Tira-dúvidas sobre aula na LOUSA DIGITAL

Aproveitando que estamos no mês de atualidades e muitas escolas estão já com um trabalho usando lousa digital ou estão introduzindo esta ferramenta em aula, a professora e jornalista Cristiane Campos preparou um tira-dúvidas para você, aproveitando o tema FAKE NEWS, que é uma constante de atualidades, juntamente com um tira-dúvidas sobre o uso de material na lousa digital.

Antes de começar a ler o texto da professora Cristiane Campos, gostaria de aproveitar e divulgar seu material para LOUSA DIGITAL que traz o assunto FAKE NEWS. Para saber mais detalhes, basta clicar na imagem a seguir.

Trazer o assunto Fake News para a sala de aula é importantíssimo levando em consideração a fase que vivemos. A apresentação para Lousa Digital é um recurso a mais para o professor orientar a discussão e ilustrar sua aula. Vale ressaltar que é o educador quem deve mediar a discussão e serão os alunos que indicarão o caminho a ser “percorrido” de acordo com as curiosidades, informações e até mesmo os problemas apresentados.

É muito provável que o tema já tenha surgido em suas aulas e é certo que ele está presente nas rodinhas de conversa dos alunos, sejam eles crianças ou adolescentes. Por isso, é necessário falar sobre o assunto e esse material foi criado para orientar a sua aula.

Por que utilizar uma apresentação para Lousa Digital?

As apresentações feitas para Lousa Digital são indicadas porque, além de textos, trazem imagens e animações (movimentos) que chamam mais a atenção dos alunos. Além disso, elas trazem links que podem ser acessados para complementar o assunto quando há conexão com a internet.

Onde projetar esse material?

Embora seja denominada Apresentação para Lousa Digital, pois muitas escolas já contam com esse tipo de recurso, esse material pode ser utilizado com um projetor do tipo Data Show e até mesmo em um aparelho de TV com entrada USB (para pen drive). O computador também pode ser um recurso, na falta dos demais, porém o tamanho da tela prejudicará o aproveitamento de todos os alunos.

Como explorar os slides?

Neste caso, vamos usar o material FAKE NEWS apresentado neste artigo, mais acima, como exemplo prático.

Essa apresentação é composta por 22 slides que podem ou não serem explorados na mesma aula. O ideal é que o projetor explore todos os slides questionando os alunos, levando-os a fazer inferências, a colocar suas vivências em discussão. Ao projetar o slide 1, por exemplo, o professor pode levantar as seguintes questões: “O que significa as palavras ‘fake’ e ‘hoax’?”; “Quem vocês acham que são as vilãs das redes sociais?”; “Por quê?”; “Sobre o que exatamente vocês acreditam que essa aula tratará?”. Não são necessárias muitas questões para que os alunos se coloquem e tentem desvendar o tema da aula. O professor também pode explorar a palavra “educomunicação”, presente no slide.

  • Leia os slides calmamente e interrompa a leitura sempre que um aluno tiver alguma dúvida ou desejar fazer colocações pertinentes;
  • Chame a atenção para as imagens e relacione-as com o texto do slide, caso os alunos não o façam espontaneamente;
  • Leia cada slide quantas vezes considerar necessário;
  • Dê o tempo necessário para os alunos falarem e realizarem as atividades propostas;
  • Estimule os alunos a lerem os livros sugeridos no último slide. Essa leitura também pode ser feita pelo professor, em capítulos, em sala de aula.

Espero que tenha gostado das dicas de hoje! Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *