Os 50 tipos de INTELIGÊNCIA – por Janaína Spolidorio

50 TIPOS DE INTELIGENCIA.fw

Sempre fui fascinada por tipos de inteligência. Quando começaram a falar, no Brasil, de Howard Gardner eu lecionava apenas idiomas, ainda não estava em salas de aula regulares. Mesmo assim, fui à inúmeros cursos e palestras sobre o assunto.

Desde muito pequena, tudo o que diz respeito ao cérebro me atrai. Imagine que quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescer eu dizia “médico neuro”, pois eu tinha vontade era de estudar o cérebro.

Acabei crescendo e me tornando professora, mas meu interesse pelo cérebro, pelo raciocínio, pela inteligência não diminuiu. Apenas aumentou! Ao longo dos anos, fui descobrindo novas faces da inteligência e acabei achando que aquelas 8 inteligências do grande Howard Gardner eram o ponto de partida para algo muito mais grandioso. Para minha surpresa, poucas delas foram desvendadas de lá para cá por pesquisadores.

50 TIPOS.BANNER1.fw

 

Também pesquiso, mas não de maneira regular, em um curso numa faculdade. Já fiz minhas faculdades e também pós, mas esse tipo de pesquisa precisaria de algo mais profundo e, infelizmente, não posso me “enterrar” em estudos no momento.

Quando comecei a elaborar meus materiais, me aprofundei bastante no que tinha descoberto e, para minha surpresa, cheguei a 50 tipos diferentes de raciocínio. São 50 inteligências diferentes que percebi nas pessoas e também nas atividades escolares que faço. Até cheguei a postar no Instagram o banner com todas elas, mas não dava para falar muito sobre elas lá! Na verdade, elas estavam no masculino, pois intitulei o banner como “50 tons de raciocínio”.

50 TIPOS.BANNER2.fw

 

Há pessoas que têm raciocínio cômico, sabem contar piadas e criar situações engraçadas como ninguém. Conseguem prender a atenção de todos desta forma e não posso dizer que não seja um tipo de inteligência… que não tenho, aliás! Há ainda aquele que é engraçado, mas de um jeito satírico… acontece. E o que dizer do sujeito colaborativo? Está sempre ajudando o colega! Você conhece ainda alguém que faz qualquer coisa manual? Faz crochê, tricô, trabalha com E.V.A., scrapbooking… enfim… se for manualidade, é com ele mesmo!

50 TIPOS.BANNER4.fw

São tantas as inteligências, que ao falar delas conseguimos visualizar pessoas que têm determinado tipo de inteligência mais evidente.

Na época do Gardner, fiz um teste com as oito inteligências dele para saber quais eu tinha mais evidentes. Cada uma delas deu uma pontuação diferente, pois temos sempre mais de um tipo de inteligência, mas uma ou duas delas são mais fortes que as outras. Para minha surpresa, eu tinha a inteligência lógico-matemática e a musical extremamente evidentes. Digo surpresa, pois musical não é muito “minha praia”, mas aprendi, com o tempo, que nem sempre sua inteligência evidente seja algo que você ama de paixão. Estudei música por mais de 10 anos e mesmo não sendo a “cereja do bolo” de minha vida, não significa que minha inteligência para a música não tenha sido desenvolvida.

Falar de todos os 50 tipos de inteligência aqui, nesta postagem, ficaria cansativo. 50 tipos não são 8, note! Se você se interessar por este artigo e achar que vale a pena ter uma outra postagem sobre o assunto, diga nos comentários! Só assim saberei que preciso escrever mais sobre isso.

Algumas escolas que trabalham diretamente comigo têm a formação de professores dos 50 tipos de inteligência – com atividades prontas para usar em sala de aula exclusivas do curso. Se ficou interessado, entre em contato! Posso dar uma palestra em sua escola sobre o assunto e, quem sabe, depois um curso, com atividades bem práticas! Basta escrever para contato@janainaspolidorio.com

Para não ficar curioso, deixei no princípio do artigo o banner do Instagram, mas reorganizado. Lá há os tipos de raciocínio ( inteligência ) que estudo diariamente! Alguns são mais evidentes em seus nomes, outros escondem algum segredinho, devo dizer.

Bem, espero que tenha gostado do artigo! Não se esqueça: se gostou do artigo, deixe um comentário para que eu possa saber que seria interessante escrever mais sobre ele. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *