Truques para ENSINAR A CONTAR SALTADO

 

Contagem para nós, adultos, é algo fácil e nem sempre nos damos conta de que para algumas crianças é um verdadeiro quebra-cabeça fazer contagem.

Quando digo contagem, não me refiro à contagem de um em um, mas à contagem saltada. E diga-se de passagem, contar saltado é ESSENCIAL, pois é uma das primeiras bases de multiplicação que a criança tem. Contar de 3 em 3 nada mais é do que falar os resultados da tabuada do 3, certo? Pois é! Notou como é importante?

Vamos conhecer alguns truques para treinar CONTAGEM SALTADA desde pequeno!

 

  1. Contando dedos

Que tal fazer um painel de mãos pintadas com as mãos dos alunos? Pode ser feito até na Educação Infantil, se quiser, e é super concreto para os pequenos. Proponha fazer um painel de mãos direitas, por exemplo. Pinte todas as mãos direitas dos alunos, posicione-as em um cartaz e anote o nome dos alunos.

Quando secar, cole um círculo no meio e anote, com a ajuda dos alunos, a contagem de dedos, ou seja, a contagem de 5 em 5. Veja um exemplo a seguir:

CONTAGEM.1.fw

  1. Usando a calculadora

Não sou adepta ao uso de calculadora para qualquer conta, mas sim do uso para ensinar a usar mesmo! Ela pode ser uma aliada da aula no quesito “como usar” e para a contagem saltada, então, uma maravilha.

Peça aos alunos que anotem a atividade e diga um número para ser a base da contagem ( no exemplo abaixo, a base é o 4, ou seja, contagem de 4 em 4 ).

Depois, peça que pressionem o 4, o sinal de mais e o 4 novamente. Devem anotar o número de resultado. Em seguida, explique que não é preciso apertar novamente o 4 para continuar a sequência numérica saltada. Basta pressionar o sinal de mais e o 4 e ir anotando os resultados.

O aluno deve notar que a calculadora memoriza o resultado e só soma o próximo número, fazendo contagem saltada. É importante que ele anote o que percebeu, por se tratar de uma estratégia de uso de calculadora. Veja a imagem ilustrativa:

CONTAGEM.2.fw

  1. Usando cartões

Faça cartões numerados em sequências saltadas para que os alunos organizem na ordem. Ensina tanto a sequência saltada quando aprofunda valor numérico relacionado à quantidade e ordem crescente.

Veja abaixo o exemplo e aproveite para BAIXAR o material base do exemplo e usar com seus alunos!

CONTAGEM.JANAINASPOLIDORIO

CONTAGEM.3.fw

 

  1. Use quadros numéricos

Peça que os alunos pintem sequências numéricas em tabelas de 100. Isso ajuda tanto a notar o padrão da sequência visualmente como a internalizar conhecimentos.

Veja o exemplo na imagem. Você pode ainda BAIXAR duas atividades deste tipo no link abaixo:

CONTAGEM.JANAINASPOLIDORIO.2

CONTAGEM.4.fw

Espero que tenha gostado das dicas! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *