img-atividades-prontas

Atividades Prontas

Conheça nossas opções de atividades, que podem melhorar o desempenho de seus alunos!

img-dicas-pedagogicas

Dicas Pedagógicas

Confira dicas preciosas para usar em sala de aula ou em seu trabalho na área educacional!

img-ideias-praticas

Ideias Práticas

Veja ideias práticas para usar com conteúdos escolares, mostras culturais ou afins!

Uma ILHA a MIL MILHAS daqui

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X

Nem todo livro me encanta. Já comentei aqui que não fico deslumbrada com histórias que já viraram “tendência nacional”. Claro que elas viram tendência porque são realmente boas e até chegam a ostentar o título de “clássicos”, como é o caso da Menina Bonita de Laço de Fita – que, naturalmente, também acho fantástico. O caso todo é que gosto de SURPRESAS e temos tantos livros FANTÁSTICOS “escondidos” por aí, com temas que são um grato acréscimo à sala de aula, que tenho uma preferência por desbravar o desconhecido.

Já falei dos não tanto conhecidos AZUR E ASMAR e 100 NÚMEROS PARA SONHAR UM MUNDO MELHOR. Para esta vez, como estamos no MAIO DA INOVAÇÃO, pensei em seguir a “maré” do tema e escolher um livro com tema mais atual. Escolhi o UMA ILHA A MIL MILHAS DAQUI.

A temática é super importante e nem sempre tratamos dela em sala de aula. Ficou curioso? Pois é… o livro trata do distanciamento cada vez maior que a tecnologia provoca entre as pessoas e o faz dentro de um universo infantil e dando asas à imaginação.

O autor, Jonas Ribeiro, se incomodava em ver crianças e adolescentes com seus aparelhos portáteis abertos, sem dar importância ao mundo que estava ao seu redor, isolados de amigos e familiares, isolados da humanidade. Para ele, parecia que eles estavam em uma ILHA A MIL MILHAS DAQUI e eis que surgiu a ideia de escrever a história.

O livro foi publicado pela Editora do Brasil e traz a história de Marcelo e seus avós. Primeiro, o livro conta um pouco da relação afetuosa que Marcelo mantém com eles, até o momento em que tudo é interrompido, porque Marcelo ganha um computador portátil. O menino fica tão entretido com o aparelho, que não dá mais atenção aos avós, que tentam de tudo para chamar a atenção do neto.

Cansados do distanciamento, eles bolam um plano para trazer o neto de volta ao mundo das emoções em que viviam na convivência com o menino. Passeando entre fantasia e realidade, o autor consegue mostrar bem a situação e provocar uma reflexão muito válida sobre o assunto.

Falei que estamos no mês da INOVAÇÃO e se me acompanha, sabe que para mim INOVAÇÃO não significa aparelhos e máquinas, inovação para mim é o pensamento. Trabalhar com os alunos o assunto dos limites com os aparelhos é um ponto de inovação necessário em nossas escolas. Saber balancear o tempo e vivenciar experiências diferentes é parte da aprendizagem também.

Para ajudar, elaborei uma atividade bem simpática para você poder trabalhar com a história, com uma pitada de vocabulário inovador e de reflexão! Espero que goste! Para fazer o download, clique no banner a seguir.