Multiplicação e Divisão sem segredos!

Multiplicar e dividir são operações matemáticas básicas que, se mal introduzidas em aula, podem criar um problemão para os futuros professores e também para a vida inteira dos alunos.

Na verdade, nem são operações tão difíceis. A questão é que os alunos que já se acostumaram com adição e subtração, podem ser resistentes em relação a novos cálculos, especialmente se não compreenderem bem seu conceito.

Vamos ser sinceros! Multiplicação e divisão deveriam ser ensinadas desde a Educação Infantil. SIM! Isso mesmo! Não ensinamos conceito de adição e subtração no Infantil com material concreto? O mesmo pode ser feito com Multiplicação e Divisão.

Tenho, por exemplo, no site da loja, dois materiais, um de divisão e outro de multiplicação, que embora não tenham uma saída enorme, exatamente porque muitos professores de infantis têm receio de trabalhar o conteúdo, é um material que eu usaria sem piscar e com grande prazer em aula. Quem utiliza sabe o quanto faz diferença com os pequenos. Para saber mais detalhes deles, clique nas capas ou nos links a seguir:

Divisão: https://janainaspolidorio.com.br/probleminhas-especiais-conceito-de-divis-o.html 

Multiplicação: https://janainaspolidorio.com.br/probleminhas-especiais-conceito-de-multiplicac-o.html

Claro! É um material tanto para INFANTIL como para turmas de ALFABETIZAÇÃO, que ainda fazem bom uso do concreto.

Já a multiplicação, quando é introduzida, merece uma atenção especial. Há várias formas de ensinar multiplicação e pode ser tornar até divertido descobrir cada uma delas.  Tenho um vídeo no meu Canal YouTube muito legal, que conta algumas dessas estratégias iniciais. Veja a seguir.

No site da loja, o material mais interessante no quesito de primeiros contatos com a multiplicação é o de MULTIPLICAÇÃO PASSO A PASSO. Ele traz número por número e ainda ensina truques para multiplicar cada número. Esse material, em especial, é formado por volume 1 e volume 2. Clique na imagem ou no link para saber mais detalhes do volume 1:

Link: https://janainaspolidorio.com.br/multiplicac-o-passo-a-passo-parte-1.html

E que tal treinar a multiplicação com um simpático CARACOL? Esta é a proposta do Caracol Interativo! Veja a seguir o vídeo e depois você poderá clicar no link que mostra mais detalhes do material na loja virtual!


Claro que há muitos outros materiais e vídeos interessantes no universo Janaina Spolidorio para você se informar sobre estratégias para ensinar a multiplicação, mas vou finalizar esta parte com dois que acho interessantes. Primeiro, para quem quer fugir de técnicas tradicionais, a Multiplicação pelo Método Lattice pode parecer, a princípio, confusa, mas depois que se aprende, é até mais fácil que a forma tradicional.

Para saber mais detalhes do Método Lattice de Multiplicação, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/multiplicac-o-metodo-lattice.html 

E a segunda última dica de multiplicação é o uso de JOGOS para o ensino! No vídeo a seguir você vê como funciona.


Para a divisão, o caminho é o mesmo! Começar no passo a passo é melhor do que ensinar rapidinho e depois ter problemas. São também várias as estratégias da divisão. Veja algumas delas no vídeo a seguir.

Por que não também usar joguinhos no momento de ensinar divisão? Tudo fica mais divertido e a aprendizagem é mais fácil. No site da loja há um material chamado DIVERSÃO NA DIVISÃO que traz joguinhos bem divertidos para ensinar e treinar a divisão.

Para treino, claro que criei um personagem divertidíssimo, como era o caracol. Na divisão, criei o Ermitão da Divisão. Super simpático e também muito prático, traz treino e joguinho, além de uma página para caderno interativo. Veja um pouco sobre o ERMITÃO DA DIVISÃO a seguir.

Link do material: https://janainaspolidorio.com.br/ermit-o-interativo-da-divis-o.html 

Precisa ensinar método longo e método curto? Não tema! também há um material interessante, que faz etapa por etapa bem explicadinho. Para ver detalhes, clique no link a seguir ou na imagem.

Link: https://janainaspolidorio.com.br/divis-o-metodo-curto-e-metodo-longo.html 

Bem, espero que tenha gostado das dicas e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *