Eram crianças…de outros lugares!

ERAM CRIANÇAS DE OUTROS LUGARES.fw

Quando criança, algo que me fascinava muito era saber costumes de outros lugares. Sempre gostava que meus familiares e amigos de meus pais contassem sobre costumes de crianças que eram de outros lugares. Além do que me contavam, eu ainda buscava, dentro do possível, informações sobre costumes de outros países.

Me lembro que na minha segunda série havia uma moça que ia à escola onde eu estudava e levava alguns selinhos picotados que traziam figuras de crianças com roupas típicas de seus países. Podíamos comprar os selinhos quando ela aparecia e formei uma coleção, dentro das possibilidades, com aquelas imagens. Me fascinava notar os detalhes e as diferenças entre os trajes.

Além disso, outro fato marcante no que se refere às crianças de outros países foi uma ocasião na qual estávamos em viagem a uma cidade do interior. No coreto da pracinha, no último dia da viagem, havia um casal que estava fazendo bingo de bonecas com trajes típicos. Ficamos por um bom tempo ali, eu admirando as bonecas e ao mesmo tempo desejando que minha cartela ganhasse o bingo. Não ganhei, mas ficou a lembrança dos ricos detalhes das roupas.

Por que estou falando sobre memórias? Porque elas têm tudo a ver com vivência, ainda mais de crianças. Quando nos deparamos com algo diferente, em nossa infância, com a qual deveríamos nos identificar, mas de alguma forma não se encaixa em nossas vidas, isso pode ser marcante.

Há algum tempo fiz um material bem legal que conta sobre os costumes de crianças de outros países. E note que há muuuuitas diferenças de costumes em relação aos que temos no Brasil. Embora seja um material de interpretação e aprimoramento da cultura, tem causado um bom interesse dos alunos cujos professores adquiriram e trabalharam com o material em aula.

Sabemos o quanto o interesse dos alunos causa uma boa parcela do bom aproveitamento da aula. Imagino eu, Janaina, com todo aquele fascínio que eu tinha pelos detalhes, trajes e costumes de outros países, curiosa para saber como viviam outras crianças em outros lugares, tendo aulas referentes justamente à vida REAL dos pequenos em outros lugares.

Note o quanto é um tema enriquecedor e ao mesmo tempo fascinante!

Ao começar este artigo, pensei se falaria sobre minhas experiências de infância com o tema e acabei escrevendo-as, pois as achei extremamente válidas para o assunto. Além disso, demonstra o quanto seria significativo para mim, naquela época, saber mais sobre o tema.

Além de proporcionar esta oportunidade, o material que proponho ainda trabalha com um entrelaçamento de estratégias de interpretação que completam a funcionalidade do tema! Os alunos aprenderão a interpretar, comparar e contrastar. Traz ainda temas de importância, como trabalho infantil e direitos/deveres. Vale a pena conferir!

Para saber mais e ver a AMOSTRA, clique no link a seguir:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/costumes-das-criancas-ao-redor-do-mundo.html

COSTUMES DAS CRIANÇAS.fw

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *