Atividades prontas de INTERPRETAÇÃO / Professora Janaína Spolidorio
Janaína Spolidorio

Atividades prontas de INTERPRETAÇÃO

Interpretar é algo fundamental em nossas vidas. Saber interpretar textos é essencial para várias coisas e, na escola, é primordial para que o aluno tenha um bom desempenho nas várias disciplinas.

Por esse motivo tenho um ARSENAL de atividades que ajudam você, professor, nessa tarefa, e que realmente dão resultados, porque sabemos que na internet há muitos materiais, mas qualidade não se acha com facilidade e quem usa meus materiais sabe que realmente fazem diferença.

Atividades para melhorar a interpretação     Como não poderia deixar de ser, o ATIVIDADES PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO é imbatível nesse quesito. Baseado em cartazes que também são vendidos no site da  minha loja, trazem materiais que estimulam habilidades de interpretação bem separadas, para o aluno entender “tim-tim por tim-tim”.

Ao lado, uma amostra de como é o material!

Para saber mais detalhes sobre o material, clique em https://janainaspolidorio.com.br/atividades-para-melhorar-a-interpretac-o.html

Para saber mais detalhes sobre os cartazes, clique em https://janainaspolidorio.com.br/cartazes-para-melhorar-a-interpretac-o.html

SANTOS DUMONT       Ontem mesmo, coloquei também um material na loja que traz interpretação, mas nesse caso, em especial, são atividades interdisciplinares. Envolvem português, matemática e história. O tema é interessante e as atividades são extremamente envolventes.

Usei como base o assunto ‘Santos Dumont’, mas a variedade de atividades é bem bacana e também traz interpretação de texto. Por esse motivo achei legal mencionar!

Para saber mais detalhes sobre o material, clique em https://janainaspolidorio.com.br/santos-dumont-atividades-interdisciplinares.html

Aprendendo com os elefantes

 

 

Outro material que é praticamente novo na loja e achei bem legal de elaborar, pela variedade de atividades, é o “Aprendendo com os Elefantes”.

Esta sequenciada traz muuuita interpretação de texto, mas também é “regada” com atividades de aprimoramento de vocabulário e gramática. Ao lado, uma página de amostra para você dar uma olhadinha.

Para saber mais detalhes, clique em https://janainaspolidorio.com.br/aprendendo-com-os-elefantes.html

 

 

Trabalhando com textos

 

O “Trabalhando com Textos – interpretação e gramática” também é uma ótima escolha para interpretação. Os textos são bem variados, originais, e trazem uma complementação com atividades de gramática que contemplam conteúdos de quarto e quinto anos, como substantivo, uso de hífen, tempos verbais, entre outros.

Uma pequena amostra ao lado, mas você pode ver mais detalhes do material clicando em https://janainaspolidorio.com.br/trabalhando-com-textos-gramatica-e-interpretac-o.html

 

 

 

TEXTOS MEDIOS - GAMESE que tal um material que além de trabalhar com interpretação traz um assunto que as crianças AMAM?

Pois é, fantástico! Essa é a proposta do “Textos Médios – Edição Games”. Traz textos para interpretar – entre outras coisinhas mais… – com o assunto games. Fala sobre o Spacewar!, que foi o primeiro jogo eletrônico público, além de outros bem mais famosos, como Pac Man, Donkey Kong, Pokemon e Minecraft.

Super vale a pena, porque só o assunto já chama a atenção… imagine com a qualidade que costumo empregar nas atividades aliada ao interesse pelo tema!

Para saber mais detalhes, clique em https://janainaspolidorio.com.br/textos-medios-edic-o-games.html

Está achando os textos muito complexos? Não tem problema! Também tenho com menor dificuldade, para os alunos Textos Curtosque estão começando a interpretação autônoma.

Para essa fase tenho uma COLEÇÃO INTEIRA, chamada “Textos Curtos”. Essa tem muuuuitos temas mesmo. Há os variados e há os temáticos, como o de invenções e Natal, por exemplo.

Para ver os títulos disponíveis e os detalhes do material, clique em https://janainaspolidorio.com.br/catalogsearch/result/?q=curtos

Aí ao lado, uma amostra do Textos Curtos de INVENÇÕES. Ele traz um trabalho inicial com vocabulário, para garantir a interpretação do texto, seguido de atividades variadas de interpretação.

O texto, embora seja curto, é muito bem trabalhado!

 

Corrija o texto Uma última sugestão, embora tenha várias outras, é o Corrija o Texto. Esse, embora não seja propriamente dito de interpretação, é preciso que o aluno interprete para poder corrigir.

Note que, embora não seja diretamente ligado à interpretação, nada impede que você complemente o trabalho de correção de textos do material com perguntas de interpretação no caderno. Após corrigir o texto do material, você pode passar questões na lousa para o aluno anotar no caderno e usar o texto como base para as respostas, enriquecendo o material! Além disso, ele ainda percebe a importância de um texto bem escrito!

Você pode saber mais detalhes sobre ele, clicando em https://janainaspolidorio.com.br/corrija-o-texto.html

Para terminar a postagem, deixo ainda o vídeo de um ARQUIVO INTERATIVO que envolve bem a interpretação. Espero que goste!

O link da atividade do vídeo é https://janainaspolidorio.com.br/arquivos-interativos-fabulas.html

Espero que tenha gostado das dicas de hoje! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *