Manifesto de um PROFISSIONAL ESSENCIAL

MANIFESTO.fw

Muitas são as profissões possíveis para uma pessoa, mas este manifesto tem o objetivo de salientar o quanto uma delas, em especial, deveria ser mais valorizada!

É preciso saber o quanto ela é importante, para compreender que, embora seu valor social seja incalculável, tem seus méritos e deve ter um retorno financeiro condizente com sua importância e seriedade.

Este não é um profissional qualquer! É um profissional responsável por projetar e organizar fatores estéticos e funcionais. Para elaborar novos projetos, precisa ter conhecimentos suficientes para viabilizar conhecimentos matemáticos, a capacidade de abstração, a sensibilidade e principalmente o trabalho em equipe.

É sim um trabalho que até se pareceria com o de um ARQUITETO, mas note que é um pouco mais complexo, pois tudo isso se aplica em um grau abstrato, pois o projeto e a organização de tudo se refere ao pensamento. Se fosse um ARQUITETO, seu salário médio seria de 4.500 reais.

Não pense, porém, que o trabalho cessa nisso! Nem pensar! Além de todo esse projeto e organização, ele ainda deve atuar na elaboração e acompanhamento de todas as etapas da construção do que foi planejado! Deve analisar com frequência aspectos diversos para poder definir tipos de fundação e acabamentos a serem usados.

Pensou em ENGENHEIRO CIVIL, certo? Uma pena que não acertou ainda! Veja que seria um super engenheiro civil, uma vez que além de tudo isso ainda teria uma parte prévia, cujo trabalho tem “pinceladas” de funções arquitetônicas. A diferença, é que o acompanhamento todo se dá analisando algo que esse profissional não consegue ver, nem a olho nu! Precisa de análises constantes, tiradas em sondagens feitas com objetivos baseados em seu planejamento anterior. É tudo parte de um processo bem complexo, ligado – não se esqueça – a algo abstrato e que não pertence a ele, mas que ele deve cuidar com dedicação. Se fosse um ENGENHEIRO CIVIL, seu salário médio seria de 4.700 reais.

Outro ponto importantíssimo do trabalho deste profissional é administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por uma rede, composta por elementos em número entre quinze e trinta, no total. Esses elementos fazem parte de uma organização e lidam com toda a base fornecida pelo profissional do qual estamos falando! Sim, além de planejar, acompanhar etapas, ainda organiza o processamento, armazenamento e recuperação de toda e qualquer informação disponibilizada aos elementos, chamados usuários.

Não! Não é um ANALISTA DE SISTEMAS! Lembre-se: ele não lida só com ações ligadas à informações e usuários, pois ainda tem a parte de planejamento e acompanhamento da “obra”. Tem, no entanto, a parte dos usuários, que são seu objetivo final, incluída em seus deveres diários. Se fosse um ANALISTA DE SISTEMAS – de cargo pleno – seu salário seria em torno de 7.000 reais.

Já sabe, né? As atribuições do cargo não cessam nisso! Ainda é preciso ter noções de primeiros socorros, decoração, psicanálise, investigação e algumas outras coisinhas mais.

Não bastasse isso, esse profissional ainda tem a responsabilidade de dar aos “usuários” as ferramentas necessárias a algo imprescindível para nós, humanos: a esperança. Ele trata de questões sociais e tem o dom de transmitir valores de vida em seu trabalho. Seu poder é amplo, embora não o use sempre com a amplitude que pode ter, devido à sua humildade.

Só pelas funções “básicas”, mostradas neste manifesto, ele teria a junção de três salários de peso para calcular o seu: arquiteto + engenheiro civil + analista de sistemas seria algo em torno de 16.200 reais mensais!

Ele não recebe tudo isso… na verdade, muitos não chegam a dez por cento desse valor. Não seria o momento de repensar o quanto vale esse profissional, responsável pelo RECURSO MAIS VALIOSO DE NOSSO PLANETA?

Pois é, cuidar de uma criança, nosso bem mais valioso, e ajudar em sua jornada tranquila e plena até a vida adulta é algo de grande responsabilidade e deveria ter o valor devido!

Este é um manifesto em prol do PROFESSOR e de TODOS OS PROFISSIONAIS LIGADOS À EDUCAÇÃO, que cedem um pouco de si, todos os dias, para poder contribuir para UM MUNDO MELHOR!

Concorda com o MANIFESTO DO PROFISSIONAL ESSENCIAL? Escreva nos comentários: EU APOIO! Compartilhe o MANIFESTO com o maior número de pessoas que conseguir! Para conseguir o que tanto queremos, a valorização, precisamos ser estratégicos também e agir com objetivo. Passe a ideia adiante e seguiremos juntos para UMA EDUCAÇÃO MELHOR, de QUALIDADE e com PROFISSIONAIS MAIS VALORIZADOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *