Sustentabilidade em AULA!

Já há algum tempo ouvimos falar do tema, pois é algo que tem repercussão mundial. O mais engraçado é que dizemos que a escola ensina para a vida, porém temas como sustentabilidade demoram MUITO para entrarem na sala de aula, quando deveriam acompanhar a “onda” de atualidades.

Embora seja uma palavra que muitos dizem ser “modinha”, posso garantir que veio para ficar e não tem nada de modinha, porque, na verdade, é uma necessidade ensinarmos nossas crianças a preservar o planeta de modo sustentável. Há quem ache que sustentabilidade é ecologia, ambiente e coisa e tal. Na verdade é, mas não exatamente. Tem relação, claro, mas é um conceito muito mais amplo.

Linda definição, mas que leva a uma reflexão, na verdade, então vamos simplificar! A sustentabilidade é o saber preservar o que temos hoje, para que as futuras gerações também o tenham, para suprir suas necessidades como seres humanos.

A sustentabilidade, portanto, é tudo o que se refere à vida na Terra, não apenas ecologia e ambiente. É muito, muito mais abrangente mesmo. Daí, você deve estar pensando “mas é muita coisa para fazer em aula!” ou “nossa, mas vou ter que pesquisar muito para fazer materiais com o assunto!”.

Bem, realmente é muita coisa, mas fazer material você não precisa, porque tenho pronto no site da loja…rsrsrs… e tenho vários temas relacionados: desperdício, reciclagem, crise hídrica, fome, animais em extinção… muitos mesmo.

Nesta postagem, por enquanto, vou falar especificamente de um deles apenas, depois explico o motivo!

Fiz uma SEQUENCIADA SPOLIDORIO com um dos ODS da ONU. Sim, depois explico, como falei antes. O ODS 2 da ONU diz respeito à FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL. Este é um tema de grande importância no país, pois estamos no raio de alcance dele em vários sentidos. Portanto, nada mais natural do que trabalhar o tema em aula.

Ele é tão importante, que decidi fazer uma SEQUENCIADA SPOLIDORIO ORIGINAL para que fosse bem trabalhado mesmo em aula. O material traz fatos, curiosidades e abre DEMAIS o olhar para a alimentação de modo saudável e sustentável, falando ainda da agricultura sustentável, que tem tudo a ver com o Brasil. Para saber mais detalhes, clique na imagem abaixo:

Os ODS significam OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e são em número de 17. A ONU fez um compilado de objetivos que precisam ser atingidos até 2030 em relação à sustentabilidade e o mais interessante é que um objetivo é ligado ao outro, de forma direta ou indireta, em muitos dos casos. Posso garantir que cada um deles vai muito além de tudo o que você possa pensar sobre os temas. Sei disso, porque antes de falar sobre o assunto fiz todos os protocolos online que a ONU disponibiliza como recursos para professor e aprendizagem. Além de fazer todos, fiz no original, em inglês, porque não queria ter interferência do tradutor, que muitas vezes muda um pouco a essência do texto original.

Veja abaixo os ODS da ONU.

Bem, todos os temas dos ODS acima são referentes, de alguma forma, à sustentabilidade e muitos deles podem abranger desde Educação Infantil até Ensino Superior. A ONU ter tido a iniciativa de trabalhar com eles facilita demais para nós, professores, saber mais sobre o assunto e poder usar em aula, independentemente se os livros didáticos trabalham ou não com o assunto.

Você pode usar eles em projetos, se quiser algo mais longo, ou em sequenciadas, para algo mais curto. O importante é que o tema faça parte de sua aula, assim estará cumprindo sua missão em trabalhar com o bem mais precioso que temos – a VIDA – em uma missão nobre – o FUTURO.

Espero que tenha gostado da postagem de hoje! Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *