Hoje é dia de ESTAÇÃO MATEMÁTICA

ESTAÇAO.MATEMATICA.fw

As estações matemáticas ou centros matemáticos são usados há bastante tempo em outros países e aqui, no Brasil, ainda são pouco conhecidos.

Gosto de pesquisar trabalhos também realizados no exterior, pois acredito que o conhecimento deva ser aberto e não fechado. Se pesquisasse somente o que fazemos no Brasil, certamente me tornaria mais um programa educacional repeteco, com poucas alterações, baseando-me em princípios do tempo do guaraná com rolha. Nada a ver com século XXI, certo?

No caso das estações matemáticas, o trabalho dos professores do exterior segue um pouco a cultura escolar dos países em que são usadas. Pensando em nossa realidade, fiz uma reestruturação do trabalho e montei um material piloto, próprio para ser usado nessas estações. Na verdade, ele é um pouco diferente do que se costuma usar internacionalmente, mas achei que da forma como conduzi a elaboração, ficou muito mais explicado, estruturado e os resultados da classe piloto em que utilizei foram fantásticos, muito acima do que eu esperava.

Mais uma vez, trago inovação para as salas de aula de nosso país! Já tenho na loja os cadernos interativos, que têm resultados surpreendentes e agora um novo marco: as estações matemáticas.

O primeiro exemplar da loja é voltado para séries iniciais e traz um trabalho bem bacana, TODINHO PRONTO, só para o professor imprimir e usar. Tenho certeza de que fará grande diferença com as turmas que trabalham esses conteúdos!

ESTAÇAO.MATEMATICA.1.fw

Clique no link a seguir para saber mais e ver a AMOSTRA do material:

 

Estação Matemática Inicial: http://www.janainaspolidorio.com/estacao-matematica-inicial.html

 

Voltando ao assunto dos centros matemáticos, são as inovações que me encantam e, embora as estações matemáticas pareçam-se muito com a estrutura das atividades diversificadas usadas na Educação Infantil, os centros matemáticos têm uma forma de trabalho que intenciona os conteúdos, trabalhados com as habilidades e competências, além de proporcionarem um tipo de aula bem estruturada. Poderíamos ganhar muito mais com elas, tanto em matemática quanto em língua portuguesa, pois os alunos precisam interpretar  situações de manipulação concreta para resolver cada estação.

Bem, vamos ao conceito: a estação matemática nada mais é do que uma aula de matemática com uma estrutura que foge da usual. O professor deve eleger tarefas diferentes ( pode ser do mesmo conteúdo ou de conteúdos diferentes ) para cada grupo de quatro ou cinco alunos.

O professor pode pensar ser um trabalho considerável ficar montando propostas diferentes para uma única aula, mas é aí exatamente que está enganado!

Em cada aula de estação matemática, o aluno permanece durante uma hora mais ou menos, então aquele trabalho proposto no grupo será usado novamente, na semana seguinte, por outro grupo. Note que o trabalho é o mesmo. Só ocorre que é o grupo quem muda de proposta. Sendo assim, na verdade, se são quatro tipos de estação, elas durarão um mês de trabalho, com um uso por semana.

ESTAÇAO.MATEMATICA.2.fw

Além da vantagem de economizar, de certa forma, tempo de planejamento, o professor ainda leva de brinde durante o trabalho algo muito precioso. A cada novo grupo, ele terá a chance de detectar dificuldades de compreensão tanto no trabalho proposto quanto na leitura dos alunos e poderá criar novas estratégias, que pode, inclusive, usar em suas aulas regulares para reforçar determinado conteúdo.

Essa é a parte mais fascinante do trabalho, pois há a chance de poder observar exatamente onde há falhas de estratégias e usar essa informação para enriquecer as demais aulas regulares.

O material das estações é formado por fichas ou materiais concretos para a etapa um e atividades baseadas na manipulação feita, para que o aluno possa registrar a aula.

Já coloquei em meu portfólio de cursos, que ministro em escolas, um material voltado para quem tem interesse de implantar esse tipo de trabalho e deseja uma formação bem estruturada para os professores. Para me contratar, basta entrar em contato pelo contato@janainaspolidorio.com

Espero que tenha gostado da proposta pedagógica! Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *