Ensinando EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Educação Financeira é um assunto interessante, um conteúdo necessário em sala de aula e também tão amplo, que fica difícil delimitar conceitos do que ensinar, exatamente, para as crianças. Claro que até encontramos uma ou outra atividade de sistema monetário jurando se tratar de Educação Financeira. Certamente é, mas Educação Financeira não se resume a sistema monetário.

Na verdade, Educação Financeira envolve todo um universo no qual se pauta o SENTIDO FINANCEIRO. Tudo o que pressupõe VALOR dentro de um conceito de MERCADO FINANCEIRO faz parte de Educação Financeira.

Não digo que seja ruim trabalhar o SISTEMA MONETÁRIO. Pelo contrário! Você deve sim trabalhar, e muito, atividades que envolvam pensamento financeiro com o SISTEMA MONETÁRIO, pois faz parte do conteúdo e vai ajudar o aluno a resolver questões práticas referentes à EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

     No site da loja até tenho alguns que ajudam bem nesta parte. Talvez o meu favorito para início do trabalho com SISTEMA MONETÁRIO seja o ATIVIDADES COM MOEDAS. Se você precisa de um material PRÁTICO e SIMPLES, que vá direto ao ponto de valor das moedas e trocas e separação para pagar coisas, este é o material ideal e super recomendo mesmo! Para saber mais detalhes dele, você pode clicar na imagem acima ou no link https://janainaspolidorio.com.br/atividades-com-moedas.html

Além desse, interessante também é o MATEMÁTICA NAS LOJAS DO BAIRRO. Traz situações monetárias evolutivas, ou seja, começa com algo bem simples e, conforme a sequenciada segue, você percebe que tanto as situações quanto as resoluções se tornam mais elaboradas. É um material que tem a intenção de crescer com o aluno!

Gosto tanto deste, que até fiz um vídeo no YouTube mostrando uma das atividades e também as possibilidades maravilhosas que o material propões. Você pode assistir o vídeo a seguir!


Uma coisa interessante neste é que além de SISTEMA MONETÁRIO, trabalho realmente com situações envolvendo EDUCAÇÃO FINANCEIRA, no qual o aluno aprende a gerenciar uma determinada quantia de dinheiro para fazer compras nas lojas sugeridas. A cada nova atividade, uma nova loja, com novas situações.

E se você precisa muito ensinar mais a fundo o SISTEMA MONETÁRIO, claro que tenho também um material. O mais interessante dele, é que trabalha desde o conceito do SISTEMA MONETÁRIO até os novíssimos BANCOS TOTALMENTE DIGITAIS e seus sistemas. Se você não tem contato com eles, também não tem problema, porque o material dá conta de ser bem básico neste sentido, mas ao mesmo tempo consegue ensinar toda a complexidade de nosso ATUAL sistema monetário de modo bem objetivo.

Mas vamos agora à ampliação! Lembra que falei que EDUCAÇÃO FINANCEIRA não é somente SISTEMA MONETÁRIO? Pois é. A educação financeira, na verdade, tem a pretensão de ensinar às pessoas formas de gerenciar o dinheiro. Para fazer isso, é preciso ter uma visão mais ampla e conhecer melhor vários itens e conceitos que fazem parte do UNIVERSO FINANCEIRO.

Uma outra forma de trabalhar SISTEMA MONETÁRIO são as atividades que trabalham com empreendedorismo. Na loja, tenho o PET SHOP DA EULÁLIA, que é uma das opções que fiz. Gosto muito deste, porque tem uma complexidade interessantíssima para turmas de quarto ou quinto anos e traz vários aspectos da construção de um negócio, mas de forma bem prática. Você consegue ver mais detalhes deste, clicando em https://janainaspolidorio.com.br/o-pet-shop-da-eulalia-educac-o-financeira.html

O mais TOP que tenho, no momento, contudo, é um CADERNO INTERATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, que trabalha não somente o empreendedorismo, mas outros itens como vocabulário bem inicial de educação financeira e uma introdução sobre a relação entre RENDA  e CAPITAL HUMANO.

O CAPITAL HUMANO é pouco ou nulamente tratado durante atividades atualmente e achei imprescindível colocá-lo em um de meus materiais.

Achei bacana colocar no CADERNO INTERATIVO que mencionei, porque além de ensinar EDUCAÇÃO FINANCEIRA, o aluno percebe que ele é parte do sistema financeiro que temos e pode, com as atividades propostas, perceber como poderá ser valioso, ao crescer, se tiver dedicação aos seus estudos. PONTO POSITIVO para o caderno interativo aqui!

Quanto maior a qualificação e experiência da pessoa, mais valiosa se torna. No caderno há a proposta ainda de analisar 3 profissões de áreas diferentes para poder refletir sobre o assunto e, no final, uma atividade envolvendo o que foi estudado – relação entre a renda e o capital humano – e ainda EMPREENDEDORISMO. Está bem completo mesmo!

Para saber ainda mais detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/caderno-interativo-educac-o-financeira-volume-1.html

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA é tão ampla e tem conceitos tão importantes, que só com um ou dois materiais não conseguimos dar conta de “cultivá-la” em sala de aula. É preciso que ela esteja presente desde sempre nas salas de aula e em mais de um bimestre. Ela deve ser, na verdade, rotineira.

Minha intenção com esta postagem foi AMPLIAR seus horizontes sobre o assunto, uma vez que estamos no MAIO CINZA da INOVAÇÃO EM SALA DE AULA do Calendário JANAINA SPOLIDORIO, portanto nada melhor do que tratar de um assunto que está em ALTA, mas que ainda é pouco explorado, aliás, muito menos explorado do que deveria ser!

Espero que tenha gostado da postagem e fique de olho, que pretendo fazer mais materiais sobre o assunto. Estou cogitando agora fazer uma seleção de JOGOS sobre EDUCAÇÃO FINANCEIRA, mas ainda no rascunho… quem sabe consigo finalizar logo! Até a próxima!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *