Março MARROM dos NÚMEROS

E exatamente hoje viramos a folhinha do calendário! Isso significa uma nova cor no Calendário Janaina Spolidorio da Educação: o marrom. Aproveitando que passamos para o outono, com dias mais frescos ( espero…rsrsrs… ) usei a cor da estação para este mês!

Em fevereiro falei bastante sobre leitura e escrita e para ninguém ficar ansioso, o próximo tema são os números, tudo o que envolva números.

A matemática também é um tema à parte na educação do país. Para muitos, parece um “bicho de sete cabeças” ensinar matemática e realmente pode se tornar um monstro, dependendo das habilidades dos alunos. Nem sempre o problema do ensinar está no professor. Muitos alunos não têm propensão à área de exatas, portanto têm maior dificuldade em entender a matemática, criam um bloqueio que pode ficar fortíssimo com os anos.

Nossa tarefa? Impedir, pelo menos, a formação desse bloqueio. Quanto mais treinas, DE FORMAS VARIADAS, melhor. Não adianta ensinar, por exemplo, a multiplicação, de uma única maneira. Quanto mais estratégias fornecer ao aluno, melhor ele irá assimilar e com o tempo maiores serão as chances de se sentir pelo menos um pouco mais confortável com o mundo dos números.

Alguns assuntos matemáticos não tratamos na escola, mas deveríamos! Vou procurar também falar sobre eles, ao menos uma vez, ok? Mas é surpresa! Quando eu falar, você irá saber! Eles são importantíssimos para os alunos, mas infelizmente – ou propositalmente, quem sabe… – a escola não se deu conta ainda disso.

Para esta postagem, apenas algumas indicações imprescindíveis para sua aula!

 

Treinar números é imprescindível MESMO, desde cedo! Vou tentar separar uma postagem só sobre números, mas para esta, indico a BASE.

Tenho vários materiais que treinam números até 10, mas confesso que tenho um favorito, que é este ao lado! Claro que cada pessoa tem seu próprio gosto e pode ser que você prefira algum outro do site da loja, mas fica esta dica para você!

Para saber mais detalhes, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/treinando-numeros-ate-10.html 

 

 

 

 

Já que falei do 10, não poderia deixar de lado o 1.000! Sim, vou do “oito ao oitenta” aqui neste post.

Tenho materiais para vários números: 20 até 30, 50 até 100… e também até 1.000.

Para ver detalhes deste material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/numeros-ate-1-000-treino-total.html 

 

 

Matemática tematizada também é uma boa pedida!

Trabalhar a matemática enquanto, por exemplo, usa de pano de fundo um conto trabalhado em sala de aula pode ajudar o aluno a compreender melhor e até gostar dos números.

Uma boa pedida é o “Matemática com Chapeuzinho Vermelho”. Você pode ver mais detalhes clicando em https://janainaspolidorio.com.br/matematica-com-chapeuzinho-vermelho.html ou na imagem.

 

 

 

Cadernos interativos são EXCELENTES! Para matemática então, nem se fala!

Que tal trabalhar valor posicional de uma forma diferente e dinâmica, na qual os alunos conseguem concretamente movimentar o valor posicional? Esta é a proposta do Caderno Interativo de Valor Posicional, que você encontra no site da loja clicando em https://janainaspolidorio.com.br/caderno-interativo-valor-posicional.html ou na imagem.

 

 

Há ainda muitos outros temas: sistema monetário, multiplicação, divisão, adição e subtração, mas vamos deixar para as próximas postagens, ok? Em breve, dicas, indicações e novidades envolvendo o MARÇO MARROM dos NÚMEROS!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *