Inscrições 2020 – Por trás daquela porta!

Sim, o Projeto “Por trás daquela porta” é um verdadeiro sucesso e posso dizer que eu mesma sofro metamorfoses surreais cada vez que visito uma escola do Projeto.

A intenção é dar continuidade ao PROJETO de LEITURA, mas desta vez começamos cedo as inscrições. Desta vez o período de inscrição é de novembro de 2019 até 10 de fevereiro de 2020.

Sei que muitos professores só saberão suas turmas no próximo ano, mas o próprio diretor ou coordenador podem se inscrever também. Preciso já selecionar o primeiro participante, por isso as inscrições iniciam ainda este ano. Embora haja as escolas que atribuam somente no ano letivo, há também as que já deixam o professor saber antes sua turma.

Em 2019 abrimos a porta da avó de Lucinha, que desvendou um montão de mistérios enquanto o conto passeava por várias cidades do Brasil. Mas, falando de porta e conto, vamos entender melhor o que é o projeto!

 

 

Projeto de leitura e produção de texto. A intenção é estimular a função social da escrita a partir do primeiro capítulo de um conto escrito pela autora Janaina Spolidorio.

A primeira turma escolhida irá ler o conto e pensar em sugestões para que ele continue, de modo que o segundo capítulo possa ser escrito. O professor terá liberdade para escolher a forma de trabalho, mas deverá resultar em cartas ou e-mails sugerindo à autora as ideias das crianças. O professor e a turma possuem missões a cumprir durante o projeto, mas sua participação não pára por aí!

Após a autora ler as sugestões, escreve o próximo capítulo, que será enviado à próxima turma participante escolhida. Todas as turmas que participam recebem todos os capítulos e participam ativamente de cada etapa, com mistérios para resolver até que o próximo capítulo seja lido. Desta forma, é um projeto que dura o ano inteiro, mas ocupa pouco tempo da aula.

Apenas a vez de escrever as sugestões irá demandar maior tempo do professor, mas certamente os participantes ganharão muito com o projeto, pois expande imensamente a forma como o aluno vê a escola e traz sua experiência para a vida, em um trabalho conjunto com autor, comunidade, até mesmo outras salas da escola, caso seja possível alargar a experiência na mesma, sem contar o fato de participar de uma produção escrita comunitária, feita com ideias vindas de várias partes do país.

Confira o vídeo sobre o projeto a seguir!

 

 

1 – Para participar, a primeira regra e mais importante é o COMPROMETIMENTO.

O professor que irá participar deve se comprometer com o projeto, pois é preciso dedicar-se às etapas e aos prazos de entrega de materiais.

2 – Preencher o formulário entre novembro de 2019 e 10 de fevereiro de 2020.

Você encontra o formulário clicando em http://bit.ly/32zxARJ ou no banner ao final desta postagem.

3 – Responder a pergunta principal do formulário com vontade!

No formulário você encontrará uma pergunta que questiona o motivo de você participar do projeto. Capriche muito nesta resposta, porque é a partir dela que faremos a seleção dos participantes. Desta forma, serão priorizadas respostas mais elaboradas e que nos convençam de que a escola e o professor merecem realmente participar.

4 – As escolas selecionadas terão que ter uma autorização de uso de imagem dos alunos, no que se refere ao projeto, para podermos divulgar mais o mesmo nas redes sociais e afins.

 

 

Caso seja escolhido, entraremos em contato pelo seu e-mail ou whatsapp anotados na ficha de inscrição. O selecionado terá o prazo de uma semana para responder nosso contato. Caso não o faça, será desqualificado e escolheremos novo participante.

PROFESSOR:

O professor selecionado receberá instruções sobre o projeto, capítulos anteriores e serão tiradas suas dúvidas. Além disso, receberá ainda uma LISTA DE TAREFAS ( ou checklist ) que deve realizar para o projeto caminhar dentro do prazo esperado.

Todas as etapas do projeto deverão ser registradas por foto. O prazo para o trabalho com a produção é de 2 semanas a partir de quando recebe a tarefa do capítulo. O professor recebe ainda os novos capítulos conforme são escritos.

Mais de uma turma pode participar, porém o colega que participar deve ter o mesmo nível de comprometimento que o professor inscrito.

DIRETOR/ ESCOLA:

A escola receberá o contato de nossa assessoria de eventos, que irá combinar uma data para a autora ( Janaina Spolidorio ) visitar a escola e deverá se comprometer a ajustar com a assessoria horário, espaço para convidados e afins em relação ao projeto. Por isso é importante que seja comunicado de uma possível participação quando fizer a inscrição. O próprio diretor ou coordenador podem fazer a inscrição também, mas o professor escolhido para participar deve estar comprometido com o projeto.

 

 

As portas deste projeto estão abertas a qualquer localidade do Brasil. Podem participar escolas públicas ou particulares de qualquer tipo, desde que haja um mínimo de 23 alunos que participem das ações.

 

 

Caso ainda tenha ficado com dúvidas, escreva nos comentários?

Se já quiser se inscrever, clique no banner a seguir!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *