Prepara-se para o MAIO DA INOVAÇÃO!

E estou chegando ao último post de abril! Isso significa que logo começa um novo mês no CALENDÁRIO JANAINA SPOLIDORIO da EDUCAÇÃO. Abril foi o mês dos VALORES HUMANOS. Fiz indicações de livros sobre o assunto, materiais novos, inspirações interessantes no Insta… e agora começará em MAIO a campanha de inovação.

Há muito tempo, a escola causa desinteresse nos alunos. Isso porque cada vez mais sua metodologia se distancia da realidade em que vivemos. Infelizmente, como em todas as áreas, temos profissionais que param no tempo… triste, mas verdade!… você já deve ter cruzado com algum desses! Pior do que ter profissionais que param no tempo é termos um país com tantas riquezas culturais e pessoas capazes, tendo que se submeter a diretrizes que sabemos ser fracassadas, com decisões tomadas por quem não entende de educação e quer palpitar ( essa é a Jana sincera, ok?…rsrsrs… ). Sabemos o quanto querem que transformemos nossos alunos em robozinhos que obedecem, com metodologias de dois séculos atrás e disfarces de que a escola usa tecnologia… mas não.

Inovação não é apenas tecnologia, mas vamos ser sinceros…é fato que muitas escolas inserem tecnologia para ficarem LINDAS e MARAVILHOSAS aos olhos dos pais, mas na prática nem usam muito. Na verdade, não entendem como usar e também não fazem formações pertinentes, que auxiliem de forma correta o professora a usar, com um acompanhamento decente de pelo menos seis meses, até que se torne parte da rotina.

Recentemente tive um desses casos. Uma professora amiga minha ia fazer uma aula teste e era preciso que ela fizesse um plano de aula que tivesse uso da sala Google da escola. Um detalhe escabroso é que a escola nem apresentou a ela a sala e ela nem sabia como era. Um questionamento pertinente é: como uma escola pede algo em uma aula teste sem nem mostrar os recursos que possui? Tudo bem que era uma sala Google, mas e daí? Como saber quais recursos exatamente a escola pretende usar dali?

Como era uma “chegada”, ajudei ela a montar o plano, que você até encontra no site da loja, que é a SEQUENCIADA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA. Ela traz um plano de aula de sequenciada que finaliza em MÉTODO SPRINT, que é o método de projetos usado pela Google.

Interessante é que o pessoal da avaliação da aula dela nem conhecida o SPRINT – tipo… como assim tem uma sala Google e nem sabe o que é Sprint?… Mais interessante ainda é que depois perguntei a ela como estava indo com a sala, e no final eles quase não usam… Ah, sim, ela passou na aula teste, claro! Geralmente quem usa o material de minha loja para aula teste costuma ser aprovado!

Percebe como é interessante essa relação do “faço, mas não faço” nas escolas?

Por esta história que contei, você deve ter percebido que inovação não é ter aparelhos e equipamentos. Inovação é saber fazer uma aula flexível, cujas disciplinas e conteúdos consigam atender às necessidades que temos na VIDA REAL. Aulas que englobem EMPREENDEDORISMO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ( lógica de programação não engloba uso de equipamentos, ok? Se você algum dia fizer uma aula de lógica de programação, verá que não se usa computador. É tudo feito por escrita manual ) entre outros temas figuram em novas competências e habilidades que são necessárias aos alunos e ainda não estimulamos como deveríamos.

Claro que vou falar um pouco de aparelhos também, neste mês, mas pouco, porque todas as vezes que falo de digital, por mais impressionante que seja, em lugar de as pessoas lerem, porque é isso que devem ler, se interessar, para estar mais a par do que devem fazer em aula, para inovar, olham o título e nem se interessam. As postagens ligadas ao digital e à tecnologia do meu blog são as menos acessadas. Até na loja, uma época comecei a fazer lições digitais, deram o maior trabalho e depois de fazer duas e não vender nenhuma, acabei desistindo, por hora, da ideia… quem sabe mais à frente… Aliás, se acha que compraria lições digitais, montadas para uso em tablet e lousa digital, escreva nos comentários, pois dependendo da necessidade, volto a fazer, ok?

Bem, por hora é isso! Se você tiver algum tópico de inovação, aproveite este post e escreva nos comentários! Se escrever logo agora antes de começar o MAIO DA INOVAÇÃO, pode ser que consiga encaixar o tema no meu cronograma de trabalho. Sim! Tenho um cronograma de trabalho com pouquíssimas brechas. Uma ou outra coisinha dá para fazer a mais!

Espero que tenha gostado do tema do próximo mês! Até a próxima postagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *