o rumo da educação. O mais importante porém, é ressaltar que não é um todo, é apenas uma parte do que precisa ser feito para realmente ter efeitos na geração atual de alunos que recebemos.

Se você já adquiriu pacotes de minha loja virtual, deve ter notado que muitos deles surtem maior efeito do que atividades habituais e isso ocorre exatamente porque são feitos com base no pensamento do aluno atual, mas com uso de estratégias tradicional, que é a folha. Por esse motivo, o efeito é tão benéfico!

Bem, tenho muito mais para contar, mas vou parando por aqui… acompanhe notícias no blog ou na nossa fanpage para maiores informações sobre a Educação Customizada e Elástica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *