Grátis – Atividade “50 Mulheres para se inspirar”

Vez ou outra indico aqui um livro interessante para seu utilizado como paradidático com sua turma.

Recentemente li o “50 mulheres para se inspirar” e realmente foi uma inspiração para mim, pois a princípio imaginei que talvez fosse interessante para trabalhar com personalidades em sala de aula apenas, mas conforme eu o lia imaginava cada vez mais atividades para usar com os alunos. Ponto positivo para a editora: Ciranda Cultural!

Além de ter um visual MA-RA-VI-LHO-SO, um preço super baixo frente a outros que as escolas costumam indicar (visto que sou mãe e compro livros paradidáticos para meu filho que têm um preço elevado) e uma linguagem bastante acessível, ainda conta com esta abertura de possibilidades que nem todo livro permite.

Veja algumas atividades que pensei para o livro:

JOGO DA MEMÓRIA – que tal montar para as crianças ( ou com as crianças! ) um jogo da memória de peças triplas, nas quais é colocada uma imagem da pessoa em uma ficha e nas outras duas fichas duas dicas sobre a vida dela? Eu curti essa ideia bem!

AVALIAÇÃO DE LEITURA – pelo modo como foi escrito, com textos curtos e palavras acessíveis, fica interessante para avaliar de repente a leitura de um aluno com dificuldade. Peça para ler novamente, mudando a entonação, lendo mais triste, mais feliz… enfim, dá para variar bastante.

ADIVINHAS ORAIS – nessa eu leria uma informação da personalidade e os alunos teriam que adivinhar! De repente, para um fim de aula ou atividade breve seja bem bacana.

ANÁLISE MORFOLÓGICA/ SINTÁTICA – dá para grandes e pequenos também! Os alunos podem anotar orações de uma determinada biografia e analisar morfológica ou sintaticamente as informações.

JOGO PERFIL – sabe aquele jogo “perfil”? Super famoso! Há dicas sobre um objetivo ou pessoa ou lugar… e os jogadores devem adivinhar quem é ou o que é pelas dicas. Pois é! Esse livro é simplesmente PER-FEI-TO para fazer um trabalho com os alunos montando as cartas de perfil. Esta ideia, em especial, achei diferenciada, então elaborei de um modo mais estruturado e estou deixando aqui abaixo para você se divertir com a turma! Assista também o vídeo do YouTube e saiba mais sobre a atividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *