VALORES HUMANOS… em sala de AULA!

VALORES HUMANOS.fwEmbora sejamos classificados como SERES HUMANOS, uma das coisas mais difíceis de trabalhar parece ser, por incrível que pareça, os VALORES HUMANOS POSITIVOS.

Na sociedade em que nos encontramos atualmente, com a vida conturbada, corrida e tecnológica que vivemos, as crianças acabam não tendo o contato que deveriam com esses valores. Note que não estou fazendo críticas a ninguém… é o avanço do mundo que nos leva automaticamente a essas perdas.

Eu mesma enfrento algumas provações com meu filho. Como menino – e como meu filho, claro! – ele gosta muito de vídeo game. Me lembro de passar tardes e noites jogando e sempre fui vidrada em jogos eletrônicos. A questão é que eu sabia os limites e não tinha influências da internet quando jogava. Era apenas eu e o vídeo game.

O fato é que quando o Artur – meu filho – completou 6 anos, começou a se interessar por Minecraft. Já alfabetizado, pesquisava vídeos no YouTube sobre o assunto. Até aí eu não vi nenhum problema, pois como vidrada em vídeo game, sempre procurei tutoriais em sites da internet para passar fases de jogos.

O problema começou a aparecer cerca de um mês depois de suas buscas. Ele se tornou praticamente outra criança, aos poucos, nesse pouco tempo. Como é genioso desde pequeno, só fomos relacionar a mudança de comportamento um dia que ele estava com o tablet ligado num dos YouTubers ( um super famoso, por sinal, que tem até livro… um absurdo… ) e ouvimos o modo como ele falava com quem assistia o vídeo.

Certamente cortamos logo o problema. Nada de YouTube para o Artur. Sei que alguns colegas de escola assistem, mas até hoje, com 7 anos de idade, não o deixamos ver. O reverso de comportamento foi bem mais difícil de conseguir.

O YouTuber do Minecraft conseguiu influenciá-lo de uma maneira muito poderosa, mas para comportamentos que não eram de sua faixa etária e comportamentos inadmissíveis a uma criança de seis anos. Naturalmente não há como indicar faixa etária para os vídeos e literalmente, a criança acessa o que quer no YouTube, tirando alguns conteúdos eróticos, que passam por filtro. A criança assiste  e quer ser como o tal garoto por trás do vídeo: descolado, falando palavrão, respondendo, se sentindo poderoso.

A preocupação é como conseguir reverter o processo. Fomos bem rígidos quanto a isso e conseguimos retorná-lo ao que era antes. A geniosidade ficou, claro! Quando não há intervenção, no entanto, esse comportamento ultrapassa as barreiras do lar e chega a lugares como a escola e daí fica pior, pois está no convívio com outras crianças.

Não gosto de mencionar outras fontes de autoria, por motivos éticos, ainda mais quando não gosto delas, mas a escola do Artur tem um material que trabalha com valores, que leva o nome de um super bam-bam educacional, que em meu ponto de vista não traz benefícios. O material – caríssimo, por sinal – é super lindo e atrativo, mas só. Depois de dois anos inteiros usando, ocorre que o Artur, crítico como é, diz que aquilo é só para passar o tempo. Não é de minha influência que ele diz isso. Posso garantir que não me intrometo no que a escola passa ou adota. Dou lições para ele em casa sim, mas deixo claro que são coisas que eu acho que ele deve aprender. Sempre tive em casa mais lições, fora as da escola, e nunca tive problemas.

Tudo isso para dizer, nesta postagem, que é importante sim trabalhar com valores na escola, para combater as influências que os alunos têm e que são negativas, como foi o caso dos YouTubers de Minecraft para o Artur. Não adianta, porém, ser um material com lindos desenhos coloridos e pouca mensagem e atividades práticas. Prefira materiais que atinjam o ponto e levem realmente à reflexão.

Certamente faço materiais assim, mas a opção de adquirir é sua! Usei muitos deles com o Artur e deram certo.  A intenção é a mesma de outros materiais meus: ser DIFERENTE e INTELIGENTE. Ir direto ao ponto… do raciocínio. Nada de floreios!

Os títulos são bem bacanas e exatamente o que precisamos para trabalhar em sala de aula, com o aprofundamento necessário. Há para os menores e para os maiores!

VALORES HUMANOS.fw (1)O material mais recente se chama exatamente VALORES HUMANOS. E você pode ver o resumo e a AMOSTRA no link http://www.janainaspolidorio.com/valores-humanos-textos-para-refletir-e-interpretar.html

 

 

 

Além deste novo material, você encontra outros 15 títulos como BONDADE, SOLIDARIEDADE, GENTILEZA no link direto http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=%23valoreshumanos

Há ainda o destaque DIREITOS DA CRIANÇA e os títulos da coleção Cidadania e Qualidade de Vida que ficam nesse link! Veja alguns dos títulos da coleção:

BULLYING.PROMO.fwBullying –  saiba o que é, quais os tipos, como lidar. Clique no link a seguir para ver a AMOSTRA e ler mais sobre o material: http://www.janainaspolidorio.com/bullying-colecao-cidadania-e-qualidade-de-vida.html

 

 

 

 

 

CONSUMISMO.COLECAO.QUALIDADE.fwConsumismo – ensine os alunos a perceberem a nocividade do consumismo e trabalhe a humanidade! Para saber mais sobre o assunto e ver a AMOSTRA, clique no link http://www.janainaspolidorio.com/consumismo-colecao-cidadania-e-qualidade-de-vida.html

 

 

 

 

DIALOGO - COLEÇAO CIDADANIA E QUALIDADE DE VIDA.fw

Diálogo – ele é fundamental nas relações humanas e há maneiras de falar com os outros que demonstram maior humanidade. Saiba mais sobre o material e veja a AMOSTRA no link http://www.janainaspolidorio.com/dialogo-colecao-cidadania-e-qualidade-de-vida.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *