O sucesso da FADA ALFABETA na ALFABETIZAÇÃO

Vamos combinar que alfabetização é, de início, um “bicho de sete cabeças”, especialmente para quem nunca trabalhou com a faixa etária. Levar um aluno do praticamente nada ( como acontece em alguns casos nos quais os alunos chegam sem identificar letras ) para a escrita de pequenos textos, pelo menos, em um espaço de tempo de um ano LETIVO não é algo fácil. A aprendizagem intensa da série desenrola a leitura e a escrita em velocidade extrema durante esse tempo e pode ser assustador.

Desde meu estágio, enquanto ainda estudava, a sala de alfabetização me fascinou. Sempre achei interessantíssimo poder enxergar tamanhos avanços em tão pouco tempo. Além disso, pessoalmente acho que nas séries seguintes os alunos vêm com “vícios” que carregam e são difíceis de arrumar: segurar lápis errado, não usar caderno como se deve, traçar letras completamente “tortas” e com um traçado esquisito… a lista é imensa. Prefiro pegar o aluno do início e já ensinar tudo de modo estruturado. Traçado padrão, uso correto do caderno, criticidade e autonomia… no topo da lista de aprendizagens, claro!

Se gosto tanto de primeiro ano, note que sempre me esforcei para pegá-lo. No início foi difícil, porque me diziam o que fazer e nada dava certo. Nada de cartilha ( não estava acostumada, não tinha aprendido com ela e ensinar letra a letra não é “minha praia” ), nada de patinho, nada de construtivismo também para mim. Achava tudo isso ultrapassado para meu aluno. Foi assim que, com o passar dos anos e a prática, criei um personagem que dava certo toda vez: a Fada Alfabeta.

De início, ela aparecia no momento em que eu achava que os alunos precisavam de um incentivo para aprender a leitura ( eu achava errado focar na escrita, como ocorre no sócio-construtivismo e nas sondagens de escrita ). A Fada aparecia em meio à roda de história, pomposa em meus relatos. Os alunos não piscavam, querendo saber mais da Fada, que começava a rechear sua curiosidade com as letras.

A Fada tinha uma história curta, a princípio. Era só o fato de ela chegar na “Terra das Letras Mudas” e interagir com elas, para formar a leitura delas. Com o tempo, essa terra mudou de nome ( não posso contar! tem que ler no meu livro…rsrsrs… ) e aos poucos, conforme os alunos se sentiam curiosos sobre a Fada eu aumentava a história.

Hoje tenho várias histórias da Fada em meu repertório pessoal, mas a que uso para a alfabetização e que acompanha os alunos durante seu trajeto no primeiro ano é de como a Fada nasceu Fada apenas e se tornou a Fada Alfabeta. A história inclui uma jornada emocionante e que instiga a imaginação dos alunos e ainda ensina, durante a própria história, como o aluno aprende AUTONOMAMENTE a ler e escrever.

A Fada é um dos segredos do meu sucesso em salas de alfabetização. Posso afirmar, com orgulho, que em meus últimos anos como alfabetizadora meus alunos estavam alfabetizados e escrevendo pequenos textos em junho, com uma taxa de praticamente 100% de sucesso, salvo casos de transtornos e dificuldades biológicas – e mesmo essas, às vezes a Fada conseguia dar um jeito!

Bem, na loja tenho uma série de materiais sobre a Fada Alfabeta que ajuda muito na alfabetização e você pode conferir os títulos clicando no banner a seguir.

 

Os títulos de arquivo são muito funcionais e ensinam tanto tipos de letra ( vogais e consoantes ), com destaque para o arquivo interativo de vogais, quanto com atividades mensais, sendo que há a exploração de datas comemorativas do mês no material.

Fato é que sempre achei insuficientes os materiais, porque não continham a história da Fada, que era o centro de meu sucesso com a alfabetização. Era quando os alunos se prendiam completamente na explicação! Eis que então tive a ideia de escrever a história em formato livro didático e paradidático ao mesmo tempo.

 

O livro traz ilustrações da Fada desde que nasceu, no Bosque de Luz. Todas as Fadas nascem simplesmente Fadas nesse lugar e com o tempo descobrem suas habilidades. O livro conta a jornada da Fada até se tornar Alfabeta e consegue acompanhar o trajeto de aprendizagem da turma! Super empolgante!

A história é contada em capítulos. A intenção é a professora contar o capítulo e em seguida os alunos realizarem as atividades de INTERPRETAÇÃO sobre a história, seguidas pelos conteúdos exatos que eu mesma utilizo num processo de alfabetização.

Cada parte do livro, após os capítulos, traz um sequência riquíssima para a alfabetização. Veja a seguir os itens que inclui estruturados neste volume da Fada:

 

Além desse itens, que são imprescindíveis ao trabalho, o livro traz uma sequência lógica de trabalho, com identificação de letras, classificação de vogais e consoantes bem estruturada ( nada de atividadezinha tampa tempo), trabalho com os nomes dos alunos e muito mais!

O lançamento oficial do livro foi no Facebook, no dia 15 de fevereiro de 2018, em uma Live. Hoje, ao publicar este artigo, apenas 11 dias depois, quem comprou e recebeu já elogiou o livro e há ainda o caso de uma escola que já adotou o livro para as crianças. “Impressionante como as crianças ficaram fascinadas com a história e as atividades”, comentou a coordenadora em uma conversa que tivemos. Eles já tiveram o primeiro capítulo e começaram a fazer as atividades, super empolgados e incentivados com o universo da Fada! Super feliz, porque o sucesso das atividades é importante para meu trabalho também!

Uma pergunta que já me fizeram é se há continuidade… sim, mas vai depender da aceitação deste livro. Livros impressos têm um custo muito alto e só consigo fazer a continuidade dependendo da repercussão deste primeiro. Por enquanto, super aceito e os alunos que já começaram a usar – e também os professores – estão gostando muito, mesmo com tão pouco tempo.

A Fada Alfabeta é uma especialista em letras e ela entende TUDO sobre linguagem, então ela sabe sobre ortografia, gramática, interpretação, gêneros textuais, produção de texto, tudo mesmo que envolve aprendizagem de letras! Claro! Ela tem um amigo dos números, o Elfo Numeraldo, mas esta é outra história! Rsrsrs…

Para contar um pouco mais sobre o LIVRO DA FADA – UMA AVENTURA COM AS LETRAS, fiz um vídeo no YouTube que mostra mais para você. Veja a seguir:

 

Ficou interessado no LIVRO DA FADA? Você pode saber mais detalhes, clicando em https://janainaspolidorio.com.br/fada-alfabeta-livro-uma-aventura-com-as-letras.html ou na imagem da capa do livro! Tenho certeza de que os resultados serão ótimos que você vai se apaixonar por esta Fadinha tão especial.

 

 

A Fada Alfabeta é tão importante, que tem também Face próprio! Curta o Face da Fada e acompanhe as postagens sobre conteúdos relevantes para a alfabetização e o letramento! Clique em https://www.facebook.com/fadaalfabeta/

 

Bem, espero que tenha gostado do artigo de hoje e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *